Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Eu tenho uma casa que foi construída nos anos 80 na zona de Vila Nova de Gaia. A casa foi construída num terreno desnivelado, ou seja, da.parte de cima só tem um andar, mas da parte de baixo tem cave também. A cave não tem nada,nem paredes nem chão, mas eu queria fazer um andar,ou melhor, aumentar a casa para a cave. Queria eliminar algumas divisões na parte de cima e construir na cave. Preciso de licenças para fazer esse tipo de obras? Não vou mexer na fachada, nem vou aumentar paredes, até porque a casa está num sítio que desde há 10 anos para cá é considerado zona protegida por ter um Ribeiro a passar no fim do terreno...
  2.  # 2

terá de ir á CM perguntar.

a cave não tem paredes nem chão? como assim? tem alguma foto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sararsmf
  3.  # 3

Não tem nada. só terra. A obra foi feita pelos meus pais e na altura o meu pai não deu importância á cave porque só precisava da parte de cima para habitar. E pronto, os anos passaram e nunca se concluiu a obra. Ou seja, supostamente nas finanças nem sequer deve existir a cave...
  4.  # 4

mas apenas tem os pilares? e a casa em cima?
  5.  # 5

Claro, pilares tem que ter porque são os pilares e as paredes exteriores que sustentam a casa de cima
    • eu
    • 31 maio 2018

# 6

Colocado por: SararsmfClaro, pilares tem que ter porque são os pilares e as paredes exteriores que sustentam a casa de cima

Colocado por: SararsmfA cave não tem nada,nem paredes

Está a ver de onde vem a confusão?
  6.  # 7

Pois...de fato não me expliquei bem no primeiro comentário. Peço desculpa. Penso que como as obras são"dentro" do espaço da casa não deve ser preciso licenças, mas como tb quero fazer escada interior, a ideia era eliminar a escada exterior. Sendo o terreno desnivelado, da parte de trás da casa tem uma escada exterior para a casa de cima.
  7.  # 8

Colocado por: Sararsmfmas como tb quero fazer escada interior,
    portanto, pretende mexer na estrutura e provávelmente terá de abrir umas janelas e umas portas não? o que irá modificar os alçados... e tira a escada exterior...
  8.  # 9

Pois, exatamente. Então para modificar os alçados terei que ir á CM tirar licença ou basta informar? As minhas dúvidas são relacionadas com a necessidade de licenças ou nao para o tipo de alterações que quero fazer... agradeço desde já a atenção e a disponibilidade para com o meu "problema".
  9.  # 10

Vai alterar a tipologia da casa, vai alterar fachadas, vai mexer na estrutura, portanto precisa de projectos.
  10.  # 11

Colocado por: SararsmfAs minhas dúvidas são relacionadas com a necessidade de licenças ou nao para o tipo de alterações que quero fazer
    uma coisa influencia a outra, queria apenas ter a certeza do que pretende pois dependendo disso vai precisar de projetos ou n\ao. no seu, se estiver tudo bem explicado caso ter]a de contactar com um gabinete para lhe fazer os projectos,
  11.  # 12

Muito obrigada pela sua ajuda. Eu vou ter que conversar com o meu marido e ver como vamos fazer.

0.0093 seg. NEW