Iniciar sessão ou registar-se
    • RRamos
    • 27 julho 2009 editado

     # 1

    Senhores/as,

    Comprei recentemente um apartamento de quarto/sala. Embora tenha quase 20 anos, está em condições bastante razoáveis.


    O piso original de todo o apartamento era (e é) em tábuas de madeira de ipê escuro (tipo mogno). Entretanto, algum dos proprietários anteriores decidiu (e muito bem) fechar as varandas, tendo retirado as portas que as separavam do restante da casa e coberto o piso original (pedra) por tábuas de madeira jatobá (avermelhada). Em suma, neste momento, a casa está com um piso de madeira de duas tonalidades diferentes.

    Por outro lado, tencionamos substituir o chão da micro-cozinha por outro igual ao da sala, visando obter uma solução de continuidade e aumento visual do espaço daquela.

    Assim, pergunto - e desde já agradeço as vossas sugestões. Das duas alternativas abaixo, qual seria a melhor solução em termos estéticos/económicos?

    1) Emendar/acrescentar o piso actual onde se tornar necessário, como resultado das obras de remodelação, e tentar unificar a respectiva cor/aparência.

    2) Cobrir tudo com um soalho flutuante. Neste caso, de que tipo?


    Anexo uma planta baixa do aptº para dar uma ideia melhor do que estamos pretendendo.

    Muito obrigado pela vossa ajuda.

    RR
      PLANTA com medidas.jpg
  1.  # 2

    RR pode descrever melhor fiquei confuso sinceramente
    tem o ipê e o jatoba é isso? e onde tem?
  2.  # 3

    FG, é verdade. Tem os dois tipos de madeira. O ipê está no hall de entrada, todo o chão da sala e hall do quarto. O qarto propriamente dito e as ex-varandas estão com jatobá. Agora tente imaginar a aparência nos pontos onde os dois tipos de chão se encontram. É esse justamente o motivo da minha consulta. obgdo
  3.  # 4

    pelo que diz e à primeira vista, deixaria o jatoba das varandas e colocava o mesmo ipê no quarto, retirando o jatoba
    ou seja só mexia no quarto, mais simples e eficaz
    e atenção à cozinha se está em ipê também, protega pelo menos a proximidade da banca com um tapete.
  4.  # 5

    essa seria, talvez, a solução mais económica. Porém, neste momento, não existe mais a separação entre os pisos do quarto e respectiva "varanda", o mesmo ocorrendo no caso da sala. Assim, o problema da mistura de materiais continuaria bem evidente. E é isso justamente que eu quero evitar.

    quanto à cozinha, o chão actual é cerâmica. A ideia é que colocar-lhe chão igual ao da sala. Pelas suas plavras, depreendo que a utilização da madeira não é uma boa opção. Será que não existem produtos que a protejam dos líquidos, gosduras, etc? Ou será que esse factor irá "obrigar-me" a optar por um soalho flutuante?
  5.  # 6

    eu não percebo é muito bem o espaço dessas varandas que foram fechadas foi isso? tem ai fotografias, ajudava
    ah então não há parede entre quarto e varanda, mas na planta estava, isso já é diferente, e na sala? se puder colcoar fotografias ajudava mesmo

    pode colocar madeira na cozinha até porque basicamente faz parte do espaço sala e fica esteticamente muito melhor, não há problema nenhum, não se preocupe, tem é que colocar pelo menos uma protecção um tapete mesmo, junto da banca, da zona de águas.
    de resto não se preocupe.
  6.  # 7

    infelizmente não tenho fotografias.
    Porém, para tentar visualizar a coisa, por favor imagine uma sala (e/ou um quarto) que, a determinada altura, tem um pilar de cada lado (foi o que sobrou quando da retirada das portas das varandas) e termina com janelas de correr onde antes ficava o corrimão da varanda. Portanto, para todos os efeitos, é como se o compartimento fosse até ao fim da varanda.
    Se eu retirasse os tais pilares laterais, então é que se tornaria, de facto, uma divisão única. Com janelas onde terminava a varanda. Isto acontece tanto no caso do quarto como no da sala.

    Ah, e Obrigado pela sugestão sobre a cozinha
  7.  # 8

    ora bem então vamos lá, imaginando que podemos mexer em todo o pavimento,

    eu metia outro tipo de pavimento diferente do da sala, no hall de entrada, marcando esse mesmo hall, entrada de casa, podendo ser um pavimento de pedra.
    depois sala, cozinha e varanda da sala o mesmo pavimento, talvez deixar o ipê e prolonga-lo à varanda.

    depois tem duas possibilidades
    pode colocar outro tipo de pavimento no hall do quarto, no quarto e varanda do quarto, podendo utiliza o jatobá, ou outro.
    ou colocar o mesmo pavimento nessas divisões que colocou na sala, que neste caso seria o ipê.

    das duas maneiras parece-me bem agora na primeira possibilidade tem de se escolher bem a relação de um pavimento(sala) com outro(quarto)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRamos
      Untitled-13.jpg
  8.  # 9

    coincidentemente, já tínhamos pensado nessa alternativa dos dois tipos de diferentes de pavimento embora, como você muito bem disse, seja necessário um grande cuidado na escolha dos dois pavimentos.
    o que não tinha pensado - e achei muito interessante - foi a sua ideia de ter um piso diferente no hall de entrada.

    muito obrigado pelas suas ideias/sugestões.

    ah, como nem sequer tocou no assunto, deduzi que a alternativa de colocar soalho flutuante deva considerar-se totalmente descartada. A minha dedução está correcta?
  9.  # 10

    de nada,
    é, tem de se ter cuidado não haver grande discrepancia, há madeiras que combinam melhor que outras, e outras que não combinam nada mesmo.
    essa opção do hall é uma regra"" digamos assim da arquitectura, ninguem diz que não possa por também o mesmo material da sala e que não fique bem, mas na minha opinião acho que é sempre preciso dar uma noção de entrada com um pavimento diferente.
    se a madeira estiver boa e mesmo que não esteja a 100%, eu neste caso excluia o soalho flutuante, sim.
    cumprimentos
 
0.0144 seg. NEW