Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida e se fosse possível, gostaria que me pudessem esclarecer.
    Nas lajes fungiformes aligeiradas com cofragem perdida, para além das vigas de bordadura, das nervuras entre os blocos e dos maciços nas zonas de pilares, seria conveniente colocar vigas rasas nas ligações entre os maciços dos pilares?

    Obrigado.
  2.  # 2

    O que é para si uma laje fungiforme aligeirada?
  3.  # 3

    As que me refiro são as seguintes (retirado da tese "Metodologias de Análise de Lajes Fungiformes" de Nelson Carvalho)
      Laje.jpg
  4.  # 4

    Você é projectista, director de obra, fiscal ou dono de obra?
  5.  # 5

    Projectista, mas ainda com pouca experiência.
  6.  # 6

    Colocado por: smp27As que me refiro são as seguintes (retirado da tese "Metodologias de Análise de Lajes Fungiformes" de Nelson Carvalho)
      Laje.jpg

    A resposta é nao
  7.  # 7

    Colocado por: smp27Projectista, mas ainda com pouca experiência.


    Colocado por: smp27Projectista, mas ainda com pouca experiência.

    Sm vigas rasas? Qual é a designacao de viga?é que se fosse arquiteto...agora projetista chamar de reforcos da laje vigas rasas.. :)
  8.  # 8

    engraçado.. ainda hoje um engº civil estava a chamar viga rasa a uma viga rasa...
  9.  # 9

    É normal ouvir-se isso, mas esta incorreto
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    Posso não me ter explicado da melhor forma, mas referia-me a estas bandas maciças entre pilares. (retirado da tese "Metodologias de Análise de Lajes Fungiformes" de Nelson Carvalho)

    Para o tipo de laje que mencionei, será conveniente colocar estas bandas para melhorar o comportamento sismico? Em obra é usual fazer-se?
      Lajes 1.jpg
  11.  # 11

    O projectista é que tem de ver se tem de aplicar isso ou não.
  12.  # 12

    Pedro, o sm é projectista (novinho, mas é).
    • ik
    • 10 junho 2018

     # 13

    Colocado por: CMartinPedro, o sm é projectista (novinho, mas é).


    O Pedro fez de conta que não leu, muito feio :P
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 14

    Colocado por: smp27Em obra é usual fazer-se?

    Os projectos que me passaram pelas mãos, uns não tem, outros tem numa direcção e outros nas duas direcções. Qualquer das soluções é válida se cumprir os requisitos do dimensionamento, eu no seu caso perdia um bocado de tempo e calculava das 3 formas, depois fazia uma análise de custos com o ferro e com o blocos, e escolhia a mais económica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, smp27, riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
  14.  # 15

    Muito obrigado Sr. Picareta pela sua ajuda.

    Vou fazer isso mesmo, a minha dúvida era porque tive a ver fotos desse tipo de laje na internet e geralmente não tem essas bandas maciças, mas depois de artigos que li, aconselham a ter para aumentar a resistência sísmica da estrutura.
  15.  # 16

    Colocado por: smp27Para o tipo de laje que mencionei, será conveniente colocar estas bandas para melhorar o comportamento sismico? Em obra é usual fazer-se?

    Já me passaram alguns projetos de lajes fungiformes pelas mãos e nenhum com bandas maciças entre os capitéis.
    Repare que nas faixas entre os pilares, o dimensionamento de acordo com o EC2 já resulta numa maior área de aço nessas secções em comparação com as faixas centrais, isto é, o efeito das bandas maciças é obtido, simplesmente, com mais armadura, preservando a grande vantagem que estas lajes possuem que é o baixo peso próprio, ao mesmo tempo que são cumpridas todas as exigências regulamentares, nomeadamente, sísmicas.
  16.  # 17

    Smp, tenho ideia de que coloquei uma estrutura fungiforme na pagina da riscos, se quiser pesquisar..
 
0.0162 seg. NEW