Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: zedasilva
    Nuno
    Se reparar a tela é composto por alvéolos de forma cónica.
    As cargas são transmitidas diretamente ao terreno e não aos alvéolos


    Mas em menos área de entrega de tensões. Ou seja, a tensão sobre o terreno é maior do que no caso em que não temos tela. A proporção desta redução relaciona-se directamente com a área de pitons.

    É um bocado teórico, mas está lá.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 22

    Colocado por: SkinkxÉ um bocado teórico, mas está lá.

    Verdade!
    Mas creio que todos os projetistas já tem isso em consideração.
    :)))
  3.  # 23

    Colocado por: zedasilva
    Verdade!
    Mas creio que todos os projetistas já tem isso em consideração.
    :)))


    No limite atinge-se a tensão do terreno, a fundação cede ligeiramente (1/2 cms) e o topo dos pitons entra em contacto com o terreno e estabiliza. E não deve rachar até acomodar... :-)

    Ninguém projecta tendo isto em conta, acho que nem sequer vi isso ainda em qualquer pormenor, só nas suas "bricolages" é que vejo telas pitonadas na base.
  4.  # 24

    Colocado por: Anonimo1210

    Concluindo, é bom ou não a tela pitonada?

    Shink o que na sua opinião acha melhor?


    É melhor que não ter nada, pode resolver pouco se não for acompanhada de drenagem e pode resolver bastante se tiver drenagem adequada.

    IMHO, é mais importante para impedir as humidades ascensionais e servir de corte à capilaridade. Daí que seja importante que a mesma esteja acompanhada de drenagem: brita ou enrocamento e drenos, porque se a água não subir por baixo, vai contornar a tela e sobe na mesma. Tendo brita e drenos, não tem por onde subir.

    Admito que nisto o Zé até é mais ousado e versado que eu, mas esta é a minha opinião.
  5.  # 25

    Se colocarem telas pitonadas, pelo menos deixem os pitons virados para cima, caso contrário vão existir assentamentos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, NLS
  6.  # 26

    Continua a saga das fundações,
      2017-01-12 11.12.47.jpg
  7.  # 27

    +1
      2017-01-17 15.00.58.jpg
  8.  # 28

    davidspt
    Não gosto da batota que vai fazer com os tirantes de escoramento da cofragem :)
    A pintura asfáltica nesse betão de limpeza "irregular" terá pouco efeito.
    Nota-se a vontade de querer fazer bem, é com este tipo de empreiteiro que gosto de trabalhar. Aqui o fiscal não é o gajo que vai à obra dizer que isto e aquilo está mal. Aqui o fiscal vai à obra para em conjunto com os executantes tentarem fazer melhor
    Concordam com este comentário: Dos Santos, FJDMC
  9.  # 29

    Colocado por: PicaretaSe colocarem telas pitonadas, pelo menos deixem os pitons virados para cima, caso contrário vão existir assentamentos.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Ainda ontem pensei nisto e se calhar, com o betão de limpeza por baixo (onde ele existir) isso não deve acontecer.
  10.  # 30

    Colocado por: SkinkxAinda ontem pensei nisto e se calhar, com o betão de limpeza por baixo (onde ele existir) isso não deve acontecer.

    O que eu sei é que a tensão que deveria ser aplicada em toda a área da sapata, passaria a ser aplicada apenas em 5 ou 10% dessa área, que é a área do topo dos pitons, isso criaria tensões elevadíssimas que podem dar problemas. Se não levar betão de limpeza, vai haver assentamentos, com o betão de limpeza sobre um solo bem duro a coisa é capaz de escapar, mas se o solo não for bem duro não sabemos o que poderá acontecer.
    É como se estivéssemos a fazer o pino com as palmas da mão no chão, e depois fazíamos o pino apoiado nas pontas dos dedos !!!
  11.  # 31

    Uma opção seriam as telas asfálticas?
  12.  # 32

    Mas alguém aplica a tela com os pitons virados para baixo?
  13.  # 33

    Colocado por: zedasilvaMas alguém aplica a tela com os pitons virados para baixo?


    Nunca subestimes a mente humana, Zé...
    Concordam com este comentário: zedasilva, Dos Santos
  14.  # 34

    Colocado por: Picareta
    O que eu sei é que a tensão que deveria ser aplicada em toda a área da sapata, passaria a ser aplicada apenas em 5 ou 10% dessa área, que é a área do topo dos pitons, isso criaria tensões elevadíssimas que podem dar problemas. Se não levar betão de limpeza, vai haver assentamentos, com o betão de limpeza sobre um solo bem duro a coisa é capaz de escapar, mas se o solo não for bem duro não sabemos o que poderá acontecer.
    É como se estivéssemos a fazer o pino com as palmas da mão no chão, e depois fazíamos o pino apoiado nas pontas dos dedos !!!


    Picareta, não me fiz entender.

    Se for com os pitons virados para baixo, directamente no terreno, há assentamento mas só até ao piton, depois estabiliza.

    Se for de piton virado para cima, sobre betão de limpeza, a tensão é maior mas também é na zona do betão de limpeza, que é mais resistente, e depois este assegura a redistribuição ao terreno natural.

    A única coisa que me parece verdadeiramente errada é o piton para baixo directamente no terreno.
  15.  # 35

    vocês já pensaram em ir trabalhar para o Técnico? para a área de laboratório? é que discutem cada coisa que parecem "ratos" da laboratório..
    Concordam com este comentário: Skinkx, Dos Santos
  16.  # 36

    Colocado por: riscosvocês já pensaram em ir trabalhar para o Técnico? para a área de laboratório? é que discutem cada coisa que parecem "ratos" da laboratório..
    Concordam com este comentário:Skinkx


    foi um acto de masturbação intelectual... LOL
  17.  # 37

    Colocado por: Anonimo06082021terrinha e siga....

    É verdade que ainda se encontra muita obra assim.
    Felizmente hoje os DO estão mais exigentes, inclusive com os seus técnicos de fiscalização.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  18.  # 38

    Colocado por: Skinkxfoi um acto de masturbação intelectual...

    Que é o que falta nas nossas obras.
    Depois deveremos saber reter apenas o essencial e o adequado a cada situação.
  19.  # 39

    E continua a saga,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      2017-01-16 17.10.56.jpg
  20.  # 40

    Colocado por: davidsptE continua a saga,

    Gosto!
 
0.0255 seg. NEW