Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Fernando Gabrielé tambem concordo com a srma tem de ser mesmo um tecto escuro e o resto também para haver uma coerencia, as casas morgadas e apalaçadas tinham sempre essa combinação.

Já pedi orçamento para o tecto em caixotão.

Nos interiores, para além das paredes a branco, prentendo mandar pintar as portas e portadas interiores com esmalte castanho escuro, casca-de-ovo, ou, se possível, decapar por completo estas peças e aplicar-lhes um óleo que escureça um pouco o veio. Como são madeiras de qualidade, pinho de Riga, e são muito bonitas, esta última opção é minha preferida, mas não sei exactamente qual o resultado final devido ao facto das portas terem sido feitas para pintar e não para ficar com o veio à vista.

Entretanto, após pesquisa, também vi um tecto recente, no estilo saia e casaco, com a madeira com o veio à vista. Também gostei.
      Tecto.jpg
    • srma
    • 27 julho 2009

# 22

Colocado por: pauloms
    Colocado por: srmaO que eu queria dizer quanto às riscas, não eram horizontais eram verticais!!!

Mas esse estilo de decoração ficará bem numa casa antiga? Sendo as paredes pintadas a branco, de que cor seriam as riscas?

Bem, são gostos pessoais, mas acho que tudo o que sejam cores neutras (tipo beje) combinado com branco poderia ficar bem. Ou então papel de parede (nem sequer tem que ser em todas as paredes), mas existem aqui profissinais mais qualificados do que eu para lhe dar uma opinião mais avisada.

O que me parece é que se calhar deveria pensar bem nesta solução, como se percebe nesta ultima fotografia que colocou, o tecto fica mesmo "muito perto" da moldura superior da porta, e se não medir toda a solução para o espaço, este pode ficar muito claustrofóbico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  2.  # 23

Colocado por: pauloms
    Colocado por: Fernando Gabrielé tambem concordo com a srma tem de ser mesmo um tecto escuro e o resto também para haver uma coerencia, as casas morgadas e apalaçadas tinham sempre essa combinação.

Já pedi orçamento para o tecto em caixotão.

Nos interiores, para além das paredes a branco, prentendo mandar pintar as portas e portadas interiores com esmalte castanho escuro, casca-de-ovo, ou, se possível, decapar por completo estas peças e aplicar-lhes um óleo que escureça um pouco o veio. Como são madeiras de qualidade, pinho de Riga, e são muito bonitas, esta última opção é minha preferida, mas não sei exactamente qual o resultado final devido ao facto das portas terem sido feitas para pintar e não para ficar com o veio à vista.

Entretanto, após pesquisa, também vi um tecto recente, no estilo saia e casaco, com a madeira com o veio à vista. Também gostei.
      Tecto.jpg

tente decapar e aplicar oleo para realçar veios, é capaz de ficar melhor, quando as madeiras são boas vale a pena mostra-las.
    esse tecto também é bonito só não gosto muito é do tom ainda é muito amarelado, eu apostava sempre num tom mais castanho, para o tecto, como na fotografia que coloquei, de resto a esterotomia é bonita.
    cumprimentos
  3.  # 24

Olá a todos,

aproveito para mostrar uma foto de um outro tecto de que também gostei, um pouco mais simples, e cujo tom me parece adequado.

O que vos parece?
      interior_16.jpg
  4.  # 25

Colocado por: paulomsOlá a todos,

aproveito para mostrar uma foto de um outro tecto de que também gostei, um pouco mais simples, e cujo tom me parece adequado.

O que vos parece?
      interior_16.jpg

é exactamente esse tom, parece-me muito bem, e nesse fotografia essa placagem de xisto fica bem com o tecto.
    Concordam com este comentário: Isabel86
    • srma
    • 5 agosto 2009

# 26

Sim, também acho que assim fica bem!
  5.  # 27

Ressuscitando este tema, também vou aplicar forros em madeira (casquinha) e soalhos em madeira (pinho) numa casa bicentenária.

Para decoração dos espaços tenho algum mobiliário antigo de sala de jantar, de quarto e escritório/biblioteca, tons escuros em Pau-santo e Castanho (sala de jantar). Tenho também algumas cadeiras e cadeirões antigos em Pau-santo .

A sala de jantar/estar tem cerca de 21-22 m2, com um pé direito de 2,65 m. Com as portadas exteriores abertas entram jorros de luz durante quase todo o dia (e com uma vista magnifica).
    Foi-me aconselhado pintar as paredes, forros e rodapés a branco para maximizar e realçar as portas e janelas de madeira com acabamento com veio à vista e o soalho envernizado, bem como o mobiliário em tons escuros. A ideia parece-me bem mas inicialmente estava a pensar pintar as paredes a branco, os rodapés a preto Wengué e os tectos com acabamento com o veio à vista com dois tons distintivos, nomeadamente no centro um tom mais claro (carvalho) e a moldura lateral e o centro do forro trabalhado num tom mais escuro (castanho ou nogueira).

O que acham?
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2012

# 28

Colocado por: Paulomelo70os rodapés a preto Wengué

Não.
    Experimente nogueira nos dois sítios (rodapé e moldura lateral do tecto).
    Andar por aí a "plantar" cores e veios acho que é contraproducente... estilo mixórdia, se me faço entender.
    Concordam com este comentário: Paulomelo70
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  6.  # 29

Colocado por: FDAndar por aí a "plantar" cores e veios acho que é contraproducente... estilo mixórdia, se me faço entender.

Pois, foi isso mesmo que o arquitecto que lá passou ontem me disse... Depois sugeriu o branco no tectos, paredes, guarnições e rodapés para dar um ar neutro às salas e conjugar melhor com o mobiliário.

Colocado por: FDExperimente nogueira nos dois sítios (rodapé e moldura lateral do tecto).

Portanto, sugere tom de nogueira nos rodapés, guarnições e moldura lateral do tecto, com a área central do tecto num tom mais claro, Carvalho por exemplo?
    As guarnições e rodapés vão ser recuperados e pintados a esmalte, mas os forros do tecto estava a pensar usar os Bondex para não ter problemas com as fissuras entre tábuas. Ficará mal usar dois produtos distintos embora do mesmo tom (aproximado)?

Colocado por: TROLHA...branco!!

Pois... Eu gosto do branco, mas a minha ideia de ter um tom escuro nos rodapés e guarnições das paredes é mais pela manutenção, eventualmente mais fácil, e por ser mais "imune" à sujidade. Tenho receio que o branco exija constantes repinturas. No caso dos tectos, caso fossem em branco, optaria talvez pelo Bondex branco, que não cria película e não fissura, mas a ideia de ter um tecto em madeira que não num tom de madeira é-me um pouco esquisita, embora até possa ser muito interessante.
  7.  # 30

ALguém me pode confirmar se os rodapés pintados a esmalte branco não exigem uma manutenção superior e se nessa cor (branco neutro?) são facilmente reparáveis (retoques pontuais)?
  8.  # 31

rodapés brancos em termos de riscos e sua visibilidade é pior, pois a borracha de um sapato fica marcada facilmente, agora em termos de reparação não vejo problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  9.  # 32

Colocado por: Fernando Gabrielrodapés brancos em termos de riscos e sua visibilidade é pior, pois a borracha de um sapato fica marcada facilmente, agora em termos de reparação não vejo problema.

Portanto, o branco neutro é menos propenso a alterações de tom com o tempo, e igualmente de brilho, que possam fazer sobressair a área reparada?

Isto para mim é importante porque quero tentar antecipar as consequências e os custos da manutenção nas decisões que tomar para os acabamentos. Não basta ficar bonito, é necessário que se mantenha bonito...
  10.  # 33

11.  # 34

Colocado por: ritasaBranco, branco, branco!

http://wwwthetimelessway.tumblr.com/post/16919011026/house-with-no-door-interior-design-this-is-my

http://wwwthetimelessway.tumblr.com/post/16729750428/maisonsblanches-via-vosgesparis-blogspot-com

Bem, isso aí até parece o céu... Não no sentido do paraíso em si, mas pelo branco em todo o lado...

Esteve hoje lá na casa outra equipa de arquitectos para aconselhamento e orçamentação dos acabamentos e a coisa continua, é branco, branco, branco....
    O meu dilema é com os forros dos tectos. Vão ser novos, em casquinha, com uma estereotomia engraçada, e pintá-los a branco (mesmo com o veio da madeira visível) e não numa cor de madeira, é algo que ainda não me convenci. Talvez em uma ou duas divisões, agora em todas... Não ficará enjoativo?
  12.  # 35

Colocado por: Paulomelo70Portanto, o branco neutro é menos propenso a alterações de tom com o tempo, e igualmente de brilho, que possam fazer sobressair a área reparada?

de tom não tem problema o problema são riscos, nos rodapés pintados de branco vão sempre se notar mais riscos, quer de objectos duros quer de borracha de sapatos.
    em termos de tom e brilho se optar por mate e um branco cortado/branco com um pouco de tom é muito melhor que branco-branco e em brilho.
  13.  # 36

Colocado por: Fernando Gabrieloptar por mate e um branco cortado/branco com um pouco de tom é muito melhor que branco-branco e em brilho.

Um branco cinza ou pérola, por exemplo?

Relativamente aos forros do tecto, idealmente estes, até porque vão ser novos, devem ser acetinados ou mate sedosos?

Se pintar alguns em branco só se for com o Bondex branco pérola, para deixar o veio à vista e não haver fissuras entre as peças. O problema é que acho que essa velatura é mais mate do que acetinado.
  14.  # 37

Colocado por: Paulomelo70Um branco cinza ou pérola, por exemplo?

sim, tom dependendo da cor das paredes e se quer destacar ou não

se quer pintar o forro eu assumia mesmo a cor, ou seja nada de bondex, mas sim tinta normal.
  15.  # 38

Colocado por: Fernando Gabrielsim, tom dependendo da cor das paredes e se quer destacar ou não

Ou seja, se quiser neutralizar o mais possível, o mesmo tom (o mais aproximado, pois creio que devem ser tipos diferentes de tinta) para as paredes e guarnições. Se quiser destacar as guarnições, um tom ligeiramente diferente das paredes.

Colocado por: Fernando Gabrielse quer pintar o forro eu assumia mesmo a cor, ou seja nada de bondex, mas sim tinta normal.

EStá a referir-se a esmalte? É que não gosto nada de esmalte em tectos, nomeadamente novos. O esmalte tende a fissurar nas junções das tábuas, além de que se for para aplicar esmalte ou outro acabamento opaco, mais vale ir para o gesso ou contraplacados, acho.

Sempre foi minha ideia que os forros novos iriam ficar com um acabamento com veio à vista, Bondex Adn aquoso. Poderia ser mais escuro ou claro, mate ou acetinado, mas com o veio à vista e notando-se a madeira.
    Eu compreendo a ideia do branco nas paredes, guarnições e tectos, de forma a dar mais luz e a fazer a função de tela para os móveis e outros elementos decorativos. Mas se for para o branco para os tectos só se for com algum acabamento que não crie filme. De outra forma não fica ao meu gosto...
  16.  # 39

Colocado por: Paulomelo70Ou seja, se quiser neutralizar o mais possível, o mesmo tom (o mais aproximado, pois creio que devem ser tipos diferentes de tinta) para as paredes e guarnições. Se quiser destacar as guarnições, um tom ligeiramente diferente das paredes.

sim
    depende do que quer, se quer tudo uniforme paredes e madeiras, ou se quer distinguir dando-lhe um tom diferente, sim são diferentes tintas, paredes e madeiras
    Colocado por: Paulomelo70
    1. EStá a referir-se a esmalte? É que não gosto nada de esmalte em tectos, nomeadamente novos. O esmalte tende a fissurar nas junções das tábuas, além de que se for para aplicar esmalte ou outro acabamento opaco, mais vale ir para o gesso ou contraplacados, acho.
      Sempre foi minha ideia que os forros novos iriam ficar com um acabamento com veio à vista, Bondex Adn aquoso. Poderia ser mais escuro ou claro, mate ou acetinado, mas com o veio à vista e notando-se a madeira.
      Eu compreendo a ideia do branco nas paredes, guarnições e tectos, de forma a dar mais luz e a fazer a função de tela para os móveis e outros elementos decorativos. Mas se for para o branco para os tectos só se for com algum acabamento que não crie filme. De outra forma não fica ao meu gosto...

sim esmalte para madeiras
    pode optar por verniz/velatura, mas ai eu ia para tons de madeira e não branco, ou seja, branco-esmalte sem realçar veios ou então bondex cor madeira realçando veios, das duas maneiras em principio fica bem, são opções que costumam resultar bem.

0.0252 seg. NEW