Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Colocado por: zedasilvaVai lá ver se não tem uns U`s

Tem sim Sr..porra que o empreiteiro deve andar fartinho de ti ;))
    Concordam com este comentário: zinna
  2.  # 502

Colocado por: riscosporra que o empreiteiro deve andar fartinho de ti ;))

Assim tb despacha a obra mais depressa. Só para não me aturar
    :)))
  3.  # 503

Colocado por: zedasilva
    Assim tb despacha a obra mais depressa. Só para não me aturar
    :)))

Isso queria eu ;)
  4.  # 504

As técnicas/opções construtivas não devem ser rígidas, cada caso é um caso. Cada empreiteiro tem a sua forma de trabalhar.
    Uma das causa de fissuras em paredes são as cargas transmitidas pelas vigas. Como forma de as evitar, a ultima fiada de alvenaria não deve ficar "trancada" contra as vigas.
    Quando se constrói 1º a estrutura e só depois as alvenarias, entra a ultima fiada e as vigas leva espuma de forma a absorver essas cargas.
    No caso em concreto, o empreiteiro solicitou que fosse permitida a execução de alvenarias antes da estrutura. Para que estas não fiquem a desgarregar diretamente nas paredes leva uma camada de xps que servirá de "amortecedor"
    Concordam com este comentário:zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dryfus,zinna

Quando a parede é revestida (gesso pelo interior ou reboco pelo exterior) até à viga, o que acontece nessa zona de "amortecedor"? Eu só consigo imaginar uma grande fissura horizontal! :)
  5.  # 505

Neste caso o exterior é ETICS. No interior leva tetos falsos. Como digo sempre as técnicas devem ser adequadas a cada obra em concreto e não usar receitas tipo
    Concordam com este comentário: zinna, ghost12, two-rok
    • dryfus
    • 7 março 2019 editado

# 506

Colocado por: ghost12

Quando a parede é revestida (gesso pelo interior ou reboco pelo exterior) até à viga, o que acontece nessa zona de "amortecedor"? Eu só consigo imaginar uma grande fissura horizontal! :)

Boa questão, eu só consigo lembrar das sancas ( creio que é esse o nome) pelo interior, no exterior tem de levar o que nessa zona? Uma rede de reforço? A mesma rede que se deve usar para evitar as fissuras em volta das janelas e portas?

Edit : por questão de segundos, o Zé matou a minha questão /o/!
  6.  # 507

Colocado por: dryfuspelo interior, no exterior tem de levar o que nessa zona? Uma rede de reforço? A mesma rede que se deve usar para evitar as fissuras em volta das janelas e portas?

Também penso que uma rede evitaria fissuras...
  7.  # 508

Colocado por: ****Então fica no ar a questão antigamente , era tudo betonado contra o tijolo ,(pilares,laje,vigas), o que não faltam são casa sem uma unica fissura , e a única espuma era a da sagres.

Verdade, mas antigamente entre a estrutura e os rebocos demoravam se anos. Tempo suficiente para haver os acentamentos todos e mais alguns. Só depois se rebocava, aquilo já pouco mexia. Hoje entre a estrutura e os rebocos são 3 ou 4 meses apenas
  8.  # 509

Colocado por: zedasilvaNeste caso o exterior é ETICS. No interior leva tetos falsos. Como digo sempre as técnicas devem ser adequadas a cada obra em concreto e não usar receitas tipo
    Concordam com este comentário:zinna,ghost12

Ok. Se não levasse ETICS e tectos falso já não prescrevia essa solução?
  9.  # 510

E as moradias tinham metade do tamanho e pilares de 5 em 5 metros
  10.  # 511

Colocado por: ghost12

Ok. Se não levasse ETICS e tectos falso já não prescrevia essa solução?

Se houver sancas fica o problema resolvido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus
  11.  # 512

Se houver sancas fica o problema resolvido
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dryfus

E no exterior?
  12.  # 513

Colocado por: ghost12E no exterior?

Ó ghost12 você é um chato. :))
    No exterior depende do tipo de acabamento. Se for rebocos, deixar uma junta apenas ligeiramente superior à flecha das vigas e reforçar essa zona com redes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  13.  # 514

Ó ghost12 você é um chato. :))
    No exterior depende do tipo de acabamento. Se for rebocos, deixar uma junta apenas ligeiramente superior à flecha das vigas e reforçar essa zona com redes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12

Eu gosto de aprender! :)

Mas... e quando a flecha é negativa??

Não precisa responder! :)

Do meu ponto de vista, essa técnica pode criar mais problemas do que aqueles que resolve.
  14.  # 515

Colocado por: ghost12Do meu ponto de vista, essa técnica pode criar mais problemas do que aqueles que resolve.

Quer explicar o seu ponto de vista?
    Tb eu gosto de aprender. E confesso que já mudei de opinião muitas vezes ao longo dos anos.
    Sendo esta uma área tão complexa o que hoje é verdade amanhã pode revelar-se não ser bem assim
  15.  # 516

Quer explicar o seu ponto de vista?
    Tb eu gosto de aprender. E confesso que já mudei de opinião muitas vezes ao longo dos anos.
    Sendo esta uma área tão complexa o que hoje é verdade amanhã pode revelar-se não ser bem assim

Quando no interior temos tectos falsos ou quando no exterior temos etics ou fachada ventilada, por exemplo, penso que é uma boa solução no sentido de não serem transmitidas cargas nas paredes exteriores ou divisórias.
    Nas outras situações pode facilmente causar fissuras horizontais nos locais onde leva a espuma ou xps, porque os revestimentos também não vão suportar as cargas.

Fiz uma obra onde tinha uma viga com um vão de 11m e na parede divisória que alinhava com a viga coloquei 5cm de espuma no topo por causa dos quase 3cm de flecha previstos. Se não levasse tectos falso acha que algum revestimento com rede ou alguma moldura se aguentava sem fissurar?
  16.  # 517

5cm nem com uns grampos.
    Tudo o que seja acima de 2cm já acho que é pior a "emenda que o cimento"
    É por isso que cada caso é um caso, as coisas devem ser analisadas e não adotar receitas tipo.
  17.  # 518

Uma viga com 11m deformar 3 cm, é mau sinal.tudo o que seja enchimentos superiores a 2, 3cm seja Pu, ou xps, vai fissurar. Neste caso tem o santo que ajuda, ou seja o etics tapa e mesmo que fissure por dentro dificilmente se notara. De qualquer forma desde o inicio que sempre disse que nao aceitaria executar a obra nessa ordem de trabalhos.
  18.  # 519

Colocado por: riscosDe qualquer forma desde o inicio que sempre disse que nao aceitaria executar a obra nessa ordem de trabalhos.

Qual ordem?
  19.  # 520

O exemplo foi um caso extremo, mas se a flecha for 1cm, será que algum revestimento com rede ou alguma moldura se aguenta sem fissurar?

0.1937 seg. NEW