Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 14 junho 2018 editado

# 21

Por aqui mete-se o soalho nas paredes, cada vez percebo menos :)

Verdade seja dita, entra-se num chalé onde é tudo em madeira e é uma sensação do caraças, já dou razão James, há coisas que só se entende ao vivo...
    Por isso quem tiver pod€r, madeira sem dúvida!
      59534BD4-0246-4DDC-A382-9FDD31603EF8.jpeg
      5247C7AC-6DCB-4506-97EA-A467494E894F.jpeg
    •  
      rnbc
    • 14 junho 2018

# 22

Joao Dias, os 45€ são sem IVA e já pedi dois orçamentos que vão dar +/- ao mesmo. Acho que esse ponto da obra é mesmo chapa 5 porque não tem mesmo nada de especial: é garantir que a betonilha está em bom estado e colar os tacos. O preço dos tacos em si é entre 20-25€, conforme o fornecedor. E é madeira de carvalho americano, simples, sem nada de exótico. A única precaução é ficar uns meses antes na casa para se ambientar e não mudar muito de tamanho após aplicação. O ideal é ser aplicada com tempo húmido, porque com tempo seco encolhe ligeiramente.

A cera acrílica que vai ser usada é a que uso na minha casa atual e dura uns 2 anos tipicamente. Quando à questão da humidade: a casa tem atualmente tacos (lamparquet pequenino encerado, como se usava na década de 1960) e estão em bom estado. Se não fosse a necessidade de deitar paredes abaixo, colocar canos no chão, eletricidade, rede, tv, etc... mantinha o chão atual. Mas mantê-lo causava imenso estorvo, implicava arrancar chão de uns lados para colocar noutros, era mais complicado e basicamente custava-me o mesmo que por um novo: é que o tempo e cuidados também se pagam. Agora envernizar é que não me atrevo porque já vi chão saudável durante décadas a apodrecer em poucos anos após ter sido envernizado, e exatamente num rés-do-chão.

O chão atual não tem nada de especial e a betonilha e cola deixam muito a desejar. Ora se a receita funcionou bem há 50 anos, há de funcionar bem agora :)

Em relação a obras chapa 5: estou a tentar simplificar ao máximo os requisitos em todas as áreas e ter margens para erros porque tenho a noção que assim a probabilidade de sair bem é maior. Quando as tolerâncias são baixas a qualidade do produto final passa a depender muito da execução e a probabilidade de haver falhas é grande.
  1.  # 23

Colocado por: rnbcJoao Dias, os 45€ são sem IVA e já pedi dois orçamentos que vão dar +/- ao mesmo. Acho que esse ponto da obra é mesmo chapa 5 porque não tem mesmo nada de especial: é garantir que a betonilha está em bom estado e colar os tacos. O preço dos tacos em si é entre 20-25€, conforme o fornecedor. E é madeira de carvalho americano, simples, sem nada de exótico. A única precaução é ficar uns meses antes na casa para se ambientar e não mudar muito de tamanho após aplicação. O ideal é ser aplicada com tempo húmido, porque com tempo seco encolhe ligeiramente.

A cera acrílica que vai ser usada é a que uso na minha casa atual e dura uns 2 anos tipicamente. Quando à questão da humidade: a casa tem atualmente tacos (lamparquet pequenino encerado, como se usava na década de 1960) e estão em bom estado. Se não fosse a necessidade de deitar paredes abaixo, colocar canos no chão, eletricidade, rede, tv, etc... mantinha o chão atual. Mas mantê-lo causava imenso estorvo, implicava arrancar chão de uns lados para colocar noutros, era mais complicado e basicamente custava-me o mesmo que por um novo: é que o tempo e cuidados também se pagam. Agora envernizar é que não me atrevo porque já vi chão saudável durante décadas a apodrecer em poucos anos após ter sido envernizado, e exatamente num rés-do-chão.

O chão atual não tem nada de especial e a betonilha e cola deixam muito a desejar. Ora se a receita funcionou bem há 50 anos, há de funcionar bem agora :)

Em relação a obras chapa 5: estou a tentar simplificar ao máximo os requisitos em todas as áreas e ter margens para erros porque tenho a noção que assim a probabilidade de sair bem é maior. Quando as tolerâncias são baixas a qualidade do produto final passa a depender muito da execução e a probabilidade de haver falhas é grande.

Ficava-lhe agradecido que me indicasse fornecedores a vender Parquetone de Carvalho Americano a 20€-25€. Francamemte não conheço nenhum.
    Independentemente, mesmo a 20€ o m2 a matéria prima, sobram 25€ para: mão de obra, cola, lixas consumiveis, betume e cera de acabamento.
    É um valor curtissimo. Mas mesmo curtissimo. Não consigo entender estes orçamentos...

PS: Jamais aplicaria cera acrilica...
    Concordam com este comentário: rnbc
    •  
      rnbc
    • 15 junho 2018

# 24

João, envie-me um email (veja no meu perfil) e eu envio-lhe essa informação com todo o gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias

0.0141 seg. NEW