Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ou contactar uma empresa de muros pré-fabricados em betão armado...
    http://www.farcimar.pt/produtos.html
  2.  # 22

    Já pensou em outra situação sem ser o muro de betão.

    Sim, já contactei a Artebel, inclusive estudaram o meu caso, mas sairia mais caro do que o proposto no Projecto de Estabilidade porque na metade inferiro do muro, devido à altura do mesmo, teria de ser composto por 2 "fiadas" de unidades "Jardimuro". Outra solução à vista?


    Colocado por: jmaesse muro está fantástico, mas como é que ele se aguenta? é que a sapatinha em L à frente parece-me muito estranho que essa solução compense minimamente os impulsos a que esse muro estará sujeito (mas eu não sou projectista...) mas principalmente consegue explicar como é que ele será feito? disse que vai afastar o muro 50cm do limite do terreno para poder escavar??? vai escavar na vertical 7m???? e ainda por cima como solo tipo areão??? prepare-se.....


    Sim, está correcto menos um pormenor. Só escavaria 50cm à frente da partilha do terreno caso a solução da sapata em T invertido fosse mais pequena. Mas pelas medidas aqui avançadas teria de ser muito maior. Por isso o muro terá uma sapata em L (envio foto em anexo) com as medidas que já avancei, com ferro de 20 e o betão B30. Pelo que me disse o Eng responsável pelo projecto aquele tipo de muro "aguenta" qq tipo de terreno. Será?
      MURO.PROJECTO.jpg
  3.  # 23

    Boas

    Só escavaria 50cm à frente da partilha do terreno caso a solução da sapata em T invertido fosse mais pequena. Mas pelas medidas aqui avançadas teria de ser muito maior

    Teria de ser maior porque aguentaria as terras, o que duvido que aconteça com essa sapata em L (e digo que duvido para não dizer outra coisa).
    Por descargo de consciência deixo-lhe aqui uma simples contas que, no seu lugar, mostraria ao técnico (ele compreenderá o que querem dizer):

    I = 190 KN / m ; h= 2,0 + 1,0 = 3,0 m; Muro = 6,3 x ,3 x 25 = 47,25 KN ; Sapata = (1,70 + 0,30 ) x 25 = 50 KN
    Me = 47,25 x 1,85 + 50 x 1,0 = 137,4 KN x m / m
    Md = 190 x (2,0 + 1,0 ) = 570,0 KN x m / m
    Me / Md = 0,24 (?????)

    cumps
  4.  # 24

    Assim o farei.

    Cumps
    João
  5.  # 25

    Caro João aRos,
    O seu engenheiro-projectista, por acaso não foi colega dos que fizeram isto aqui?
    (just kidding!)
    • jma
    • 28 julho 2009

     # 26

    caro João aRos,
    Julgo que tem dois problemas. o primeiro será o dimensionamento do muro de betão, nomeadamente a sua fundação. O segundo será a sua execução.
    Vamos admitir que o muro estaria bem calculado e que o "fim" da sapata, seja em T ou em L, se situaria a 0,5m do limite de propriedade.
    Olhando apenas para a execução do muro, para poder escavar 7m de altura sem ter elevadas probabilidades de matar alguém, nunca o poderá fazer na vertical, nem próximo disso (só se for rocha...) ainda por cima diz que é areão, ou seja, um solo que será bastante incoerente, ou seja, sem capacidade de sustentação... imagine que está na praia a fazer um buraco na areia. mesmo com a areia molhada (com maior coesão), ao fim de 30/40cm, o buraco começa a desfazer-se.
    Se escavar 7m de altura, provavelmente irá entrar no terreno do vizinho também 7m.... é claro que tudo isto deixaria de ser magia negra, se tivesse um PSS e um coordenador de segurança em obra...
    Caso não possa escavar dentro do terreno do vizinho, podia sempre fazer uma contenção provisória, mas saia-lhe talvez ao dobro do preço...
  6.  # 27

    João
    Para além do projecto de estabilidade o seu projectista não fez igualmente um projecto de contenção periférica?
  7.  # 28

    Posso meter uma colherada?

    E fazerem isso com paredes de contenção tipo Berlim? barato não é. mas com uma altura dessas, parece-me complicado manter a segurança disso durante a execução, sem escavar um talude mesmo a 60º (talude 1/2)
  8.  # 29

    Boas

    Pedro Barradas disse:

    Ou contactar uma empresa de muros pré-fabricados em betão armado...
    http://www.farcimar.pt/produtos.html

    Paulo Correia disse:

    E fazerem isso com paredes de contenção tipo Berlim?

    Eu estudaria estas duas hipóteses. Caso a diferença de custos fosse pequena escolheria a 1ª hipótese.

    PS: Pode ver o que são muros de Berlim aqui (pg. I-8 a I-15)

    cumps
    José Cardoso
    • jma
    • 28 julho 2009 editado

     # 30

    mas os muros pré-fabricados não resolvem o problema da escavação no tardoz... para evitar isso, só vejo duas soluções: ou escava dentro do terreno do vizinho (claramente a mais vantajosa) ou tem de fazer uma contenção provisória tipo muro berlim (basicamente, um conjunto de perfis metálicos cravados no terreno, e, à medida que se vai escavando, vai-se colocando barrotes de madeira encastrados entre os perfis, para conter as terras - pode obrigar a ancoragens provisórias).
    Por último, há sempre a hipótese de fazer o muro com uma cortina de estacas e assim já só escavava após ter estas executadas... mais uma vez, poderia ser necessário ter ancoragens...

    ainda tem uma solução intermédia que seria escavar mais na vertical e cobrir os solos com betão projectado, mas depende muito do tipo de solos..

    resumindo, (re)veja bem a fundação desse muro e convença o vizinho a permitir-lhe escavar uns 6/7 dentro do terreno dele... depois até lhe planta relvinha e todas as arvores que ele quiser, que lhe sai mais barato ;)
  9.  # 31

    Colocado por: zedasilvaJoão
    Para além do projecto de estabilidade o seu projectista não fez igualmente um projecto de contenção periférica?


    Sim, e o .jpeg que inseri anteriormente diz respeito à contenção periférica.
  10.  # 32

    E já agora qual é a solução preconizada para a contenção e suporte de terras do vizinho enquanto constroi o seu muro?
  11.  # 33

    Colocado por: zedasilvaE já agora qual é a solução preconizada para a contenção e suporte de terras do vizinho enquanto constroi o seu muro?


    Boa pergunta, mas não lhe sei responder. Qual a solução normalmente utilizada para casos destes?

    Cumps
    João
  12.  # 34

    Pretendo construir um muro de 50m num terreno rustico. Pensei nas soluções préfabricadas. Alguém sabe dizer-m se fica mais barato?
  13.  # 35

    Depende das solução que for possível nesse terreno. Não é possível responder
  14.  # 36

    O terreno é na Costa da Caparica, frente aos Parques de Campismo. O solo é arenoso e tem água não muito fundo. Já foi lá parcialmente construido um muro tradicional (com caboucos etc) mas não foi terminado e acabou por ir caindo : (
  15.  # 37

    o muro tem de ser mesmo aprumado, uma ligeira inclinação daria mais resistencia digo eu mas n sou engenheiro
    tb pode optar pela solução de Gabiao em pedra como esta nos endereços em baixo

    http://www.joaoseixas.pt/website/index.php?id=111
    http://3.bp.blogspot.com/_9CKx4jefN3w/Si_EEklTmUI/AAAAAAAAAFE/Z5xlklrLYLo/s200/Muro+Gabi%C3%A3o+-+Fulvio+Farah.jpg

    espero que foncionem os endereços
 
0.0213 seg. NEW