Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, tenho uma dúvida e julgo que me podem ajudar.
    Gostaria de saber quem é que define os materiais a utilizar.
    Dou um exemplo. Quem é que define qual a largura do tijolo ou se aplicamos capoto, o tipo de ferro, etc.
    Já me disseram que é o arquiteto que define se é parede dupla, se é capoto, mas também já me disseram que é o engenheiro.

    Obrigado
  2.  # 2

    para mim será o dono da obra.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgandpara mim será o dono da obra.

    Se o DO não se sentir habilitado para isso deve no mínimo questionar o arq ou o eng sobre a escolha.
  4.  # 4

    É o dono da obra. Ele faz o cálculos preliminares da estrutura, dimensiona as lajes, vigas, pilares e sapatas e escolhe o ferro em função disso. Depois analisa o comportamento térmico da construção avaliando os coeficientes de forma, os coeficientes de condutibilidade, a inércia, e essas coisas que escapam aos engenheiros e arquitectos e decide como vai fazer. Claro que tudo isto só é feito depois de o dono da obra ter feito também o levantamento topográfico e o projecto de arquitectura.
    Concordam com este comentário: amartins
  5.  # 5

    Colocado por: j cardosoEle faz o cálculos preliminares da estrutura

    Tb não é necessário chegar a tanto, mas quando o técnico lhe apresenta uma laje de teto com 35 cm de altura para vãos de 5m, deve o DO no mínimo questionar.
    Sim é um caso real que me apareceu ainda um dia destes.
  6.  # 6

    Esse deve ser mais um daqueles casos em que o coordenador do projecto era cego ....
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Tb não é necessário chegar a tanto, mas quando o técnico lhe apresenta uma laje de teto com 35 cm de altura para vãos de 5m, deve o DO no mínimo questionar.
    Sim é um caso real que me apareceu ainda um dia destes.


    acha que um DO, mesmo que participante aqui do fórum tem sentido crítico para isso? :)
    Concordam com este comentário: j cardoso
  8.  # 8

    Colocado por: j cardosoEsse deve ser mais um daqueles casos em que o coordenador do projecto era cego ....

    Verdade, e depois de muita insistência tb se percebeu que o técnico da estrutura não sabia para mais.
    Abençoado CYPE
  9.  # 9

    Colocado por: j cardosoÉ o dono da obra. Ele faz o cálculos preliminares da estrutura, dimensiona as lajes, vigas, pilares e sapatas e escolhe o ferro em função disso. Depois analisa o comportamento térmico da construção avaliando os coeficientes de forma, os coeficientes de condutibilidade, a inércia, e essas coisas que escapam aos engenheiros e arquitectos e decide como vai fazer. Claro que tudo isto só é feito depois de o dono da obra ter feito também o levantamento topográfico e o projecto de arquitectura.
    vai lamber sabao .
  10.  # 10

    Fiquei terrivelmente chocado com essa resposta. Nem sei como vou aguentar a dor
  11.  # 11

    Na construção, como na mecânica de automóveis, como na informática (reparação de computadores), etc., o cliente come o que o "profissional" lhe disser. Já se todos o fossem (profissionais), cada um na sua área, o dono de obra/cliente não precisava de ter o "sentido crítico" que falam.
    Concordam com este comentário: nbastos
  12.  # 12

    Rui, pode o arquiteto definir algumas dessas coisas, quando está a conceber o projeto e tem de desenhar as espessuras dos elementos, mas será o engenheiro (ou equipa deles) que irá definir o sistema construtivo das paredes, o tipo e quantidade de aço a aplicar na estrutura, etc.
    Já no que à aplicação de cerâmicos, carpintaria, sanitários, etc., aqui poderá contar com o arquiteto.
  13.  # 13

    Colocado por: j cardosoÉ o dono da obra. Ele faz o cálculos preliminares da estrutura, dimensiona as lajes, vigas, pilares e sapatas e escolhe o ferro em função disso. Depois analisa o comportamento térmico da construção avaliando os coeficientes de forma, os coeficientes de condutibilidade, a inércia, e essas coisas que escapam aos engenheiros e arquitectos e decide como vai fazer. Claro que tudo isto só é feito depois de o dono da obra ter feito também o levantamento topográfico e o projecto de arquitectura.

    LOL ... o jcardoso continua com o sentido de humor apuradíssimo.
    Concordam com este comentário: Bender
  14.  # 14

    Rui 1977, é projectista ou DO?
    Se é projectista deve/devia saber que um projecto é feito pelo arquitecto em colaboração com os vários engenheiros das outras especialidades. São eles que calculam/definem os vários tipos de materiais e métodos construtivos. Entretanto uma obra é composta de várias fases e tipos de materiais. Não faz sentido o DO de obra participar na escolha do betão, tipo de ferros e outras coisas, até pq são fases muito técnicas,em que precisa de conhecimento específico, mas pode e deve participar activamente na escolha dos acabamentos finais da sua casa.
    Concordam com este comentário: CMartin
  15.  # 15

    Colocado por: Rui1977define se é parede dupla, se é capoto,

    Um DO não deve ser tido nem achado para uma decisão destas por exemplo?
    Os técnicos deveriam ter o papel de guiarem os DO a tomarem decisões informadas. Pelo menos aos DO que assim queiram. Pq para muitos desde que participem na escolha da banheira de hidromassagem que nunca vão usar, está tudo bem.
    Senão os técnicos escolhiam a técnica construtiva, climatização, etc,etc e os DO passavam os cheques.
    Para isso comprava uma já feita.
    Obviamente não vai um DO calcular estruturas nem dimensionar redes de esgotos! Mas acho que deve participar activamente em muita coisa.
    Concordam com este comentário: nbastos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Um DO não deve ser tido nem achado para uma decisão destas por exemplo?
    Os técnicos deveriam ter o papel de guiarem os DO a tomarem decisões informadas. Pelo menos aos DO que assim queiram. Pq para muitos desde que participem na escolha da banheira de hidromassagem que nunca vão usar, está tudo bem.
    Senão os técnicos escolhiam a técnica construtiva, climatização, etc,etc e os DO passavam os cheques.
    Para isso comprava uma já feita.
    Obviamente não vai um DO calcular estruturas nem dimensionar redes de esgotos! Mas acho que deve participar activamente em muita coisa.
    obrigado por me fazer ver as coisas diferentes. Eu sei q varias situações o dono de obra comum nao sabe que tipo de ferro ou betao que deve levar, agora se quero capotto ou parede dupla isso deve ser consultado ou senao os ditos arquitetos ou engenheiros fazem o que bem lhe apetece o dono que paguem.e nao reclamem depois pedem uma obra para 150 mil e sai-lhe orcamentos de 300 mil .
    E nao estou a falar no meu caso que na minha tenho feito e alterado o que me tem parecido melhor.na minha obra sou eu que pago a ultima palavra e minha.
  17.  # 17

    Depende do DO e do papel que quiser ter no projeto.
    Concordam com este comentário: jorgand, CMartin
  18.  # 18

    Colocado por: jorgandpara mim será o dono da obra.

    jorgand, isso será para um dono de obra como o jorgand, que é do ramo. Não é o caso para a maioria dos donos de obra.
  19.  # 19

    Colocado por: CMLS265Rui 1977, é projectista ou DO?
    Se é projectista deve/devia saber que um projecto é feito pelo arquitecto em colaboração com os vários engenheiros das outras especialidades. São eles que calculam/definem os vários tipos de materiais e métodos construtivos. Entretanto uma obra é composta de várias fases e tipos de materiais. Não faz sentido o DO de obra participar na escolha do betão, tipo de ferros e outras coisas, até pq são fases muito técnicas,em que precisa de conhecimento específico, mas pode e deve participar activamente na escolha dos acabamentos finais da sua casa.
    Concordam com este comentário:CMartin


    Para a maioria das pessoas, é como o CML diz, quer os users queiram quer não. No fórum temos muitos users que, sendo da área, vêem duma forma muito mais próxima a construção. Aliás muitos constóiem e remodelam as suas casas com as suas próprias mãos ou saberes. O restante da população, em profissões muito diferentes da vossa, contratam-vos aos profissionais (arquitectos, engenheiros, fiscais, empreiteiros, etc) e pagam os serviços e trabalhos que a eles, como donos de obra interessados, é verdade, mas, ainda assim, não lhes compete (aos donos de obra) fazer. Por isso, e para isso, existem as vossas profissões na construção civil, pagas.
    Concordam com este comentário: CMLS265
 
0.0242 seg. NEW