Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Preciso da vossa ajuda / opiniões para decidir o que fazer com o meu apartamento. ;)

Tenho um apartamento mas quero mudar me para uma moradia.
    Tenho a ideia de o vender para poder pagar a nova casa e não ter que fazer empréstimo, continuo com uma habitação e sem ter encargos de empréstimos, juros e tudo mais.

Contudo várias pessoas dizem me para não o vender e sim arrendar, fazer empréstimo para a nova habitação e assim manter o apartamento para pagar o empréstimo da nova habitação sem perder o apartamento.

Consigo arrendar fácil por 400€/450€ e ficaria com uma prestação para o nova moradia de 300€ com tudo já associado.

Tem IMI de 270€ e condomínio de 30€.

A minha questão é se compensa financeiramente arrendar o apartamento para pagar o empréstimo ou vender e não fazer empréstimo.

Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

Dos rendimentos prediais que tiver, em princípio, vai pagar 28% de impostos.

Faça alguns cálculos e verá o que é que será preferível.
  3.  # 3

Caso consiga arrendar por um valor que lhe permita pagar o emprestimo, imi, condomínio etc, parece-me uma boa opção, contudo é preciso sorte com os inquilinos pra nao arranjar dores de cabeça...
    Concordam com este comentário: Palhava, GMCQ
  4.  # 4

Neste momento e na minha humilde opinião sem sombra de dúvidas vender..
    Dinheiro rápido sem dores de cabeça e sem impostos no seu caso que vai reinvestir o dinheiro numa moradia..
    Desses 400e tem de tirar os impostos e o condomínio, tem de pagar juros do empréstimo da moradia, rezar para que não deixem de pagar a renda e para não ter despesas extra com o apartamento.. (encontram-se muito quando mudam os inclinos.. pinturas, reparações, algum electrodoméstico novo se for o caso..)
  5.  # 5

Inquilinos

Uma caixinha de surpresas.
  6.  # 6

Eu sem duvida alguma que vendia.
    Agora, pelo menos na minha zona há falta de casas para arrendar e excesso para vender, pelo que certamente é mais rápido arrendar do que vender.
    Disse que consegue arrendar o seu apartamento por 450€, faça algumas contas por alto sabendo que 28% (450€ x 28%= 126€) são para o estado, IMI 270€/ano (22.50€/mês), condomínio 30€/mês. Só por aqui 450€-126€-22.50€-30€=271.50€ e agora retire a este valor obras de conservação, seguro... e ter a sorte de arranjar uns bons inquilinos que paguem a tempo e horas e que não lhe danifiquem o apartamento, porque se forem como os de alguns senhorios que por aqui se queixam, imagine qual vai ser o seu lucro/prejuízo.
    Concordam com este comentário: sognim, TCarvalho
  7.  # 7

No seu caso é mais recomendável vender do que arrendar. O arrendamento só é favorável quando se tem uma casa paga e a escolha é entre arrendar e vender e ter o dinheiro no banco sem rendimento.
    Não é fácil gerir mas é melhor fazer uma poupança mensal no valor que não paga do empréstimo e um dia mais tarde fazer outro investimento.
    Os recentes acontecimentos em Espanha e Itália apontam para possíveis subidas das taxas de juro pelo que o risco aumenta.
  8.  # 8

E se para arrendar consegue por cerca de 450 eur ( o que é baixo para uma casa que paga um Imi de 270 eur) se vendesse quanto valeria a casa? As contas têm de se fazer no global.
  9.  # 9

VENDER

VENDERR

VEEENNDERRR

Como é que queres arrendar com as leis assim?
    Esquece

Sem esquecer que... se é um apartamento mesmo que te consigam pagar os 400€ que pedes, dentro de anos vais ter IMI's, condominio, a pintura do predio, o desgaste do predio... e tens que pagar ainda o outro emprestimo da nova moradia

Mete isso á venda e reduz as dores de cabeça
  10.  # 10

E tudo relativo e nunca se sabe bem o que fazer.
    Eu já vendi e se fosse hoje teria mantido o apartamento. Pelo menos garantia que o meu filho tinha onde dormir.

Há arendimentos que correm mal? Sim. A verdade é que conheço um familiar que tem há anos inquilinos e uns correm mal e certo mas o saldo é francamente positivo.

Eu tb não era nem na verdade sou adepta de ser proprietário Mas depois de tudo o que se tem passado em Lisboa tenho de reconhecer que o meu pai tem razão.

Enfim... Nunca se sabe qual a opção mais acertada.
  11.  # 11

Estou na mesma situação.Nem sei o que fazer.É que não está propriamente fácil para vender.
    • ik
    • 1 julho 2018

# 12

Colocado por: imdcEstou na mesma situação.Nem sei o que fazer.É que não está propriamente fácil para vender.

Não está fácil vender??? Se não vender nesta altura nunca mais vende
  12.  # 13

Colocado por: imdcEstou na mesma situação.Nem sei o que fazer.É que não está propriamente fácil para vender.
  13.  # 14

Colocado por: ik

Não está fácil vender??? Se não vender nesta altura nunca mais vende

Depende da zona.
    A localização dita a celeridade da venda e o preço.
    • ik
    • 3 julho 2018

# 15

Colocado por: Palhava

Depende da zona.
    A localização dita a celeridade da venda e o preço.

É verdade, mas mantenho o que afirmei :)
  14.  # 16

Não está assim tão facil de vender...
    Se a casa não está no centro de Lisboa ou em zonas como Carnide/Telheiras e outras poucas zonas com muita procura, pode levar o seu (muito) tempo.
    Depois é preciso trabalhar com imobiliárias (a maioria das pessoas não compram "ao próprio", nem se dão ao trabalho de pesquisar na net e a fins...), e também aí é preciso ter sorte com as imobiliárias com que se trabalha.

Isso para venda a preços justos ou para ganhar dinheiro, claro (Vale 100K, vende-se por 100K/120K).
    Claro que se for uma casa que vale 100K e se quer vender por 70K, ai vende-se bem.
  15.  # 17

Eu tinha as mesmas hipóteses. Vender ou arrendar. Nesta altura é vender. Porque não haverá melhor altura do que a actual.
    O mercado está a escoar bem imoveis entre 75k a 125k. Porque existe muita procura para habitaçao propria e para investimento para arrendar para quem tem o dinheiro estacionado no banco a zero.
    Ha 10 anos atrás existiam muito imoveis novos e agora a falta de oferta está a valorizar até os imoveis mais antigos. E estou a falar de 25 a 30 anos. Se fosse a vender ha 10 anos atras, teria de vender por menos do que vendi agora.
    Estou a falar antes da crise. Há 10 anos nao havia procura para arrendar. A procura era essencialmente de imoveis novos para habitaçao.
    Mas com estas novas regras de crédito, a procura vai esfrear. Pelos menos para quem nao tem fundo de maneio para entrada.
    Estou a falar de mercados fora do Porto e Lisboa obviamente.
    Eu vendia e pegava na massa e investia na casa nova para denpender o menos possivel dos bancos.
    Aturar inquilinos e gerir condominios são duas coisas que nao valem o nosso tempo nem a nossa saude mental.
    Mas cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 18

Aturar inquilinos e gerir condominios são duas coisas que nao valem o nosso tempo nem a nossa saúde mental

APOIADO!!!!!
  17.  # 19

Colocado por: DartasNão está assim tão facil de vender...
    Se a casa não está no centro de Lisboa ou em zonas como Carnide/Telheiras e outras poucas zonas com muita procura, pode levar o seu (muito) tempo.

Concordo. Aqui onde moro, a 20 km de Lisboa, há várias moradias à venda há mais de 2 anos e ninguém lhes pega. E são vivendas boas, isoladas de 200 m2 em lotes de 1000 m2, abaixo dos 300 mil euros, ou seja, mais baratas que um T2 de 50 m2 no centro de Lisboa.
  18.  # 20

marcoaraujo

Já agora e por mera curiosidade, onde é essa zona? São vivendas recentes ou a necessitar de alta remodelação?

0.0205 seg. NEW