Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um problema em mãos. As peças na foto pertencem a um piano digital. São alavancas em nylon onde estão embebidos uns pesos. Ora, com o uso e o passar dos anos, o nylon vai retraindo, rachando em torno do peso, até que a peça parte em dois. Já tive que trocar algumas.

    O piano tem nada mais nada menos que 88 peças destas. O custo de 88 peças novas não compensa, mais vale comprar um piano novo. Usadas, no ebay, também estão rachadas, não prestam.

    Como utilizador doméstico, costumo usar cola "Araldite", que é uma cola epoxy.

    A resina epoxi tem a vantagem, face a outras colas, de fazer preenchimento de espaços, e de aderir bem em plásticos.

    Quero preencher aquelas rachas em todas as 88 peças com epoxi, de forma preventiva, a ver se o piano me dura mais alguns anos. No entanto, a "Araldite" tem uma formulação demasiado pastosa para o que pretendo (as rachas têm menos de 1 mm, difíceis de preencher mesmo com espátula).

    Que outras formulações comerciais de epoxi conhecem, mais fluídas, que eu possa tentar usar com paciência e jeito, para preencher as fendas?
      fendas.jpg
  2.  # 2

    Realmente, a cola araldite é pastosa, não se infiltra na fissura que apresenta.
    Terá que ser uma cola liquida, tipo Super cola 3, que também existe para plástico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 3

    Colocado por: sizeRealmente, a cola araldite é pastosa, não se infiltra na fissura que apresenta.
    Terá que ser uma cola liquida, tipo Super cola 3, que também existe para plástico.


    Mas a Super Cola 3 (cianoacrilato) não faz preenchimento, e seria importante fazer o preenchimento dos espaços ocos.
    • Dj_C
    • 6 junho 2018 editado

     # 4

    Talvez este, será que não serve para o que pretende?
    Só não o consigo ajudar sobre onde adquirir. :(

    Cumps,
    Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  4.  # 5

    Experimente numa peca colocar bicarbonato de sódio na fissura e depois por cima o cianoacrilato.
    É uma técnica muito usada na construcao de modelos para secagem quase imediata da cola e preenchimento de espacos.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 6

    Colocado por: Dj_CTalvezeste, será que não serve para o que pretende?
    Só não o consigo ajudar sobre onde adquirir. :(

    Cumps,
    Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    De facto não é fácil encontrar à venda (pelo menos on-line)! :)
  6.  # 7

    Colocado por: RCarvalhoExperimente numa peca colocar bicarbonato de sódio na fissura e depois por cima o cianoacrilato.
    É uma técnica muito usada na construcao de modelos para secagem quase imediata da cola e preenchimento de espacos.


    Curiosamente ontem tropecei num vídeo no Youtube em que faziam exactamente isso (no caso, para reparar um guitarra)!

    Pelo menos é fácil e barato, não custa experimentar!
  7.  # 8

    No entanto, segundo percebi, o material resultante da mistura do cianoacrilato com bicarbonato de sódio é muito quebradiço, e aquelas peças estão sujeitas a muita porrada e muitas vibrações. Hummm, será que resiste? Pelo preço experimento, mas se souberem de alguma coisa mais flexível que aguente vibrações, sou todo ouvidos!
    •  
      larkhe
    • 6 junho 2018 editado

     # 9

    Vi isto ha dias numa feira tecnica em Munique, e pareceu me muito bom.Devem ter a solução que precisa:)

    https://pascofix.de/eng/


    e esta muito parecida

    https://schwanheimer-industriekleber.de/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 10

    Com epoxy pode tambem aquecer um pouco em banho maria, vai ficar um bocadinho mais liquida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 11

    Tente preencher as frinchas com algodão, talvez co ajuda de uma agulha. E muita paciência. Depois a supercola por cima. O algodão absorve a cola e fica como ferro. Vai ver que resolve o problema.
  10.  # 12

    Colocado por: luisrdsTente preencher as frinchas com algodão, talvez co ajuda de uma agulha. E muita paciência. Depois a supercola por cima. O algodão absorve a cola e fica como ferro. Vai ver que resolve o problema.


    Talvez não seja boa ideia com algodão:

    https://www.youtube.com/watch?v=HWbcoCtT1oA
  11.  # 13

    Desculpe, mas inglés não é o meu forte.

    Mas o que lhe posso dizer é que já resolvi alguns berbicachos (briocolage) com esse sistema. E nem de perto nem de longe se passou qualquer coisa de anormal!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  12.  # 14

  13.  # 15

    eu costumo comprar epoxi liquido e endurecedor num fabricante de tintas aqui da zona, esse epoxi é liquido o suficiente para entrar nessas fendas e fica muito resistente, mas não sei se aguentará esse tipo de esforço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 16

    Colocado por: Ivo F.eu costumo comprar epoxi liquido e endurecedor num fabricante de tintas aqui da zona, esse epoxi é liquido o suficiente para entrar nessas fendas e fica muito resistente, mas não sei se aguentará esse tipo de esforço.


    Tem designação comercial?
  15.  # 17

    Não sei, não vendem a público para mim vem em latas brancas, sem marca.

    Mas de certeza que arranja em casas de tintas ou de químicos.


    A viscosidade é mais ou menos isto

    https://youtu.be/qQrRVUarzPc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  16.  # 18

    Pode sempre chanfrar as fissuras com uma dremel e depois colocar o epoxi da araldite. O epoxi vai acabar por entranhar mesmo nas frestas mais pequenas e com o chanfro vai-se manter no local sem derramar ou espalhar, permitindo a ocupacao de frestas que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  17.  # 19

    veja na wurth que devem ter disso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
 
0.0204 seg. NEW