Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Sou novo aqui no fórum apesar de já acompanhar à bastante tempo só à pouco tempo decidi me registar para estar mais envolvido.

    E preciso da ajuda de quem está familiarizado com este tema.

    Em casa da minha namorada tem um contador que eu nunca tinha visto e pelo que percebo aquilo está um bocado perigoso.
    A estrutura por fora é toda em metal, e depois só tem um interruptor de 16A como se vê pela imagem para a casa toda, com termo acumulador e tudo (sinceramente não sei como aquilo funciona :|)

    Eu estou por dentro dos termos da electricidade e gosto bastante desta parte, e estou a pensar seriamente tirar um curso para seguir na área.
    Tenho mais ou menos o esquema montado na cabeça mas queria ter confirmação de que não faria asneira quando fizer a alteração.

    Pelo que vejo pelas tomadas já existe ligação à terra.

    Irei comprar material todo novo e só utilizarei os tubos que já lá estão para passar os novos fios.

    A minha duvida prende-se com o facto de que tenho visto que uns aconselham um interruptor diferencial de 300mah e ou de 30mah, porque ou é muito sensível ou porque é pouco e dizem que o de 30mah caso funda uma lâmpada que aquilo vai abaixo.

    A questão é posso colocar um de 300mah na entrada de ???20A???, distribuindo por vários disjuntores de 16A(Tomadas), 10A(Iluminação) e 20A (Garagem) e aí faria um segundo quadro porque têm máquina de lavar, frigorífico, arca com separadores para cada, e depois na instalação principal colocaria outro interruptor diferencial de 30mah onde distribuiria para as WC (Tomadas) toalheiro eléctrico e termo acumulador?

    O dinheiro não é muito para investir e como tenho gosto pela área e alguns conhecimentos gostaria de fazer eu o trabalho.

    Desculpem se a pergunta é demasiado óbvia, mas sem perguntar não se aprende :)

    Envio abaixo foto do quadro eléctrico.

    Cumprimentos,
    E agradeco desde já toda e qualquer ajuda que possam dar.
      IMG_20180524_131947.jpg
  2.  # 2

    Nessa imagem não existe contador, existe sim, o diferencial da EDP. ( equipamento com caixa de plastico cinzenta) , á esquerda... salvo melhor opinião, ou sem mais dados diria que é o Quadro electrico!!!! com somente um circuito e protegido a 16A.

    À direita, junto á antiga caixa de telefone, aquilo es´ta tudo queimado porque razão? o que esteve ali instalado?

    Assim, sendo , não se deve aventurar a alterar instalações para o qual não está minimamente habilitado. Chame um electricista e faça uma vistoria tecnica à inst. electrica... além do quadro novo e prtoecções, haverá concerteza mexidas a efectuar nos circuitos da instalação.
  3.  # 3

    Sim, peço desculpa não queria dizer contador mas sim quadro electrico com um disjuntor.

    O que já lá esteve não sei, nem mesmos os donos da casa sabem pois a casa têm mais de 50 anos e foi adquirida à alguns anos atrás.

    Como disse o orçamento não é muito pelo que se pudesse poupar na mão de obra já seria muito bom.
  4.  # 4

    Colocado por: JMatos25Como disse o orçamento não é muito pelo que se pudesse poupar na mão de obra já seria muito bom.


    Pois, mas há coisas que devem ser feitas por quem sabe.... Arrisca-se a ter consequências desastrosas ( para si e/ou patrimoniais) e com a segurança eléctrica não se brinca.
  5.  # 5

    Sim, claro que compreendo e sei os riscos que uma eventual ligação mal feita pode causar, mas também não sou nenhum leigo na matéria, só queria ter mais algumas opiniões de pessoal que faz disto o seu dia-a-dia.
    Em minha casa fui eu que fiz a instalação e até agora não houve problema, mas também não tenho alguns aparelhos que têm na casa dela.
  6.  # 6

    Mais alguém que me possa ajudar?
    Obrigado
  7.  # 7

    Normalmente nestas instalações antigas desse disjuntor sai corrente para a casa toda por um tubo que depois é ramificado por diversas caixas de derivação. Dado a idade da instalação o mais certo é ser tubo VD com um diâmetro não maior que 20. Se a ideia é criar vários circuitos indepentes não estou a ver como é que vai conseguir passar diversos fios pelos tubos originais.

    Mas isso só olhando para a instalação, até porque pelo que diz as tomadas já têm terra, a casa já deve ter tido alguma renovação a nível de electricidade.

    Eu na casa que ando a restaurar tinha uma instalação assim parecida. De um disjuntor saia um fio de 1.5mm2 para a casa toda.
      IMG_20180223_105132.jpg
  8.  # 8

    Nunca tinha visto esse modelo de disjuntor diferencial...
    Secção de 1.5mm2 para a casa toda, protegido a 16A.. Xiça.... Isso é um perigo...
  9.  # 9

    Colocado por: JMatos25Pelo que vejo pelas tomadas já existe ligação à terra.
    O facto de ter tomadas preparadas para terem terra, NÃO QUER DIZER que tenham ligação à terra!
    Fez alguma medição que o comprove?
    (comece por aqui).
  10.  # 10

    É muito incómodo fazer passagens de tudo novo e fazer o quadro todo novo? Não tem tectos falsos pra fazer passagens e tentar reduzir nos rossos? Senão vai ficar aí sempre uma coisa meio que atabalhoada, como o user acima disse pode nem ter terra , já vi várias vezes a aldrabice do fio terra ligado a um parafuso espetado na parede 😂😂
  11.  # 11

    Colocado por: faiscas93já vi várias vezes a aldrabice do fio terra ligado a um parafuso espetado na parede
    Ou ligado a uma torneira (e depois, as canalizações foram substituídas por PEX)! :-)
    Concordam com este comentário: VMV
  12.  # 12

    Pois realmente nunca comprovei que tinha terra só mesmo uma vez que me pediu para trocar uma tomada que partiu e então vi lá o fio terra.

    No entanto a casa tem um sótão em que posso aceder que é como o user "bender" disse que tem caixas com saídas para todos os lados e mais alguns.

    Pior do que isso, tem uma ficha que vem do sótão para a casa de banho por cima da banheira para ligar o termo acumulador, só visto mesmo 😶😶

    Eu conseguia fazer a instalação nova e por isso pedi ajuda para poupar a mão de obra. No entanto acho que tem outro problema. O disjuntor da EDP, é de 5 a 15A isto não é muito pouco para uma casa com isto tudo? Em minha casa é muito menos e o meu é de 15 a 45A.
    Mas se pedir à EDP para trocar quando eles vissem a instalação que está deitam as mãos à cabeça e não fazem certo?
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasNunca tinha visto esse modelo de disjuntor diferencial...
    Secção de 1.5mm2 para a casa toda, protegido a 16A.. Xiça.... Isso é um perigo...


    Era a instalação de um apartamento de 1958, que nunca deve ter sofrido alterações. Na altura provavelmente era o que chegava. Aquilo era iluminação e meia dúzia de tomadas. Hoje em dia era absolutamente descabido.

    A única tomada com terra que tinha era uma inprovisada posteriormente com um fio ligado ao tubo galvanizado da água.

    E segundo o que me informaram o apartamento esteve habitado até pelo menos à dois anos.




    Colocado por: JMatos25
    Eu conseguia fazer a instalação nova e por isso pedi ajuda para poupar a mão de obra. No entanto acho que tem outro problema. O disjuntor da EDP, é de 5 a 15A isto não é muito pouco para uma casa com isto tudo? Em minha casa é muito menos e o meu é de 15 a 45A.
    Mas se pedir à EDP para trocar quando eles vissem a instalação que está deitam as mãos à cabeça e não fazem certo?


    O "disjuntor" da EDP a função dele é fazer o controle da potencia contratada e pelos vistos só tem 15A contratados. Se quiser contratar mais potência é que irá haver necessidade de alterar o DCP.

    Não se esqueça que se desejar aumentar a potência contratada terá de previamente se isso é admissível para esse Código do Ponto de Entrega, ou então terá de pedir um novo ramal.

    A instalação em causa é numa moradia ou apartamento?

    Eu se fosse o JMatos25 não dispensava a vistoria dessa instalação por parte de um técnico.
  14.  # 14

    O "disjuntor" da EDP a função dele é fazer o controle da potencia contratada e pelos vistos só tem 15A contratados. Se quiser contratar mais potência é que irá haver necessidade de alterar o DCP.

    Não se esqueça que se desejar aumentar a potência contratada terá de previamente se isso é admissível para esse Código do Ponto de Entrega, ou então terá de pedir um novo ramal.

    A instalação em causa é numa moradia ou apartamento?

    Eu se fosse o JMatos25 não dispensava a vistoria dessa instalação por parte de um técnico.



    A habitação em questão é uma casa de 2 pisos, o de baixo é só para arrumos (Máquina lavar, 1 frigorífico e iluminação) e garagem e o segundo têm os quartos, cozinha, sala e WC.

    A minha grande dúvida é:
    O "disjuntor" da EDP a potencia contratada tem 15A contratado, que é igual à que tenho em minha casa, mas o meu "disjuntor" têm por baixo a dizer "15 a 45A" e nesta casa têm "5 a 15A".
    Isto só têm problema se eu por acaso quiser aumentar a potencia contratada à EDP certo? Se quiser colocar um interruptor diferencial de 40A como tenho na minha habitação não há problema certo?
  15.  # 15

    E sim, a minha ideia é ir lá um técnico fazer a "pré instalação" digamos assim, ou seja colocar quadro, verificar terra, colocar interruptor diferencial e depois os disjuntores e distribuição pela casa eu tratava disso, mas eu gosto de perceber o porquê das coisas e por isso sou um bocado chato :)
  16.  # 16

    Essa casa nãolhe devem dar mais que os 15 A ....por falta da certificaçao e tb não lhe passam a certificaçao assim.
  17.  # 17

    Colocado por: larkheEssa casa nãolhe devem dar mais que os 15 A ....por falta da certificaçao e tb não lhe passam a certificaçao assim.


    Eu também não preciso de mais, ou melhor eles não precisam de mais.
    A questão é se posso colocar um interruptor diferencial de 40A 300mah/30mah, a proteger a instalação seguido de disjuntores para as várias divisões.
  18.  # 18

    Poder pode mas não vai ter fios pois agora só existe um circuito , vai ter de refazer toda a instalação electrica e criar circuitos para cada zona (tomadas iluminaçao maquinas etc etc ) o que não me parece facil de fazer .

    Na minha opinião sequer mais segurança sem gastar muito e se ja tem terra , instale o interruptor diferencial 25A- 30ma
    seguido de um disjuntor de 16 A
  19.  # 19

    Colocado por: larkhePoder pode mas não vai ter fios pois agora só existe um circuito , vai ter de refazer toda a instalação electrica e criar circuitos para cada zona (tomadas iluminaçao maquinas etc etc ) o que não me parece facil de fazer .

    Na minha opinião sequer mais segurança sem gastar muito e se ja tem terra , instale o interruptor diferencial 25A- 30ma
    seguido de um disjuntor de 16 A


    Agradeço imenso a sua ajuda, mas só 1 disjuntor?

    As ligações não são difíceis, pois as "ramificações dos pontos de luz" estão no sotão onde eu consigo ter acesso pelo interior, pelo que não haveria problema em refazer tudo colocando separadores para cada divisão. Isso sim é o mais correto certo?
  20.  # 20

    Cada divisão não, deveria ser por exemplo 2 ou 3 circuitos de tomadas e 1 ou 2 de iluminaçao.
 
0.0223 seg. NEW