Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    tenho uma potencia contratada de 3,45kVA 15A.
    Tenho o contador longe do quadro.

    E quero um aparelho que dispare sempre antes que os novos contadores da EDP.
    Existe algum disjuntor de 14,9A ?
    Ou algo do género que dispare sempre antes do que o contador da EDP ?

    Obrigado,
    Pedro
  2.  # 2

    Acho que você está a ver a coisa ao contrário: se o disjuntor da EDP está sempre a disparar, é porque tem menos potência contratada do que as suas necessidades!
  3.  # 3

    Ou tem algum bypass ao contador..:-)
  4.  # 4

    Colocado por: BelhinhoOu tem algum bypass ao contador..:-)


    e onde é que se consegue fazer um bypass ao preço que a EDP nos cobra?
  5.  # 5

    Vcs não estão a ver o problema , ele deve ter o contador na rua ( ou longe de casa ) quando dispara é uma chatisse porque tem de la ir fora rearmar .....

    Disjuntores de 15 A não existem ( 14,9 mt menos) ( o disjuntor da EDP aguenta uns 18A durante uns 20segundos isto por experiencia propria)

    Aconselho a montar un deslastrador/ relé de intensidade com potencia regulavel , este vai medir a corrente solicitada quando chegar a determinado valor desliga automaticamente, voltando a ligar mais tarde.
    Por exemplo

    http://www.hager.pt/catalogo-de-produtos/aparelhagem-mural-+-automatismos/gestao-de-energia/deslastradores/rele-de-intensidade/ed183/13568.htm


    Tem de ser acoplado a um contactor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  6.  # 6

    Colocado por: master_chief

    e onde é que se consegue fazer um bypass ao preço que a EDP nos cobra?

    Uiii. Tanta gente que o tem.
  7.  # 7

    Colocado por: petersnowsE quero um aparelho que dispare sempre antes que os novos contadores da EDP.

    Se for um contador dos novos, não precisa de nada, ele rearma sozinho. Quando ele disparar vá ao quadro, desligue o primeiro disjuntor que tiver (normalmente é o diferencial) durante uns segundos e depois volte a ligar. Nessa altura o da EDP já deve ter rearmado também
  8.  # 8

    Margarett , por aqui não rearma sozinho ..... é preciso la ir carregar no INF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  9.  # 9

    Colocado por: BelhinhoOu tem algum bypass ao contador..:-)


    Se tivesse bypass, não estava preocupado que ele disparasse.

    é porque tem menos potência contratada do que as suas necessidades!

    Eu sei disso, mas actualmente é a potencia maxima disponível que possso contractar.
    Estou a tratar disso, mas ainda vai demorar (novo ramal, certificação, ...)
    E não quero estar a descer as escadas do predio cada vez que dispara (o contador está na entrada).


    Colocado por: larkheVcs não estão a ver o problema , ele deve ter o contador na rua ( ou longe de casa ) quando dispara é uma chatisse porque tem de la ir fora rearmar .....


    Disjuntores de 15 A não existem ( 14,9 mt menos) ( o disjuntor da EDP aguenta uns 18A durante uns 20segundos isto por experiencia propria)

    Aconselho a montar un deslastrador/ relé de intensidade com potencia regulavel , este vai medir a corrente solicitada quando chegar a determinado valor desliga automaticamente, voltando a ligar mais tarde.
    Por exemplo

    http://www.hager.pt/catalogo-de-produtos/aparelhagem-mural-+-automatismos/gestao-de-energia/deslastradores/rele-de-intensidade/ed183/13568.htm


    Tem de ser acoplado a um contactor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:petersnows


    larkhe, muito obrigado é isso mesmo que quero fazer.
    Quando diz, "voltando a ligar mais tarde", não pode ser feito de maneira manual ?
    A pessoa ir la e rearmar ? Como se faz com um disjuntor ?

    Falaram-me também de disjuntores de motor:
    http://www.hager.pt/catalogo-de-produtos/distribuicao-de-energia/proteccao/disjuntores-motores/disjuntores-motores/mm511n/18720.htm
    Será que funciona também ?


    Muito Obrigado,
    Pedro
  10.  # 10

    Não vejo como um disjuntor de motor o possa auxiliar no que pretende...

    Existem disjuntores ajustáveis, mas são caríssimos e o seu ajuste não é trivial (não é apenas um comando que ajusta a corrente...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  11.  # 11

    Os disjuntor de motor tb daria , mas tem um problema teria de os regular para uma corrente muito mais baixa pois como são para motor tem uma especificaçao diferente que passo a explicar

    Como tem uma componente termica não disparam a primeira tem de estar um x tempo com a corrente acima do regulado pois os motores são maquinas que tem picos e não pode disparar só por causa de um pico de funcionamento e do pico de arrnaque que pode chegar a 7 vezes a corrente nomeinal do motor.(estes disjuntores Curva D normalmente)

    Para o usar e disparar antes do Contador teria de o regular ai para 10 ou 11 A, teria de passar montes de tempo a ensaiar ate chegar a um valor que o fizesse disparar antes do contador.


    O que deveria colocar mesmo era o deslastrador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  12.  # 12

    larkhe , mais uma vez Obrigado.
    Ja aprendi mais.

    >> O que deveria colocar mesmo era o deslastrador.

    Ok, entendi.

    >> chegar a determinado valor desliga automaticamente, voltando a ligar mais tarde

    Existe algum que eu depois possa rearmar manualmente ? Em vez de se ligar automaticamente.
    Pode-me indicar um contactor para ligar ao deslastrador que me indicou ?

    Obrigado,

    Pedro
  13.  # 13

    Colocado por: larkheMargarett , por aqui não rearma sozinho ..... é preciso la ir carregar no INF
    Estas pessoas agradeceram este comentário:petersnows


    Além de desligar o disjuntor geral desligue os parciais a montante, espere 5 a 10 segundos e volte a ligar tudo, a box deve rearmar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  14.  # 14

    Fale com a EDP.
    Desligando o geral no interior da casa, 3 segundos , o do exterior rearma automaticamente.
    No entanto houve um conjunto de contadores instalados que não permitem isso (embora devessem).
    Há ainda outra condição se o cabo entre o exterior e o interior for muito longo, também não vão rearmar automaticamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  15.  # 15

    Vou testar... a desligar o diferencial embora no meu caso não faça grande sentido um esta separado do outro 10cm ....


    Pode é ajudar o Colega Petersnow
  16.  # 16

    Sim funciona nos contadores recentes.
    Foi-me dito isso pelos funcionários da EDP, pois não sei se é o vosso caso, mas no meu, tenho o contador no mural da rua.
    Para aceder ao contador tenho de abrir a porta das infraestruturas, abrir a porta do contador de energia e retirar um painel transparente, que tem quatro parafusos, que só saem com chave de rendas finas.
    Ora este processo no inverno, à chuva, x2, é uma pouco penoso.
    Assim, desligando o diferencial de casa por 3 segundo, o contador rearma automaticamente, excepto, se o contador for de uma série que veio com o problema de não rearmar, ou então se o ramal for muito longo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersnows
  17.  # 17

    o meu é destes
      3-YuxuJyLKUSOwwd9-V_wuHn0GPHDl7l6m1dlovpqhE.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: callinas(...)tenho o contador no mural da rua.

    Eu moro num apartamento e o meu está na numa caixa na parede do corredor. Não tenho acesso ao interior para chegar ao tal botão (quer dizer, teria mas é como dizia, chaves e desaperta e tal, claramente não é pensado para ser feito assim).

    larkhe é igual ao meu. Devia rearmar sozinho, se não o faz é chatear a EDP ;-)
  19.  # 19

    Colocado por: callinasHá ainda outra condição se o cabo entre o exterior e o interior for muito longo, também não vão rearmar automaticamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:petersnows

    Espero que não seja o meu caso.
    Vou testar e depois digo algo.

    Ja agora , exite algum deslastrador/ relé de intensidade com rearme manual ?
    Os que li, religavam os circuitos não prioritários, passados 5/10 minutos.
  20.  # 20

    Um electricista pode fazer um circuito que obrigue a rearme manual.
 
0.0220 seg. NEW