Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Neste momento tenho um termoacumulador de 152L a gás propano que avariou e o arranjo fica em mais de 250€ além disso cada garrafa de gás custa-me 90€ e gasto entre 5-6 garrafas por ano ( +-500€ só em gás).

Que alternativas tenho? Somos 5 e actualmente com o sistema que tínhamos era preciso ligar a caldeira e esperar uns 20-30m até a água atingir os 45ºC, o que não é nada cómodo.

Andei a ver sistemas de AQS a energia renonavel, e o termossifão está posto de parte porque além de ficar feio iria pesar muito no telhado.
    Encontrei depois os de circulação forçada com tubos vácuos e pareceu-me uma alternativa excelente embora com um investimento elevado inicial, mas que faria com que tivesse agua quente durante todo o dia e todo o ano. Entusiasmado com essa alternativa liguei para uma empresa aqui da zona e para meu espanto disseram-me que os tubos vacuos não são bons para Portugal porque temos muito Sol e devido a isso a agua aquece muito no sistema tubo vacuo e que passado 6 meses começam a estragar. Disse-me que só era viavel em Portugal se também fosse para aquecer uma piscica. Mas estes sistemas não tem um dispositivo qualquer de segurança para prevenir esses mesmos picos de temperatura?

A minha ideia era colocar tubos vacuo KINGSPAN VARISOL e aproveitar o deposito de 152L que já tenho e a sua instalação. Não sei se é possivel aproveitar alguma coisa do sistema que ja tenho.

Neste momento com tanta informação e contra informação já nem sei o que colocar. Vi também uma opção muito barata da EDP, uma campanha de um termoacumulador inteligente de 100L mas que já esgotou.

No futuro vou também colocar um recuperador de calor com radiadores água. Não sei se esta informação é relevante para conjugar o AQS com o aquecimento central.

Desde já o meu muito obrigado a qualquer tipo de ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: jo.sanBoa noite.

Que alternativas tenho? Somos 5 e actualmente com o sistema que tínhamos era preciso ligar a caldeira e esperar uns 20-30m até a água atingir os 45ºC, o que não é nada cómodo.

Eu como não tenho gás em casa optei por bomba de calor, aconselho-lhe o mesmo.

(A energia renovável é boa se conjugar com um esquentador inteligente a gás)
  3.  # 3

A unidade externa da bomba de calor tem que ficar a vista no exterior ou pode ficar no interior de um sotão com telhas ?
  4.  # 4

Colocado por: jo.sandisseram-me que os tubos vacuos não são bons para Portugal
    obviamente que não concordo com esta afirmação.
    Concordam com este comentário: MRK
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  5.  # 5

atenção que o sistema com Varisol HP precisa de um apoio qualquer pois não é completamente autónomo.
    Colocado por: jo.sanaproveitar o deposito de 152L que já tenho
    use um deposito novo e de preferência higiénico.
  6.  # 6

Colocado por: jo.sanA unidade externa da bomba de calor tem que ficar a vista no exterior ou pode ficar no interior de um sotão com telhas ?
    idealmente deve ficar no exterior, existem muitas versões sem unidades exteriores.
  7.  # 7

Colocado por: jorgealvesidealmente deve ficar no exterior, existem muitas versões sem unidades exteriores.

Obrigado pelas respostas.
    Numa pesquisa aqui pelo forum vi que vende e monta bombas de calor da marca Daikin. Enquanto ficaria o modelo Daikin ECH2O já com instalação? Este modelo já não precisa de trocar o anodo de 2 em 2 anos?
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesatenção que o sistema com Varisol HP precisa de um apoio qualquer pois não é completamente autónomo.
    use um deposito novo e de preferência higiénico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jo.san

Pelo marketing que tinha lido pensava que seria autonomo tal a sua eficiencia mesmo em dias de chuva. Nesse caso um sistema de tubos vacuo mais apoio certamente será uma solução muito cara ou bem mais cara que uma bomba de calor.
  9.  # 9

Colocado por: jo.sanEnquanto ficaria o modelo Daikin ECH2O já com instalação?

aqui encontra a tabela com preços,

obviamente que a instalação é sob consulta.
    Colocado por: jo.sanEste modelo já não precisa de trocar o anodo de 2 em 2 anos?
    este assim como todas as soluções higienicas não têm anodo de sacrifício.
  10.  # 10

Colocado por: jo.sanNesse caso um sistema de tubos vacuo mais apoio certamente será uma solução muito cara ou bem mais cara que uma bomba de calor.
    são sistemas diferentes com valores muito diferentes, mas sim uma solução com tubos de vacuo pressurizado em circulação forçada e apoio por resitencia eletrica fica mais caro que qualquer bomba de calor mas po outro lado tambem consome muito menos pois 75% a 90% da energia anual é completamente gratuita ao contrario das bombas de calor.
  11.  # 11

Viva Jorge, o modelo Daikin Altherma AQS - Monobloco EKHH2E200AV3 e 260 em relação ao conjunto ERWQ02AV3 + EKHHP300A2V3 quais as diferenças?

A EKHH2 é uma nova versão mais compacta e com novo design e com vista a ter soluções de volumes inferiores aos de 300Lt?!
  12.  # 12

Não se esqueça de no caso escolher um Termossifão... o proteger do Sol.
      34581617_1850751094945601_5404198284442992640_n.jpg
  13.  # 13

Colocado por: ricardo33020Daikin Altherma AQS - Monobloco EKHH2E200AV3 e 260 em relação ao conjunto ERWQ02AV3 + EKHHP300A2V3 quais as diferenças?
    a monobloco è igual a todas as monobloco existentes no mercado, ou seja de acumulação de AQS com preço competitivo e anodo de sacrificio.
  14.  # 14

Ou seja as ERW tendo disponibilidade €€€ será uma melhor opção.
  15.  # 15

Colocado por: ricardo33020Ou seja as ERW tendo disponibilidade €€€ será uma melhor opção.
    sem duvida que sim.
    • jo.san
    • 11 junho 2018 editado

# 16

jorgealves o Daikin ECH2O tem sempre que ser montado com o split?

As bombas de calor tem um consumo constante ou tem grandes oscilações, é que se o consumo for constante é excelente para combinar nao com paineis solares termicos mas sim com paineis autoconsumo.
  16.  # 17

Onde posso ver os instaladores certificados dos tubos vacuo da marca Kingspan?

Fiquei muito interessado no modelo Varisol HP90. Para aquecer 250L precisaria de quantos tubos varisol HP90? 20 chegariam?

Usando tubos vacuo e recuperador agua conseguiria ter agua quente todo o ano? Os tubos de vacuo mesmo nos dias nublado aquecem a agua?
    Concordam com este comentário: nrodrigues55681
  17.  # 18

Colocado por: jo.sandos tubos vacuo da marca Kingspan?

Tem aqui no fórum...

Anonimo06082021 por exemplo
  18.  # 19

Colocado por: jo.san
    Fiquei muito interessado no modelo Varisol HP90. Para aquecer 250L precisaria de quantos tubos varisol HP90? 20 chegariam?
    Usando tubos vacuo e recuperador agua conseguiria ter agua quente todo o ano? Os tubos de vacuo mesmo nos dias nublado aquecem a agua?

Bom dia jo.san,

sempre fez a instalção ?
    Caso tenha feito pode colocar como ficou ?

Obrigado,

Pedro

0.0182 seg. NEW