Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou para mandar colocar em minha casa tectos em madeira envernizada, em principioem casquinha, e polimento e envernizamento ou aplicação de óleo em soalhos de madeira de pinho nacional e de Riga velha.

    Gostaria de pedir opiniões quanto aos tons que sugerem para as madeiros dos tectos e do soalho, considerando que as paredes vão ser pintadas a branco (acho que é o melhor). Relativamente ao pé direito, em dois pisos é relativamente grande, cerca de 2,6 metros, e num outro um pouco menor, cerca de 2,3 metros. A casa também tem muita luz natural pois está virada para sudoeste.

    Abraço
    Paulo Melo
  2.  # 2

    talvez só verniz , sem cor para realçar a cor natural da madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  3.  # 3

    O pinho de Riga tem um veio com um tom vermelho forte muito bonito. Ficaria com certeza muito bem se fosse com um óleo ou verniz incolor que realçasse o veio. Por outro, como são soalhos antigos, com um tom claro os defeito sobressaem muito mais. Por isso não sei se na prática ficaria muito bem.


    Quanto aos tectos, estou um tanto fixado nos tons castanho escuro, idênticos aos dos tectos antigos das casas clássicas. Não sei se é assim. Por outro lado, não sei se a sensação de tectos baixos vai eclodir com esses tons escuros.
    Concordam com este comentário: Isabel86
  4.  # 4

    a minha opinião
    se não é uma casa antiga, com traça antiga, e vai pintar as paredes de branco utilize madeiras claras, ou iguais no tecto e pavimento, ou a do pavimento um pouco mais escura que a do tecto.
    eu não utilizaria madeiras fortes, o maximo, seria talvez pinho envernizado, isto falando em madeiras no pavimento e tecto, se for só pavimento pode ser uma madeira mais escura claro.
    agora se a casa for antiga, for uma recuperação ai sim poderia-se utilizar madeiras mais escuras e com um verniz forte.



    Quanto aos tectos, estou um tanto fixado nos tons castanho escuro, idênticos aos dos tectos antigos das casas clássicas. Não sei se é assim. Por outro lado, não sei se a sensação de tectos baixos vai eclodir com esses tons escuros.


    só agora reparei, é como diz, cores fortes vão dar um sentido de aproximação de tecto/ pavimento, ou seja há uma noção de pé direito mais pequeno mais forte.
    agora se fizer uma reconstituição de uma casa antiga tudo bem, mas por exemplo nas casas antigas as paredes ou tinham um pouco de cor e/ou os moveis eram tambem de madeiras fortes e de cores fortes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  5.  # 5

    Se tem muita luz e um pe direito consideravel e ja q as paredes sao brancas..um tom escuro semelhante a tonalidade da nogueira seria a minha escolha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  6.  # 6

    Colocado por: Fernando Gabriel
    só agora reparei, é como diz, cores fortes vão dar um sentido de aproximação de tecto/ pavimento, ou seja há uma noção de pé direito mais pequeno mais forte.
    agora se fizer uma reconstituição de uma casa antiga tudo bem, mas por exemplo nas casas antigas as paredes ou tinham um pouco de cor e/ou os moveis eram tambem de madeiras fortes e de cores fortes.


    A casa é antiga mas os tectos originais são em madeira com encaixe "saia e casaco" esmaltada. Não gosto muito disso porque sei que com o tempo vão aparecer fissurações no esmalte. Para além disso, aproveitando a remoção dos actuais tectos, haverá a oportunidade de aplicar um tratamento xilofénicos nos barrotes de piso e ver o seu actual estado.

    No mobiliário creio que seja quase tudo de tons escuros. Por aí não ficará mal. Quanto à cor das paredes, como as divisões são relativamente pequenas, umas com 10 m2 e outras com 14 m2, pensei que o branco fosse o ideal, até porque facilita eventuais reparações que sejam necessárias com o tempo. Não sei se é a melhor opção...


    Colocado por: biofaunaSe tem muita luz e um pe direito consideravel e ja q as paredes sao brancas..um tom escuro semelhante a tonalidade da nogueira seria a minha escolha.


    A cor da Nogueira parece-me bem, pelo menos numa primeira análise. Mas esse tom estaria presente tanto nos tectos como nos soalhos?
  7.  # 7

    Dado esses factores todos concordo consigo Paulo faça como diz eu faria igual, exactamente como diz na abertura do tópico, casquinha e um tom parecido no chão, mais claro que o tecto é que penso que não, o chão convém ser igual ou mais escuro que o tecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  8.  # 8

    Colocado por: Fernando GabrielDado esses factores todos concordo consigo Paulo faça como diz eu faria igual, exactamente como diz na abertura do tópico, casquinha e um tom parecido no chão, mais claro que o tecto é que penso que não, o chão convém ser igual ou mais escuro que o tecto.


    Portanto, acha que o tom de Nogueira ficaria bem tanto nos tectos como no soalho, com um ligeiro tom mais carregado nos soalhos?

    Já agora, para os soalhos, será o uso de um óleo natural uma melhor escolha do que o verniz aquoso?
  9.  # 9

    Eu de vernizes não percebo nada, sim pode ser nogueira e arranje um acabamento que lhe de mais patine talvez seja melhor o óleo natural não é? já que é uma casa antiga e é para realçar madeiras é tentar dar patine no acabamento.

    os tons de madeira no tecto e chão podem ser iguais, o chão mais claro é que na minha opinião é opcao para afastar mesmo

    uma opção também é aplicar mais verniz ou óleo no chão dar mais patine ao chão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  10.  # 10

    Já agora, o efeito "patine" no soalho seria exactamente o quê?

    PAra os tectos, acha que a disposição normal das tábuas de forro com 10 cm de largura, lado a lado, e roda-tecto, fica bem ou aconselharia outra morfologia?

    Obrigado
  11.  # 11

    patine falava do efeito do verniz, tipo antigo manchado
    o espaço é ao quadrado ao mais para o rectangular?
    se os espaços forem mais para o quadrado tipo caixotão, ou seja aumentar o roda-tecto a uma maior superficie, (reguas paralelas a cada parede), sim 10cm parece-me bem mas nunca mais largos que o do chão, igual largura ou maior as tabuas/soalho do chão.
    tipo isto mas num só plano claro se não ai é que dava muito trabalho :)


    mas mesmo rectangulares os espaços, talvez opta-se por esta esterotomia, se é mesmo para ir buscar a traça antiga optava por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
    • srma
    • 26 julho 2009

     # 12

    Esteticamente, pessoalmente prefiro madeiras mais escuras, todavia e como tenho a experiencia pessoal cá em casa das madeiras escuras, estas têm o grande incoveniente de "nunca estarem sem pó" mesmo depois de o limpar. Enfim é um promenor, mas honestamente na minha proxima casa o pavimento será seguramente bastante mais claro que o tom de nogueira que tenho hoje em dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  12.  # 13

    Colocado por: Fernando Gabrielpatine falava do efeito do verniz, tipo antigo manchado
    o espaço é ao quadrado ao mais para o rectangular?
    se os espaços forem mais para o quadrado tipo caixotão, ou seja aumentar o roda-tecto a uma maior superficie, (reguas paralelas a cada parede), sim 10cm parece-me bem mas nunca mais largos que o do chão, igual largura ou maior as tabuas/soalho do chão.
    tipo isto mas num só plano claro se não ai é que dava muito trabalho :)
    mas mesmo rectangulares os espaços, talvez opta-se por esta esterotomia, se é mesmo para ir buscar a traça antiga optava por isso.


    Esse tecto é muito bonito, mas o trabalho de colocação não deve ficar barato... No meu caso, as divisões maiores, 14 m2, são em proporção 4:3, mais ou menos. O problema é que para esse tipo de tecto, os bordos do mesmo ficariam talvez muito baixos. Mas fosse possível a sua colocação, não me importava de pagar mais só para ter um tecto desses na sala de jantar, por exemplo. Sabe-me dar mais pormenores desse tecto, como a madeira e tom aplicado?

    Coloco uma foto dos meus actuais tectos e que vão removidos e outra de um tecto standard, em casquinha envernizada num tom abaixo do dito "mel", que o empreiteiro estabeleceu como standard e para qual me enviou orçamento. Agradecia-lhe que opinasse sobre isto:
      DSC00049a.jpg
      DSC09980.jpg
  13.  # 14

    Colocado por: srmaEsteticamente, pessoalmente prefiro madeiras mais escuras, todavia e como tenho a experiencia pessoal cá em casa das madeiras escuras, estas têm o grande incoveniente de "nunca estarem sem pó" mesmo depois de o limpar. Enfim é um promenor, mas honestamente na minha proxima casa o pavimento será seguramente bastante mais claro que o tom de nogueira que tenho hoje em dia.


    hoje em dia a tendência é utilizar madeiras mais claras, porque assim no futuro temos mais manobra de jogar com mobiliário, adereços, pois não se torna tão condicionado o espaço.
    a madeira escura é muito bonita tambem mas é preciso ter cuidado na sua utilização, pois pode tornar o espaço muito carregado, torna-o mais quente mas ao mesmo tempo mais forte, é preciso equilibrar muito bem,
    pois isso do pó não me tinha occorrido mas é verdade sim distingue-se muito mais,
    por exemplo a situação de termos um pavimento e um tecto em madeira escuros torna o espaço psicologicamente mais baixo"", mesmo que não queramos se tivermos um objecto escuro e outro claro vamos olhar sem querer mais para o escuro.
    cumprimentos srma
  14.  # 15

    Colocado por: srmaEsteticamente, pessoalmente prefiro madeiras mais escuras, todavia e como tenho a experiencia pessoal cá em casa das madeiras escuras, estas têm o grande incoveniente de "nunca estarem sem pó" mesmo depois de o limpar. Enfim é um promenor, mas honestamente na minha proxima casa o pavimento será seguramente bastante mais claro que o tom de nogueira que tenho hoje em dia.


    Isso é curioso mas creio que se deve ao fundo escuro da madeira realçar o pó por este ficar mais claro com a luz.
  15.  # 16

    Colocado por: pauloms
    Colocado por: Fernando Gabrielpatine falava do efeito do verniz, tipo antigo manchado
    o espaço é ao quadrado ao mais para o rectangular?
    se os espaços forem mais para o quadrado tipo caixotão, ou seja aumentar o roda-tecto a uma maior superficie, (reguas paralelas a cada parede), sim 10cm parece-me bem mas nunca mais largos que o do chão, igual largura ou maior as tabuas/soalho do chão.
    tipo isto mas num só plano claro se não ai é que dava muito trabalho :)
    mas mesmo rectangulares os espaços, talvez opta-se por esta esterotomia, se é mesmo para ir buscar a traça antiga optava por isso.


    Esse tecto é muito bonito, mas o trabalho de colocação não deve ficar barato... No meu caso, as divisões maiores, 14 m2, são em proporção 4:3, mais ou menos. O problema é que para esse tipo de tecto, os bordos do mesmo ficariam talvez muito baixos. Mas fosse possível a sua colocação, não me importava de pagar mais só para ter um tecto desses na sala de jantar, por exemplo. Sabe-me dar mais pormenores desse tecto, como a madeira e tom aplicado?

    Coloco uma foto dos meus actuais tectos e que vão removidos e outra de um tecto standard, em casquinha envernizada num tom abaixo do dito "mel", que o empreiteiro estabeleceu como standard e para qual me enviou orçamento. Agradecia-lhe que opinasse sobre isto:
      DSC00049a.jpg
      DSC09980.jpg


    pois o tecto que mostrei não é facil de fazer, tem de ser feito por um carpinteiro com experiencia, são denominados caixotões, usados muito nas igrejas, é pesquisar um carpinteiro que lhe faça isso.
    se fosse a minha casa eu investia nisso também como diz pelo menos na sala de jantar, as madeiras podem ser várias, têm é que levar um verniz para escurecer e criar a tal patine que lhe disse a imitar o antigo.
    em relação à altura não deve haver problema, pode não ter tanta altura, e como será mais nos cantos.

    a imagem que mostra que lhe enviaram é o normal que se faz, não é mau apenas não utilizaria o tom mel dava-lhe um tom mais castanho, o tom claro mel é muito forte.
    • srma
    • 27 julho 2009

     # 17

    Pois, eu não estava a ver bem o que pretende. Com um tecto desse género acho que só fica "giro" se ficar em madeira escura (com chão, portas e rodapés igualmente escuros), agora para atenuar a sensação de pé direito baixo, porque não colocar nas paredes umas riscas horizontais, sempre se "alarga em altura" o espaço, combinado com moveis baixos e com paredes vazias para cima de meio da altura da parede, julgo que que assim poderá atenuar o efeito claustrofóbico do tecto escuro. Para a questão do chão sempre "sujo" não há hipótese, o que eu fiz foi colocar uns tapetes claros pela casa, assim retiro a atenção do chão de madeira.
    • srma
    • 27 julho 2009

     # 18

    O que eu queria dizer quanto às riscas, não eram horizontais eram verticais!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  16.  # 19

    é tambem concordo com a srma tem de ser mesmo um tecto escuro e o resto também para haver uma coerencia, as casas morgadas e apalaçadas tinham sempre essa combinação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  17.  # 20

    Colocado por: srmaO que eu queria dizer quanto às riscas, não eram horizontais eram verticais!!!


    Mas esse estilo de decoração ficará bem numa casa antiga? Sendo as paredes pintadas a branco, de que cor seriam as riscas?
 
0.0229 seg. NEW