Eu e a minha futura esposa vamos avancar para compra de um imovel. Visitamos, fizemos uma proposta e foi aceite.
Como quem reside atualmente no imóvel é um casal a divorciar-se ainda vao ter que primeiro tratar de algo entre eles para podermos avançar para a compra. Posto isto, e para salvaguardar a "prioridade" da nossa proposta sobre outra que eventualmente surja , houve quem nos sugerisse assinar quanto antes o CPCV.
Ora com a assinatura do CPCV surge o sinal que ainda seria discutido com a agencia imobiliária.
No entanto o meu potencial problema é a avaliação por parte do banco nao ser a suficiente para o crédito que precisamos e perder o sinal.
Assim, notem os seguintes pontos:
1. Nao contamos ter problema na aprovacao de crédito com os nossos rendimentos; 2. Conseguimos baixar 12.500€ ao valor do imóvel. 3. Se a avaliacao do imovel for, no mínimo, 5.000€ abaixo do valor do imovel temos condições para avancar com o restante e pagar a respetiva papelada do crédito. 4. Se a avaliacao do imovel for abaixo do ponto anterior, nao teremos capacidade de avancar com o resto do montante porque daqui a 4 meses temos um casamento a pagar :)
Resumindo e colocando finalmente a minha questao, neste caso deveria avançar com o pedido de credito, pagar a avaliacao do imovel e se o resultado agradar avancar pro CPCV (caso nessa altura ainda for necessario) ou assinar ja o CPCV com sinal e salvaguardar a hipotese de me devolverem o sinal caso a avaliacao for menor do que um valor estipulado por nós? No limite, na primeira hipotese perderia o valor pago para o banco avaliar o imovel.
Faça o CPCV, entregue o sinal acordado mas solicite que que coloque uma clausula com a ressalva, do crédito não ser aprovado ou mesmo da avaliação do imóvel ser insuficiente para a concretização do negociado pela vossa parte.