Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Num ar condicionado, qual o impacto de ter tubagem mais larga do que a especificada no equipamento?
    Por vezes falam em perda de eficiência, mas não encontro informação se isto se aplica a uma usar tubagem mais grossa ou mais fina.
    Existem números para isto? Afeta a fiabilidade? Afeta mais alguma coisa?

    No meu caso em particular pretendia ter uma máquina de 12000 BTU ou 18000 BTU na sala, sendo que a tubagem é de 1/2 e 1/4. A máquina de 12000 recomenda 3/8 1/4, e a de 18000 BTU indica o que tenho.
  2.  # 2

    Como é óbvio depende das máquinas escolhidas, do comprimento da tubagem e do trajecto da mesma.

    No entanto qualquer máquina de 6kw (18kBtu's) não trabalha eficientemente com essa tubagem.
  3.  # 3

    Segundo o catálogo da Daikin as máquinas de 18000BTU recomendam 1/2 1/4.

    O problema é a de 12000BTU que normalmente recomenda 3/8 em vez de 1/4.

    A 12000BTU parece-me ser ligeiramente sub-dimensionada (e tenho a tubagem incorreta), a de 18000 parece-me ser ligeiramente sobre-dimensionada (e tem a tubagem correta) e custa bastante mais.
  4.  # 4

    Colocado por: jbarO problema é a de 12000BTU que normalmente recomenda 3/8 em vez de 1/4.
    é 3/8 + 1/4
  5.  # 5

    Colocado por: jbar12000BTU parece-me ser ligeiramente sub-dimensionada (e tenho a tubagem incorreta), a de 18000 parece-me ser ligeiramente sobre-dimensionada (e tem a tubagem correta) e custa bastante mais.
    mas tem 4,2kw com a mesma tubagem, e ainda tem outra de 5kw com 1/2 + 1/4.
  6.  # 6

    Ou seja, é bastante recomendado manter a tubagem como indicado e, mesmo sendo mais larga num dos tubos, não arriscar.
  7.  # 7

    E finalmente, para uma área de ~65 m2, numa casa bem isolada, com todas as outras divisões climatizadas. Que potência recomendam?
 
0.0115 seg. NEW