Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Recentemente, na última refeição que cozinhei no meu forno encastrado Zanussi ZOB 141 X aconteceu algo estranho
    https://s22.postimg.cc/ygjmnb51t/zanussi-zob141x-1280x960.jpg

    Ao ligar a função de Grill fez um fumo estranho, ao início pensei que seria algum resto de comida que tivesse ficado agarrado às resistências, mas na realidade o cheiro era intenso e parecia algo mais que comida esturricada.. o que é certo é que não ligou a resistência do Grill...

    Já o tirei do móvel e estive a fazer umas medições, aquilo é um pouco simples, tem um [b]termostato [/b]do lado esquerdo onde definimos a temperatura e tem o botão do lado direito com as várias funções (Cima\Baixo\Grill).

    Inicialmente pensei que a resistência superior estivesse queimada
    https://s22.postimg.cc/xuunqwcgx/2150928.jpg

    No entanto, desliguei os fios, medi com o multímetro e o valor não me parece errado ou está? Num dos lados tem [b]32R [/b]e no outro [b]90R[/b]. Eu estava já preparado para comprar uma nova mas depois com estes valores não sei se está mesmo estragada (visivelmente não vejo nada de errado na resistência, a não ser um parafuso enferrujado que a segura por dentro, se tiver de a tirar tenho de ver depois como remover o parafuso ::)).

    O forno tem 1650 W, 230V, o valor da resistência devia de andar por volta dos 32R.. o que confere.

    Liguei o forno para o testar e agora pareceu-me que estivesse a funcionar corretamente, meti no grill uns segundos e a resistência aqueceu.. a luz piloto acendeu.. tudo Ok. A tensão nos contactos das resistências está correcta..

    Só me resta montar tudo e fazer um novo cozinhado para testar novamente.. pois pode ser só qdo está muito quente e que faça mau funcionamento nessa altura.

    Acham que a resistência está boa?
    A ser um problema de temperatura, será do termostato (regulador da temperatura) ou de um sensor NTC que parece que está instalado como segurança adicional.
  2.  # 2

    Update: Ontem fez-se um Bolo, não se usou o Grill mas o cheiro estranho voltou um pouco e mais para o fim é que ficou normal.. Fico sem saber se é das resistências ou de outra coisa qualquer.. o que acham?
  3.  # 3

    Veja se o comutador de funções ou o termostato não estão danificados.

    Por vezes basta um mau contacto nos conectores de facas (fast on) para começar a desenvolver calor e torrar os plásticos destas peças.

    O calor desenvolvido por maus contactos eléctricos também pode estar a torrar a lã de vidro do isolamento térmico.

    Já tiver este problema no meu forno Teka. No meu caso foi o comutador de funções que foi à vida, derretido. Infelizmente os fabricantes usam conectores "fast on" dos mais ranhosos, sem mola, e a força dos contactos vai enfraquecendo e depois desenvolvem-se estes problemas. Na máquina de lavar também tive aborrecimentos semelhantes, com uma fechadura de porta derretida pelo mesmo motivo.

    Quando estiver com o forno cá fora e desmontado, aproveite e tire cada conector fora e dê-lhe um pouco de aperto preventivamente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jforum
 
0.0095 seg. NEW