Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou prestes a fazer escritura da minha primeira habitação, já com crédito aprovado, avaliação feita, contrato assinado etc.
    O banco disponibilizou total de 92% do valor de compra, a avaliação foi super positiva, cerca de 30% acima do valor de compra estou então aqui com um achado em mãos.

O problema é que não tenho o dinheiro todo para a entrada, e despesas... tenho o dinheiro quase todo mas ainda assim fica a faltar uns 2000€ .

Estava a pensar, pedir um credito pessoal de 5000 para pagar tudo, e ainda conseguir mobilar o básico na casa. A questão é, nesta fase com a escritura marcada, se eu pedir um crédito, que está já pré aprovado noutra instituição, o banco em 2/3 semanas tem alguma hipotese de anular o negocio, escritura etc?

De salientar que a minha taxa de esforço com o credito de habitação só é de 15% e com o pessoal em cima passaria para cerca de 25/30% por isso perfeitamente suportavel.
  2.  # 2

Não consegues que o teu banco aumente o valor de emprestimo para mais 2000€?
    Com uma avaliação 30% superior ao valor da casa e uma taxa de esforço de apenas 15% devias conseguir negociar isso...
    Concordam com este comentário: luisDS
  3.  # 3

Colocado por: DanielGO banco disponibilizou total de 92% do valor de compra, a avaliação foi super positiva, cerca de 30% acima do valor de compra estou então aqui com um achado em mãos.

mas o banco disponibilizou 92% do valor da compra ou do valor da avaliação?

o melhor é falar primeiro com o banco, eles fizeram a pré-aprovação com determinados pressupostos você ao fazer agora um crédito pessoal noutra instituição, o outro banco ao formalizar o crédito vai ver que os pressupostos foram alterados e pode criar problemas.
  4.  # 4

Pelo que percebo o banco disponibilizou uma percentagem da avaliação que corresponde a 92% do valor de compra, uma vez que a avaliação veio alta. Ou seja, esse banco calcula a ltv pela avaliação, e se calhar, como diz o Dartas, ainda tem espaço para acomodar mais algum. Fale com o banco primeiro. Se tiverem uma solução sera sempre a mais barata!
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantos

mas o banco disponibilizou 92% do valor da compra ou do valor da avaliação?

o melhor é falar primeiro com o banco, eles fizeram a pré-aprovação com determinados pressupostos você ao fazer agora um crédito pessoal noutra instituição, o outro banco ao formalizar o crédito vai ver que os pressupostos foram alterados e pode criar problemas.

Deve ser 92% do valor de compra, sendo que se o valor da avaliação foi 30% superior, é provavel que o LTV seja 80% ou lá perto, em relação à avaliação, daí aceitarem isso. Se for 80% certos, não devem subir acima disso no empréstimo... Mas se for abaixo, devem conseguir negociar mais uns euritos para cobrir isso. Bem mais barato do que credito pessoal
  6.  # 6

Já tive a falar com o banco, eu teria bancos que me davam a totalidade, mas este aqui dispensou de fiadores e o spread a 1.5 versus os outros que me faziam de 1.95 para cima e pediam fiadores logo tive de ter a opção mais racional apesar de um esforço inicial maior que já antecipava.

O banco só dá 90%, mas depois da avaliação consegui uns trocos acima mas nao deram mais... acho que isto é ridiculo mas é assim que está e pronto, eu lá fiz as minhas contas e consigo dar o dinheiro todo, mas não me sinto confortavel a ficar digamos, desprevenido durante uns dias até ter o valor de credito pessoal na minha posse a pedir depois da escritura... vamos ver.

Vou comprar a casa por 65 mil e foi avaliada em pouco mais de 85.

0.0121 seg. NEW