Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, tenho uma moradia no Porto, com cerca de 60 anos, 100 m2 de área horizontal, dizem que terei um área de 150 m2 de telhado, telhado com vigas e ripado em eucalipto, a precisar de ripado novo, telhas novas (muitas partidas e já porosas), isolamento, que não existe e por último caleiras, que sendo em zinco, já têm furos, fendas e já foram remendadas muitas vezes, ora com tela, ora com produtos aplicados a pincel. Tudo tem um fim, nada é eterno.

    A questão que coloco é o que fazer?

    O sótão não é utilizado e tendo uma placa de tecto parece que a melhor forma de isolar e não perder calor no inverno nem aquecer a casa no verão, é isolar imediatamente por cima da placa, correcto?

    Pensei em pousar XPS de 6 cm por cima da placa de tecto mas como lá passam vários canos de água, de aquecimento central, tubos de electricidade e umas tubagens de ar quente de um recuperador, acabo por não ter uma superfície muito plana, pelo que talvez um isolamento em rolo, tipo lã mineral (não lã de rocha que dizem libertar fibras e apodrecer) fosse o ideal, o que acham? Vi uns rolos com 8cm e uma face em papel Kraft, barreira anti-vapor, e pareceu-me uma solução com bom isolamento e que se adapta aos tubos existentes.

    Por outro lado, este tipo de isolamento acaba por ficar muito sujo com poeiras e não permite andar em cima dele em caso de alguma reparação no sótão... parece que não são só vantagens.

    Quanto ao telhado, tenho que tirar o ripado que está danificado mas não sei o que fazer. O empreiteiro sugere aplicar OSB 4 de 18mm por cima das vigas, depois aplicar XPS de 6cm, depois subtelha, ripado em PVC e telhas Marselha.

    Como parece que o isolamento ideal para um sótão não utilizado é junto à placa de tecto e não no plano inclinado junto às telhas, não me parece boa solução esta do XPS por baixo das telhas. Se optar por isolar na placa horizontal há alguma justificação para colocar OSB por cima das vigas? Já não precisaria deste apoio para o XPS, pelo que poderia apenas aplicar um ripado novo, que poderia ser na mesma em PVC e aplicar depois as telhas.

    Neste caso ficaria com um telhado ventilado, como tenho agora, menos sujeito a condensações, o que seria uma vantagem, mas por outro lado ao ser ventilado também entraria mais poeiras e lixo que iriam pousar na tal manta mineral, sujando tudo com o tempo, como está agora...

    Quanto às caleiras, tive um picheleiro que sugeriu chapa zincada, que duraria 15 anos, e outro que considera que só zinco puro dá garantia...

    O que sugerem como solução mais equilibrada?

    Desde já o meu obrigado,
    MC
  2.  # 2

    Parece-me que o seu posicionamento é correto. Tente conceber uma rede de percursos mínimos a fazer no sótão e faça uns passadiços com placas de XPS ou se quiser algo melhor pode estruturar passadiços com madeira tratada
  3.  # 3

    Obrigado nunogouveia, um dos problemas com um telhado ventilado e lã mineral pousada na placa é mesmo o lixo que se irá depositar em cima da lã mineral e também me falaram que este tipo de lã mineral ou de rocha absorvem água e apodrecem... será verdade?
    • wicked
    • 12 junho 2018 editado

     # 4

    Colocado por: nunogouveiaParece-me que o seu posicionamento é correto. Tente conceber uma rede de percursos mínimos a fazer no sótão e faça uns passadiços com placas de XPS ou se quiser algo melhor pode estruturar passadiços com madeira tratada


    Boa noite,

    Qual é a ordem de colocação num telhado novo madeira (telhado da casa, não tem sótão nenhum) e estes materiais fazem todos sentido?
    - OSB 12mm
    - Isolamento (acho que é roofmate) 50 mm
    Sub telha ST-50 e ripas em pvc

    Quanto custa por m quadrado retirar a telha e a estrutura em madeira antiga?

    Obrigado.
 
0.0095 seg. NEW