Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ainda não perdi a esperança de voltar a encontrar a minha banheira bem-amada, que tinha exactamente as dimensões que me convinham. Pedi ao senhor que me refez a casa de banho que visse nos registos dele, pode ser que ele encontre a marca (não é Kaldewei, porque é acrilica); não tenho a certeza de que esta Bassino, ou uma ainda menos profunda (a Saniform Medium) sejam exactamente o que eu quero. Acho que vou tentar vê-las ao vivo. Bonitas são, especialmente a Bassino, mas mais importante para mim são as dimensões exactas.
    • kami
    • 16 agosto 2009

     # 22

    Boas

    Se me permitem opinar banheira VS poliban para quem tem dificuldades... escolham poliban! Acreditem por experiência própria que se precisarem de tomar banho... ou dar banho a alguém com dificuldades... vao fazê-lo no poliban! Existem até cadeiras de rodas próprias para ir para dentro do chuveiro...
    Se for alguém que não se possa sentar... então o banho passa mesmo por ser na cama... a não ser que a pessoa seja leve e a consigam levar ao colo para a banheira... mas é necessário muita força para isso...

    Cumps
  2.  # 23

    Kami, ha dificuldades e dificuldades. Concordo que, para uma solução, digamos, institucional, um duche (e nessa altura, o ideal é um duche à cota do chão, uma solução que parece fazer-se pouco em Portugal) é o mais conveniente, mas pode haver soluções mais adaptadas a determinadas pessoas. Por exemplo, um tetraplégico (ou seja, uma pessoa com uso nulo das pernas e bom uso dos braços) não ganha nada com um duche, em minha opinião. Uma banheira pouco profunda, ou eventualmente com um banco la dentro ou uma prancha atravessada é bem mais comodo. E ja agora, nem tem de ser dessas coisas que se compram nos catalogos especiais por uma pipa de massa, qualquer degrau de plastico, ou mesmo uma tabua de madeira serrada à medida (e que às vezes encaixa na perfeição nos descansos dos braços que algumas banheiras modernas têm) serve perfeitamente ;_)
    • kami
    • 16 agosto 2009

     # 24

    Boas

    Um tetraplégico... ganha imenso com um duche... ou acha que ele vai para a banheira todos os dias? Acha que é fácil? Se for uma base ao nivel do chão a maioria consegue tomar banho sem dificuldade... pois entram directamente no poliban na cadeira de rodas propria para o efeito! O mesmo acontece se partir uma perna... o que costuma acontecer é as pessoas metem um banco na base do poliban e outro banco mais fora para apoiar a perna... e tomam banho sem problemas... sozinhos! (dependendo da fractura... se for acima da tibia e peróneo já é mais dificil pois o gesso é maior...). O que se pretende é a melhor solução para o dia a dia...
    É claro que deve saber bem a um tetraplégico tomar um banho de imersão... mas não é todos os dias... a não ser que tenha uma criada para o ajudar sempre... o que a maioria das vezes não acontece. Quem o ajuda é a familiar que até trabalha e está cansada e usa a banheira apenas esporadicamente... pois no dia a dia o duche é muito mais pratico e menos cansativo... quer para quem dá o banho quer para o banhado!


    Estamos a falar no comum das casas portuguesas... em que por vezes alguém parte uma perna... ou alguém tem um AVC... que lhe limita os movimentos... por isso a pensar no futura optem pelo poliban! Se puderem ter as 2 coisas melhor... mas se tiverem de escolher a pensar no dia de amanhã optem pelo poliban. Conheço inumeros casos de pessoas com banheiras que as partiram para colocar polibans... porque partiram pernas ou porque tiveram AVC. Não conheço nenhum inverso!

    Cumps
  3.  # 25

    Colocado por: kami

    Conheço inumeros casos de pessoas com banheiras que as partiram para colocar polibans... porque partiram pernas ou porque tiveram AVC. Não conheço nenhum inverso!

    Cumps


    É verdade, até porque a maioria dos casos são pessoas que com a idade vão perdendo não só o equilíbrio mas também a força nos braços. Mas garanto-lhe que eu era capaz de o fazer! :-)

    E peço desculpa, mas usei tetraplégico em vez de paraplégico. Tem também toda a razão no primeiro caso, mas no segundo (que era aquele em que eu estava a pensar) não é tão evidente. Muitas pessoas em cadeira de rodas podem perfeitamente entrar e sair sozinhas de uma banheira (outras não, claro).

    O que eu quero dizer com isto tudo é que nem sempre as soluções apontadas como as melhores servem toda a gente, nem as propostas que se encontram no comércio são adequadas a todos. Não é por acaso que uma boa parte das pessoas com deficiências crónicas usa o sistema D e desenvolve soluções feitas por medida para as suas necessidades.. soluções essas que nem sempre são particularmente complicadas ou caras.
  4.  # 26

    Bom, consegui finalmente encontrar as indicações da banheira de que andava à procura, que era da Keramag, modelo Tipo:

    http://www.sanitaer-krug.de/sanitaer/wannen/asym1.html

    Digo que era, porque temo que já não fabriquem. É pena, porque tinha várias qualidades: era muito espaçosa para tomar duche, tinha fundo anti-derrapante e era menos profunda do que os outros modelos que há agora. Tinha um defeito, era bastante cara. Tem outro ainda pior, já não existe :-(
 
0.0133 seg. NEW