Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros foristas.
    A minha duvida é a seguinte. Tenho em vista uma casa antiga que ja tem vigas de betão no telhado e no sotão ainda existe uma parede de quase um 1 metro de largura com cerca de 6 metros de comprimento. A minha pergunta é (e peço desde já desculpa se for descabida) basicamente o que é que aquela parede ainda la está a fazer e se nao pode ser retirada. É que isto deve fazer um peso brutal para as paredes que estão por baixo.
    Junto algumas fotos para vossa apreciação.
    Obrigado desde já.
      Sotão (3).jpg
      Sotão (4).jpg
      Sotão (2).jpg
  2.  # 2

    essa parede serve de apoio ás vigotas que recebem as ripas e as telhas. basicamente "é como se fosse uma viga de betão" que recebe peso do telhado.
    • Jacq
    • 12 junho 2018

     # 3

    Suporta a cumeeira do telhado¿
  3.  # 4

    Muito obrigado pelas vossas explicaçoes. Isso quer dizer que se eu reforçar a viga já existente com outra viga ou com uns pilares esta parede em principio pode deixar de existir, certo?
    • Jacq
    • 12 junho 2018

     # 5

    Nem por isso, modifica a distribuição de cargas e pode afectar o que está abaixo. O melhor será avaliar essa situação com um eng. civil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  4.  # 6

    Colocado por: JacqNem por isso, modifica a distribuição de cargas e pode afectar o que está abaixo. O melhor será avaliar essa situação com um eng. civil
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nuno cunha


    O meu "problema" é exatamente esse, é que as vigas de madeira que suportam o tecto da cave deram (bastante) de si e desconfio que foi por causa deste peso excessivo.
  5.  # 7

    o placa de piso é em madeira? será melhor reforçar essa estrutura com vigas e pilares. mas chame um eng. civil e peça uma opinião profissional a ele sem ter necessidade de fazer projeto e reforce isso o quanto antes.é que telhado para pesar 100kg/m2 ás vezes não é preciso muito
  6.  # 8

    Colocado por: ruben gasparo placa de piso é em madeira? será melhor reforçar essa estrutura com vigas e pilares. mas chame um eng. civil e peça uma opinião profissional a ele sem ter necessidade de fazer projeto e reforce isso o quanto antes.é que telhado para pesar 100kg/m2 ás vezes não é preciso muito


    O placa do piso é em madeira. É exatamente isso que vou fazer, é que juntar o peso bruto desta pareda a esses 100Kg/m2 os pilares e vigas da cave não devem ter muitos mais anos de vida.
    Junto fotos pra verem o rasgo na parede do r/c e o desnivel que ja existe
      Quarto Casal (4).jpg
      Corredor (7).jpg
 
0.0130 seg. NEW