Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Barradas1 ano até poder receber os rebocos... Mas durante o fabrico da taipa não tem tempo de espera, acaba-se o taipal, está pronto a receber o próximo, sem tempo de espera...

    Desculpe lá a ignorância, mas não sei nada deste tipo de material.
    Há alguma estrutura embebida nas paredes de taipa, tipo gaiola pombalina, ou funcionam como alvenaria resistente? De que espessuras estamos a falar? Há estudos sobre o comportamento térmico e acústico destas paredes?
  2.  # 22

    Colocado por: J.FernandesHá estudos sobre o comportamento térmico e acústico destas paredes?

    sim existem pois...

    Colocado por: J.FernandesHá alguma estrutura embebida nas paredes de taipa,

    Depende.... pode haver estrutura em BA. Coroamento / lintel perimetral exisitrá sempre em BA. As fundações também serão em BA.

    Colocado por: J.Fernandesfuncionam como alvenaria resistente? De que espessuras estamos a falar?

    Exactamente... A espessura das bitolas modernas é de 60cm de largura. Tradicionalmente rondava os 50cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Fernandes
  3.  # 23

    Colocado por: Anonimo06082021não percebeu...

    como ficaram admirados com a Taipa no LNEC,eu disse que mais interessante é ver o Bambu em vez do ferro....também no LNEC.
    pois, estava a imaginar a taipa reforçada com ferro.

    Coroamento / lintel perimetral exisitrá sempre em BA.
    não necessariamente pedro. nós nas casas que construimos em taipa nunca usávamos coroamentos de betão nas paredes.. o único betão que usávamos era para as fundações.

    na ultima fiada de terra era incorporados uns ferros na vertical. depois levava uma madeira onde pousava a estrutura. esta peça servia para distribuir um pouco o peso da cobertura, que era sempre leve de qualquer das formas. a seguinte foto mostra bem a parede acabada .. ao fundo da foto já estávamos a pousar a cobertura.

    esta estrutura, para responder á pergunta anterior sobre espessuras é toda ela de 30cm.
      23350_10151275924863583_1609221167_n.jpg
  4.  # 24

    mais umas fotos para perceber-se mais qq coisa.. a estrutura da cobertura é madeira. no final seria zinco ou aluminio. não me lembro ao certo.

    estas paredes não levam qualquer tipo de revestimento nem argamassa. estão acabadas por natureza. apenas nas IS seriam revestidas a cerâmica.
      375027_10151413551698583_1436154268_n.jpg
      308783_10151361562633583_1888366974_n.jpg
      71893_10151275923583583_733279625_n.jpg
  5.  # 25

    fique mesmo curioso para saber os resultados dos testes do LNEC.. e é bom sinal pois para mim demonstra que é um sistema que está a ser levado mais a sério. isto sofreu muitos anos o estigma de ser coisa de pobre.

    o que elas requerem é um projecto muito bem elaborado, e muito cuidado no planeamento das redesde água e luz porque não dá para andar a fazer rasgos e mudar pontos de luz.
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro BarradasDepende.... pode haver estrutura em BA. Coroamento / lintel perimetral exisitrá sempre em BA. As fundações também serão em BA.

    Parece-me que para este material uma estrutura de madeira serviria na perfeição.
  7.  # 27

    Tony.. nessa zona da Austrália consideravam a acção do sismica!?...é que me Pt temos que considerar...
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rabino
  8.  # 28

    sim esta zona onde está a casa é uma zona sísmica conhecida como a South West Seismic Zone. tem tido alguns acima dos 5 a mais forte de 7.2.. o que vale é uma zona com pouca população se não contarmos com a cidade de Perth. segundo os dados teve mais de 7000 sismos nos últimos 50 anos.

    caso sofra danos a taipa é um material de fácil reparação.. Segundo as respostas que obtive na altura(tb perguntei) a estrutura tem de mexer, permit alguma flexibilidade entre a cobertura e o resto. e que num sismo a estrutura não quer rigidez/peso que a obrigue a mexer mais do que prcisa

    foi assim que me explicaram. Mas acredito que a tecnologia esteja sempre a evoluir. qual é a explicação que deram para usar uma cinta de betão? já vi alguns exemplos na altura onde a cobertura até é uma estrutura dissociada da taipa.
  9.  # 29

    Colocado por: antonylemosnum sismo a estrutura não quer rigidez.

    Isso não é assim. Digamos que a estrutura de um edíficio se não fosse calculada com a componente sísmica seria menos rígida, no sentido em que estaria sujeita a maiores deslocamentos horizontais num sismo.


    Colocado por: antonylemosqual é a explicação que deram para usar uma cinta de betão?

    A explicação é simples: trata-se de solidarizar todas as paredes para evitar que se desliguem umas das outras.
  10.  # 30

    Colocado por: antonylemosjá vi alguns exemplos na altura onde a cobertura até é uma estrutura dissociada da taipa.

    Estou a imaginar mais ou menos o que seja e se é o que estou a pensar a ideia é minimizar os esforços horizontais transmitidos pela cobertura, sobre as paredes.
  11.  # 31

    bem, espero que os engenheiros de lá saibam o que estão a fazer. não seria lá muito bom a casa ruir ao primeiro sismo
    ;)
  12.  # 32

    Colocado por: J.Fernandes
    Estou a imaginar mais ou menos o que seja e se é o que estou a pensar a ideia é minimizar esforços horizontais transmitidos pela cobertura, sobre as paredes.
    sim, os pilares e cobertura eram uma coisa, a taipa era outra.

    no caso que mostrei não seria mais oumenos semelhante? a cobertura é leve e não está propriamente agarrada á taipa.
  13.  # 33

    Colocado por: branco.valter

    Nos livros que fui adquirindo sobre construcao de taipa nunca tinha visto os cantos construidos assim. Por norma nao eram separados das paredes mas interligados pelas fiadas criadas. Nao havera assim uma maior probabilidade que separacao dos cantos quando sujeitos a movimentacoes laterais?
  14.  # 34

    Já fiz uma pesquisa online mas não encontrei conclusões sobre este teste do LNEC. Alguém tem info complementar? Obgd
  15.  # 35

    Colocado por: treker666Já fiz uma pesquisa online mas não encontrei conclusões sobre este teste do LNEC. Alguém tem info complementar? Obgd


    Boas, desculpa-me a demora, mas já não vinha aqui à algum tempo. Já nem lembro-me de como fui buscar esta informação e como expliquei noutro tópico, tenho estado demasiado stressado com muita coisa para sequer pensar no fórum.

    A única coisa que vi foi isto:

    https://www.facebook.com/100063622477687/videos/2210995395895309/?__so__=permalink
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
 
0.0204 seg. NEW