Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na minha rua está neste momento uma senhora a barafustar tinha posto cimento em todo o chão da garagem e os cães que ela conhece mas não sabe quem são os donos patearam-lhe o cimento todo devido a ter deixado a porta da garagem aberta para secar mais rápido.
    Diz que corta o pescoço aos cães se o dono não pagar os estragos, eu não sou que não tenho nenhum animal, mas fiquei curioso em quem será o responsável uma vez que ela deixou a porta aberta.
  2.  # 2

    hehehe, dependendo dos estragos era capaz de até ficar engraçado o chão com as pegadas dos cães...

    os estragos devem ser assumidos pelos donos dos animais pois os cães não podem andar por aí soltos a causar estragos... tal e qual como se um cão for atropelado e partir um para choques do carro... os cães de casa deviam ter sempre um seguro para estes estragos como têm os cães de caça. 20/30€ não é caro.
  3.  # 3

    Colocado por: Baltazar1Na minha rua está neste momento uma senhora a barafustar tinha posto cimento em todo o chão da garagem e os cães que ela conhece mas não sabe quem são os donos patearam-lhe o cimento todo devido a ter deixado a porta da garagem aberta para secar mais rápido.
    Diz que corta o pescoço aos cães se o dono não pagar os estragos, eu não sou que não tenho nenhum animal, mas fiquei curioso em quem será o responsável uma vez que ela deixou a porta aberta.

    Ironic mode on
    A culpa é do estúpido do cão que não teve o discernimento de perceber que o cimento estava fresco. São uns autênticos animais.
    Ironic mode off
    Concordam com este comentário: antonylemos, branco.valter
  4.  # 4

    Fotos do resultado final ;-)
  5.  # 5

    Colocado por: skyptFotos do resultado final ;-)
    deves ser como eu. eu imagino assim uma coisa que até pode ficar bem bonito.. hahaha
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemoshehehe, dependendo dos estragos era capaz de até ficar engraçado o chão com as pegadas dos cães...

    os estragos devem ser assumidos pelos donos dos animais pois os cães não podem andar por aí soltos a causar estragos... tal e qual como se um cão for atropelado e partir um para choques do carro... os cães de casa deviam ter sempre um seguro para estes estragos como têm os cães de caça. 20/30€ não é caro.


    O seguro não cobre se os animais andarem à solta
  7.  # 7

    um crime não se resolve com outro crime e fica tudo bem e no meio disto tudo os animais são os menos culpados.

    a culpa é obviamente dos donos dos cães (a existirem) que deixam os cães andarem sozinhos na rua
    a culpa é tb da senhora, que pelos vistos já conhece os animais, mas nunca chamou os serviços da camara para recolherem os animais para o canil e maior culpada fica, se mata os animais como represália
  8.  # 8

    A culpa obviamente é do animal irracional que nao fechou a porta permitindo a livre circulação dos cães.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 9

    Colocado por: Joao DiasA culpa é do estúpido do cão que não teve o discernimento de perceber que o cimento estava fresco. São uns autênticos animais.


    Mas será que a mulher meteu avisos de cimento fresco? Os cães não são adivinhos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 10

    bastava meter uma rede a tapar a parte inferior da porta...
  11.  # 11

    Colocado por: Baltazar1Na minha rua está neste momento uma senhora a barafustar tinha posto cimento em todo o chão da garagem e os cães que ela conhece mas não sabe quem são os donos patearam-lhe o cimento todo devido a ter deixado a porta da garagem aberta para secar mais rápido.
    Diz que corta o pescoço aos cães se o dono não pagar os estragos, eu não sou que não tenho nenhum animal, mas fiquei curioso em quem será o responsável uma vez que ela deixou a porta aberta.


    Meu estimado, tem-se esta matéria de solução pacífica. Pelos danos causados ao pavimento respondem os proprietários dos animais nos termos do art. 493º do CC, contanto a proprietária logre identificar os referidos. Pela eventual lesão/morte dos animais, responde criminalmente o agente (no caso a proprietária da garagem) nos termos da Lei 8/2017 (dever de indemnização).
    Concordam com este comentário: antonylemos, reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos, reginamar
  12.  # 12

    Colocado por: LMGuerreiroO seguro não cobre se os animais andarem à solta
    o seguro tem de cubrir os estragos em caso de fuga. senão para que serve o seguro? eles presos não causam estragos.

    o meu seguro que é de caça cobre todos os danos causados pelos meus cães durante uma jornada de caça. o dos animais de estimação deve cubrir as fugas dos mesmos não?

    https://www.fidelidade.pt/PT/particulares/Viagem-lazer/Documents/RGPD/IPC_RC_Animais-Companhia_fev2015.pdf
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemoso seguro tem de cubrir os estragos em caso de fuga. senão para que serve o seguro? eles presos não causam estragos.

    o meu seguro que é de caça cobre todos os danos causados pelos meus cães durante uma jornada de caça. o dos animais de estimação deve cubrir as fugas dos mesmos não?

    https://www.fidelidade.pt/PT/particulares/Viagem-lazer/Documents/RGPD/IPC_RC_Animais-Companhia_fev2015.pdf


    Variará de seguro para seguro, mas o seu diz:

    E. EXCLUSÕES APLICÁVEIS A TODAS AS COBERTURAS

    g) Causados pela inobservância das disposições legais em vigor que regulamentem a detenção de animais de companhia;

    Que obriga os cães a circularem de trela e/ou açaime (bem aqui não obriga a estarem presos se tiverem o açaime)....

    O meu diz que não podem andar soltos (creio, não tenho aqui a apólice e já a fiz há 2 anos)

    Curiosamente o seu também diz:

    i) Causados a outros animais da mesma espécie;
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemoso seguro tem de cubrir os estragos em caso de fuga. senão para que serve o seguro? eles presos não causam estragos.

    o meu seguro que é de caça cobre todos os danos causados pelos meus cães durante uma jornada de caça. o dos animais de estimação deve cubrir as fugas dos mesmos não?

    https://www.fidelidade.pt/PT/particulares/Viagem-lazer/Documents/RGPD/IPC_RC_Animais-Companhia_fev2015.pdf


    Meus estimados, neste concreto, sou de acompanhar a opinião antonylemos. Com efeito, nos termos do art. 493.º do CC “Quem tiver assumido o encargo da vigilância de quaisquer animais, responde pelos danos que os animais causarem, salvo se provar que nenhuma culpa houve da sua parte (...).”. Vale isto por dizer que o proprietário de um animal de companhia que cause ferimentos ou danos materiais a terceiros ou à sua propriedade pode ser condenado no pagamento de uma indemnização, constituída pelas despesas decorrentes do dano causado (despesas médicas, medicamentosas, valor do bem danificado, entre outras), mas também por eventuais danos morais, e bem assim outras protecções adicionais, como a protecção jurídica...
    Concordam com este comentário: reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, reginamar
  15.  # 15

    atenção que o meu seguro é de caça e não de acompanhamento (não é esse que mostrei, mostrei um de acompanhamento)... já tive de meter o seguro para pagar umas ovelhas a um senhor, mesmo sem ter de o fazer pois não estavam assinaladas.

    mas penso que a mesma lógica prevalece. um cão esta preso, mas caso ele tiver o azar ou inteligência para se soltar e causar danos aí o seguro tem de cobrir..

    neste caso em concreto pelos vistos o dono não faz caso pois pelo que parece os cães já são conhecidos
  16.  # 16

    Eu não tenho cães mas o meu cunhado tem um e diz que o seguro da casa dele cobre os danos praticados pelo cão. Será verdade?
    Um cão de companhia (de qualquer raça não perigosa) que por qualquer motivo morda alguém até a morte o dono para além das despesas (se o seguro não cobrir) com tratamentos, funeral, etc pode ir para a cadeia?
    Já vi pessoas a atiçar cães como por exemplo batendo-lhe com os pés no chão, pegar num pau e fazer que lhe dá ou dá mesmo e o cão o morder essa pessoa tem alguma culpa?
    (pergunto isto porque os "putos" da minha rua e alguns bem crescidos fazem isso.
  17.  # 17

    Colocado por: Baltazar1que o seguro da casa dele cobre os danos praticados pelo cão. Será verdade?


    É possível, tenho um amigo que o seu cão labrador fugiu e foi atropelado, causando vários estragos num veículo, penso que não tinha seguro uma vez que ia pagar do próprio bolso os danos, mas por acaso foi ao banco no mesmo dia, e ao contar a história o funcionário do banco alertou-o que o seguro da casa cobria os danos do cão!
  18.  # 18

    Colocado por: Baltazar1Já vi pessoas a atiçar cães como por exemplo batendo-lhe com os pés no chão, pegar num pau e fazer que lhe dá ou dá mesmo e o cão o morder essa pessoa tem alguma culpa?
    (pergunto isto porque os "putos" da minha rua e alguns bem crescidos fazem isso.
    nesse caso o dono não tem qualquer culpa.
 
0.0204 seg. NEW