Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Venho aqui expor um caso talvez alguém me possa ajudar. Sou herdeira de uma casa com outros familiares que tentámos vender, sendo que um dos herdeiros nunca mostrou muita vontade de vender o imóvel. Este herdeiro para nos dificultar a venda apenas concordou que fosse vendida por um valor elevado (valor esse que sabiamos estar 15000 euros cima do valor da avaliação da casa).
    Apesar desse facto conseguimos um comprador, que deu o sinal e pediu emprestimo bancário. A questão é que só lhe emprestam parte do valor o comprador (80%). O comprador dará o resto do bolso dele. No entanto, o comprador solicitou que o valor da escritura fosse feito no valor emprestado pelo banco alegando que isso influenciaria a prestação bancária. Isso é possível?
  2.  # 2

É possível desde que recebam a quantia antes da assinatura final da escritura.

Terá de haver confiança nas partes envolvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana973
    • size
    • 10 junho 2018

# 3

Não.
    O Banco não alinha nessa habilidade- Nem tão pouco isso pode ter qualquer influência no cálculo das prestações do empréstimo.
  3.  # 4

A minha questão é mais no sentido estejam 100000 ou 120000 como valor de escritura desde de que o comprador nos pague a diferença isso não influência o valor da prestação que ele tem de pagar ao banco. Certo? Porque o valor que o banco lhe emprestou é o mesmo...
  4.  # 5

Quer escapar ao IMT.
  5.  # 6

Não eu queria colocar o valor correcto o comprador é que pediu para se fazer desse modo. E eu não consigo perceber qual a vantagem para ele porque a nivel de impostos como é um imovel que vamos vender abaixo dos 100 000 euros...Não consigo perceber a vantagem...
    • size
    • 10 junho 2018

# 7

Colocado por: ana973
    A questão é que só lhe emprestam parte do valor o comprador (80%). O comprador dará o resto do bolso dele. No entanto, o comprador solicitou que o valor da escritura fosse feito no valor emprestado pelo banco alegando que isso influenciaria a prestação bancária. Isso é possível?

Fará isso sentido ?

Supostamente, o Banco financia o comprador com 80% do valor da avaliação, mas terá como travão o valor acordado de compra e venda a ser especificado na escritura, em que o Banco poderá ponderar menor valor para o empréstimo. Não será um tiro no pé do comprador ?
    O que é certo, o valor das prestações de amortização do empréstimo apenas depende do valor do empréstimo e nunca do valor da escritura- Não estou a perceber.
    Concordam com este comentário: ana973
  6.  # 8

Nem eu por isso é que achei muito estranho o argumento do comprador... E daí questionar no forum pois poderia estar algo a escapar-me...
  7.  # 9

Colocado por: sizeSupostamente, o Banco financia o comprador com 80% do valor da avaliação, mas terá como travão o valor acordado de compra e venda a ser especificado na escritura, em que o Banco poderá ponderar menor valor para o empréstimo. Não será um tiro no pé do comprador ?

alguns bancos emprestam 80% do valor da avaliação,

outros emprestam 80% entre o menor valor da avaliação ou da compra.

no segundo caso, sim seria um tiro no pé, mas penso que é uma minoria os bancos que estão a fazer isso. O que será sempre um tiro no pé é se ele um dia quiser vender essa casa, vai estar a aumentar as mais valias dele. Mas geralmente as pessoas não tem a capacidade de pensar a longo prazo e acho que ele nem pensou nisso.

o que ele quer é poupar no IMT e no imposto de Selo. Para vocês até podia ser bom, uma escritura menor implicava menos mais valias a pagar, mas nos dias de hoje eu não arriscava. Preferia baixar um pouco o preço do que estar a receber parte por fora.

0.0138 seg. NEW