Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Instalei um termoacumulador de 80L em casa. Ariston Blue Eco.
    O problema em questão é que cada vez que tomo banho, passado uns 30min de ter começado a reencher e aquecer, começa a pingar da válvula de segurança. Sempre e toda a vez que uso uma boa quantidade de água quente.
    Quando abro a torneira quente, sai com bastante pressão durante 1seg e depois volta ao normal. Nesse instante a válvula deixa de pingar (presumo eu por ter libertado a pressão a mais dentro do Termoacumulador).

    Não acho isto muito normal. A minha questão é o que será? Será que não fiz a purga do ar corretamente quando instalei? Será pressão a mais da rede?

    Gostava que me ajudassem.
    Obrigado desde já
  2.  # 2

    falta de vaso de expansão.
    Concordam com este comentário: ivreis
  3.  # 3

    Essa coisa ainda vai rebentar...
  4.  # 4

    Tem a temp selecionada para quanto? no máximo? eu tenho um TE igual a esse e está neste momento programado para os 50ºC.
    Pode também dar-se o caso de ter pressão a mais na rede, pelo que uma opção, além do vaso de expansão, será a instalação de um regulador de pressão logo após o contador. ( num asituação em Lisboa, tivemos de instalar isso pois a pressão na rede durante o período nocturno era > 4,5 Bar.... Durante o dia, ás vezes também acontecia)
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasTem a temp selecionada para quanto? no máximo? eu tenho um TE igual a esse e está neste momento programado para os 50ºC.
    Pode também dar-se o caso de ter pressão a mais na rede, pelo que uma opção, além do vaso de expansão, será a instalação de um regulador de pressão logo após o contador. ( num asituação em Lisboa, tivemos de instalar isso pois a pressão na rede durante o período nocturno era > 4,5 Bar.... Durante o dia, ás vezes também acontecia)


    Tenho regulado para 60°C. Eu de facto sinto que varia muito a pressão da rede, Mas achei que não seria possível. Acho que qualquer coisa que soltasse ar seria ideal. O caso de expansão fará diferença.
    Isto já teve umas 3 semanas sem fazer, mas depois voltou a fazer diariamente.
    Com um regulador de pressão na entrada principal para casa, fará efeito desejado?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasTem a temp selecionada para quanto? no máximo? eu tenho um TE igual a esse e está neste momento programado para os 50ºC.
    Pode também dar-se o caso de ter pressão a mais na rede, pelo que uma opção, além do vaso de expansão, será a instalação de um regulador de pressão logo após o contador. ( num asituação em Lisboa, tivemos de instalar isso pois a pressão na rede durante o período nocturno era > 4,5 Bar.... Durante o dia, ás vezes também acontecia)


    Eu tinha só 8 Bar.....Agora está nos 4,com regulador de pressao
  7.  # 7

    Colocado por: joaosantosEu tinha só 8 Bar.....Agora está nos 4,com regulador de pressao

    Está bom, foi o que fiz... à noite chegava quase aos 7 Bar....
  8.  # 8

    Vou ter que realmente tentar um regulador de pressão. A ver se fará diferença.
  9.  # 9

    Atenção que o TE, pode continuar a pingar de quando em vez. Na situação que descrevi, existe um pequeno recipiente por baixo da purga davalvula de segurança, e todas as semanas tem de ser esvaziado, perde cerca de 500ml/semana. ( infelizmente não havia possibilidade de prever um esgoto no local de instalação do TE ( está dentro de um armário de serviço, numa zona central de um apartamento)
    Esta instalação está a funcionar sem problemas desde 2009.
  10.  # 10

    Eu tinha um termoacumulador de 50 litros e tb. tinha esse problema do escape de agua pela valvula, sem esgoto (tinha um balde que despejava), pelo que apos ponderar a situação acabei por subttituir por um esquentador inteligente, pese embora seja de bilha, compensa, e deixo de estar preocupado com possiveis inundações da casa com um redutor de pressao mal metido, etc..
  11.  # 11

    Colocado por: carlosj39


    Assim já só tem de se preocupar com fugas de gás combustível ou então má exaustão de gases de combustão devidos a uma instalação deficiente. Bem pensado! :)
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvesfalta de vaso de expansão.


    Precisamente
    Tb já passei por este problema com um Termosifao da Vulcano. Após instalação do vaso de expansão nunca mais pingou.
    O aquecimento da água leva ao aumento de pressão dentro do depósito. A válvula de segurança habitualmente funciona nos 10 bar e solta a água assim que a pressão lá chega. Ao usar a água quente obviamente que deixa de pingar porque a pressão baixa mas assim que aquecer vai voltar a pingar.
    Um regulador de pressão na rede apenas poderá retardar o tempo até que pingue, mas não lhe resolve o problema.
  13.  # 13

    Com uma instalação correcta e com uma janela na cozinha sempre ligeiramente aberta para prevenir fugas, creio que não sendo uma solução perfeita é a menos má. Mesmo que haja uma fuga da botija ao fim de pouco tempo os 11 kgs de gás desaparecem. Pior então seria se fosse gás canalizado.



    Colocado por: ClioII

    Assim já só tem de se preocupar com fugas de gás combustível ou então má exaustão de gases de combustão devidos a uma instalação deficiente. Bem pensado! :)
  14.  # 14

    Colocado por: ivreis


    Precisamente
    Tb já passei por este problema com um Termosifao da Vulcano. Após instalação do vaso de expansão nunca mais pingou.
    O aquecimento da água leva ao aumento de pressão dentro do depósito. A válvula de segurança habitualmente funciona nos 10 bar e solta a água assim que a pressão lá chega. Ao usar a água quente obviamente que deixa de pingar porque a pressão baixa mas assim que aquecer vai voltar a pingar.
    Um regulador de pressão na rede apenas poderá retardar o tempo até que pingue, mas não lhe resolve o problema.




    Vaso de expansão está fora de questão pois não tenho espaço. Para isso teria optado por esquentador. Vou apenas tentar regulador de pressão da água da rede e talvez uma válvula de segurança de 8bar (ao invés dos 6bar de origem).
  15.  # 15

    Com uma valvula redutora de pressão para 4kgs na entrada da agua fria resolve o problema não tem necessidade de incorporar vaso de expansão e não coloque uma valvula de 8 bar mas sim de 6 bar esse tipo de termocumulador está çpreparado para baixa pressão existe os termocumuladores de baixa e alta pressão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    Colocado por: Costa53Com uma valvula redutora de pressão para 4kgs na entrada da agua fria resolve o problema não tem necessidade de incorporar vaso de expansão e não coloque uma valvula de 8 bar mas sim de 6 bar esse tipo de termocumulador está çpreparado para baixa pressão existe os termocumuladores de baixa e alta pressão.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Onde encontrar válvula redutora de pressão de 3 kgs na entrada da água fria antes do termo acumulador? Obrigado
 
0.0194 seg. NEW