Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Venho solicitar ajuda para o seguinte:

Comprei casa a 26.03.07, sou sozinha, vivo de um rendimento mensal médio de 600€.
    Dada a minha idade (27 anos), e prazo de anos para pagamento da hipoteca, ficou estabelecido para o 1º ano de pagamento o pagamento de 238€ mensal, tendo este valor aumentado até aos 277€ até Janeiro de 2008, em consequência da subida da taxa de juro.
    A partir da prestação de Fevereiro até à corrente, debitaram-me uma prestação de 396€ alegando que eu não teria usado o cartão de crédito, de facto esta informação consta da escritura, mas, como confiei na pessoa que me tratou do empréstimo, e essa pessoa não me alertou para este facto, simplesmente não fiz uso do mesmo.
    Só passados 10 meses do empréstimo, é que me alegam esta situação (estando eu ainda no spread 0%), gostaria de saber se esta situação legalmente é possível ou não?

Desde o dia 06.02.08 que foi solicitado um estorno do valor cobrado a mais, até ao momento sem qualquer resposta.

Neste momento, a minha situação é grave e extremamente precária, pois não tenho condições mínimas de sobrivência.
    Apesar dos meus esforços, não tive qualquer apoio do Santander Totta, afim de resolver o meu problema, neste sentido gostaria de saber quais as medidas a tomar, para entregar a casa ao banco.

Muito Obrigada,

Andreia Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Parreira
  2.  # 2

A sua situação é extremamente complicada, e delicada. Como tal, aconselho-a a dirigir-se ao banco e expor a situação. Só conhecendo a situação documentalmente e profundamente, se poderá opinar realisticamente.
  3.  # 3

Cara Andreia1980, se entretanto decidir seguir o conselho do Parreira e falar com o banco, deixe-nos a par da evolução do processo e do resultado.
    Há muita gente na sua condição.

Obrigado.
  4.  # 4

Atenção. O santander aceita a casa, é só colocar a situação ao gestor de conta, porque eles preferem ter um credito resolvido, do que uma situação incobrável.

O processo deles é avaliar a casa e se esta tiver o mesmo valor da dívida eles ficam com ela. è possível que tenha de liquidar a clausula de rescisão do crédito (3 OU 4% da dívida), mas para isso eles até fazem um crédito!

Boa sorte
  5.  # 5

ola a todos
    como muitas outras pessoas a minha situação financeira nao é das melhores
    acabei de me divorciar,tenho 2 filhos menores,um vencimento de 420 euros e uma prestação da casa de 400
    tou a pensar em ir ao banco e tentar entregar a casa,pensamos em vende la mas enquanto isso nao acontecer tenho de a pagar na mesma o que é impossivel, a pensao de alimentos que o pai dos meus filhos dá nem para a prestaçao da casa dá a unica soluçao é mesmo entrega-la se o banco aceitar
  6.  # 6

boas a todos
    o meu caso é o seguinte temos 4 prestações atrasadas, um rendimento de 1060€ somos 5 pessoas e pagamos 650€ de casa evidentemente que nao dá! já tentei entregar a casa e o banco, cx geral depositos diz que nao aceita....há alguem nesta situação? que fez? quais os procedimentos a tomar? é que por este andar a divida só vai aumentando...além de que o valor que pedimos sobre a casa em 2006 é superior ao que ela vale neste momento....
    agradeço ajudas....
    Concordam com este comentário: Adolfo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adolfo
  7.  # 7

Anónimo disse:
    Olá a todos. De acordo com as exposições, mensalidades algo elevadas para as possibilidades de cumprimento das obrigações perante os credores.
    Porque não renogueceiam a divida contraída, prolongando-a no tempo e assim baixarem a mensalidade?
    Outra hipótese, é pedirem apoio à Deco como renogueciar a divida perante a entidade financeira.
    Espero que tudo corra bem.
  8.  # 8

Se alguma pessoa das que estão com situações complicadas tiver imoveis para vender na zona de Santarém, diga-me por aqui.
  9.  # 9

olá a todos.
    esta mensagem é para o Sr. parreira.
    eu tenho um apartamento para venda no concelho de almeirim, santarém.
    se estiver interessado diga-me, por favor.
  10.  # 10

ELISETE disse:
    minha casa estava com 3 prestaçoes atrasada e a caixa me tomou ela. agora esta vindo pessoas para olhar a mesma para compra. gostaria se sou obrigada a deichar com essas pessoas entrem. obrigado
  11.  # 11

Alguem com casa para vender no Algarve? se houver contactem! [email protected]
  12.  # 12

parreira tenho uma magnifica moradia a muito bom prco para vender...em Santarem
  13.  # 13

Olá a todos

Eu também estou com os mesmos problemas com a minha casa: não pago a mensalidade desde Fevereiro, não consigo vender, e o banco não aceita a casa em cumprimento da divida; neste momento a minha dívida só tem vindo a aumentar, o que dificulta ainda mais a venda; o banco já ameaçou passar o caso para o contencioso. Não sei o que fazer e já consultei os serviços da Deco, mas não é possivel fazer nada, uma vez que o pedido de dação da casa ao banco não foi aceite.
    Moro em Custoias, Matosinhos. Se houver alguém interessado em comparar estou disponível. É um T3 com 4 anos.
    o meu mail é: [email protected]
    • zml
    • 26 maio 2008

# 14

Mas digame uma coisa (se souberem) tendo eu e a minha esposa um rendimento liquido de 1900 e termos um empréstimo da casa de 900€ e de um apartamento com uma prestaçao de 450 €( com a ilusão da troca de casa que já lá vão 3 anos ) e o carro com uma prestação 440€ , isto tendo em conta que na aquisiçao da casa a prestaçao tava em 610€ e o apartamento em 290€ , acham que seria viavel negociar com o banco para entregar a minha casa, já que a 4 anos que tento vender o apartamento e já a 1 ano que tenho a casa a venda ??? Ainda por cima a minha pirralha cada vez precisa de mais coisinhas ( tá agora com 19 meses ) alguem me pode ajudar numa situaçao destas?? tipo ... algum procedimento de entrega do imovel ao banco por algum motivo concreto .
  14.  # 15

boa tarde, tenho um t2 para vender...ainda nao tenho problemas de divida, mas como está a vida posso vir a ter a qualquer momento...o meu credito esta no bcp , a 1ª questao é no sentido se o bcp podera aceitar o apartamento pelo valor em divida...
    outra questao, tenho sido aliciado por diversas imobiliarias, o que é recomendavel? pelo que sei cobram cerca de 5%, obrigado , joao costa
  15.  # 16

Boa tarde , estou numa situação identica , comprei apartamento em dezembro de 2007 , pedi 85000€ 75000 para o apartamento e 10000 para as despesas , entretanto fiquei desempregado , o que acabou com o meu pé de meia , agora estou a receber 430€ e a minha esposa 408 , e a prestação está nos 406€ , mas entretanto para meu desespero , o nosso unico meio de transporte avariou de x , o que fez com que nós tivessemos de comprar um carro , para assim poder ir trabalhar , o que nos deixou com outra prestação de 180€ , com podem ver o que resta dos salários mal da pra comer , visto isto quero ou vender o apartamento ou entrega-lo , pra vender o banco diz k lhe tenho de dar 85000 mais 500€ de multa , o apartamento e um t2 em Arrifana - Sta. Maria da Feira com 5 anos , foi remodelado por nós , mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas de que o consiga vender por 85500 até porque por azar um investidor comprou o apartamento do andar de cima , e ta a tentar vende-lo por 80000.Para entregar ao banco tenho medo de ficarmos com os nomes manchados no Banco de Portugal , gostaria de saber se alguem me pode ajudar ou sabe o que posso fazer para entregar o apartamento ao banco e ficar o menos possivel prejudicado , há ja agora o banco e o Millenium BCP , que depois de alertado da minha situação diz nada poder fazer , até porque o empréstimo já e a 50 anos.
  16.  # 17

Anónimo disse:
    Boas

O grande problema é que na maioria dos casos o crédito disponibilizado pelos bancos é superior ao valor das habitações. Quando se pretende vender a casa por vezes a uma saída é efectuar um crédito pessoal para cobrir a diferença entre o valor de venda da habitação e o valor da dívida.

Em relação à dúvida de colocarem as casas numa imobiliária estou certo que é única maneira de mais rapidamente se desfazerem da casa. Se há alguém com possibilidades de a vender são as imobilárias. É para isso que trabalham e é por isso que cobram comissões. Não vivem do ar nem são samaritanos.

A questão que realmente se coloca é saber que imobiliária escolher. Creio que as melhores são aquelas que não se limitam a colocar a placa na janela na esperança que a casa se promova a ela própria.
  17.  # 18

O problema é que os bancos nao querem as casas porque sabem que em 99,9% dos casos perdem dinheiro nelas (em relação ao valor que emprestaram para as comprar) quando as vendem em leilão e ainda mais neste momento que ninguém compra nada está toda a gente a querer vender (só se for ao desbarato), dai que eles preferem continuar a explorar o preto com os jurinhos, comissõeszinhas, spreadszinhos e por ai fora.....

Mas pelos ultimos numeros apontados pelo banco de portugal sobre o crédito mal parado, a ideia que fica é que as pessoas simplesmente já se estão nas tintas (por motivos de força maior ou não) em relação a continuar a pagar os créditos ao banco, pois estão revoltadas com estas subidas escandalosas das taxas de juro e começaram-se a preocupar mais em ter que sobreviver sem ter os sanguesugas dos bancos ás costas!!

O que vale é que os que pagam dão tanto lucro que atenuam muito as perdas dos que deixaram de pagar.

Portanto os bancos vão continuar muito ricos e as pessoas que se metem com eles muito pobres.

Cumprimentos
  18.  # 19

O problema não é dos bancos, os bancos fazem o papel deles que é ganhar dinheiro.
    O problema são os portugueses que vivem acima das suas possibilidades, que não se controlam que gastam o que podem e o que não podem.
    Por exemplo uma casa custa 100 000.00, o português tipo vai ao banco e em vez de pedir 99 000.00, não pede 110000.00 porque assim já compra o carro (para dar nas vista porque o antigo ainda trabalha), tem uma televisão mas compra um plasma, mais um sistema de som 5.1, mais uma mobília (a antiga ainda servia), etc.
    E como se ainda não chegasse já não vive sem 2 telemóveis, sem tv cabo, sem internet, sem férias, sem o tabaco, sem umas cervejas, etc..
    Para compor o ramalhete estão todos a ficar deprimidos porque passam os dias nos centros comerciais e ficam frustrados porque com o apelo ao consumo não podem fazer mais umas compras lá para casa. etc
    Por isso não digam que a culpa é dos bancos!
  19.  # 20

... e esses Portugueses, segundo o Socrates serão perto de 1 milhão de familias, poderão no ano que vem deduzir mais despesas relacionadas com a casa... ou seja aqueles que continuam a cumprir as suas obrigações, mas que tem o "azar" de ganhar mais de 10000 euros por ano, perdão ganhar não, declarar é a palavra correcta, não terao direito a um aumento igual da deduçaõ das despesas em sede de irs.

Se alguma razão havia, a classe média em Portugal tem mais que os dias contados!

um abraço

0.0230 seg. NEW