Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Mais uma vez peço a vossa ajuda para uma situaçao que vou enfrentar. A casa (com 70 anos) em que estou interessado em comprar tem as vigas de madeira na cave apoiadas numa serie de vigas tambem de madeira isto porque o as vigas têm vindo a ceder de ano para ano. Gostava de saber as vossas opiniões sobre o que fazer. Retirar o chão de madeira e fazer uma laje aligeirada em toda a casa ou se basta substituir as vigas de madeira por vigas de betão para o chão ir ao sitio?
    Obrigado desde já
      Cave (6).jpg
      Corredor (7)2.jpg
      Corredor (3).jpg
  2.  # 2

    Tem fotos das vigas de madeira com o detalhe da entrega nas paredes?
    E a corrosão da madeira (caruncho), existe? Em que extensão e em que pontos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  3.  # 3

    É algo demasiado grave para se puder "opinar" sem visitar a casa
    Concordam com este comentário: Joao Dias, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  4.  # 4

    Colocado por: J.FernandesTem fotos das vigas de madeira com o detalhe da entrega nas paredes?
    E a corrosão da madeira (caruncho), existe? Em que extensão e em que pontos?


    Infelizmente nao tenho nehuma foto da entrega nas paredes das vigas. O carunhcho é algum para nao dizer bastante bem como a extenção. Os pontos em que se nota mais é junto ás paredes estrututais interiores.
  5.  # 5

    só averiguando no local.
  6.  # 6

    Tenho o mesmo problema numa casa que estou a recuperar numa zona rural.

    A solução pode passar por reforço com vigas metálicas.

    É um método mais compatível com a técnica de construção original deste tipo de casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  7.  # 7

    Colocado por: MariaseveraTenho o mesmo problema numa casa que estou a recuperar numa zona rural.

    A solução pode passar por reforço com vigas metálicas.

    É um método mais compatível com a técnica de construção original deste tipo de casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nuno cunha


    A minha ideia será essa mesmo, porque também segundo o que me disseram acaba por ser mais barato e pessoalmente ate gosto mais.
  8.  # 8

    Colocado por: nuno cunha

    A minha ideia será essa mesmo, porque também segundo o que me disseram acaba por ser mais barato e pessoalmente ate gosto mais.

    Eu por exemplo tenho que criar um WC numa divisão que é em madeira.Como quero assentar mosaico não sei como se fará a base de sustentação pois em princípio os mosaicos não ficarão colados directamente sobre a madeira...
  9.  # 9

    Colocado por: Mariasevera
    Eu por exemplo tenho que criar um WC numa divisão que é em madeira.Como quero assentar mosaico não sei como se fará a base de sustentação pois em princípio os mosaicos não ficarão colados directamente sobre a madeira...


    Segundo aquilo que me disseram nesses casos faz-se uma laje aligeirada para a colocação dos azulejos.
  10.  # 10

    Colocado por: MariaseveraA solução pode passar por reforço com vigas metálicas.

    É um método mais compatível com a técnica de construção original deste tipo de casa.


    Colocado por: nuno cunhaA minha ideia será essa mesmo, porque também segundo o que me disseram acaba por ser mais barato e pessoalmente ate gosto mais.


    Uma solução ainda mais respeitadora da técnica de construção original é fazer uma laje mista madeira-betão, claro está depois de uma análise cuidada do estado das traves de madeira e de reparação ou substituição das que se mostrarem mais danificadas.

    Já fiz isso em três casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  11.  # 11

    Eu preferiria uma solucao de madeira, aco de siderurgia
  12.  # 12

    Colocado por: J.Fernandes



    Uma solução ainda mais respeitadora da técnica de construção original é fazer uma laje mista madeira-betão, claro está depois de uma análise cuidada do estado das traves de madeira e de reparação ou substituição das que se mostrarem mais danificadas.

    Já fiz isso em três casos.


    Preciso de alguém que me faça um trabalho desses no concelho de Arganil.
    Acha que só uma empresa especializada o fará?
  13.  # 13

    Colocado por: riscosEu preferiria uma solucao de madeira, aco de siderurgia


    Desculpe mas não percebi
  14.  # 14

    Colocado por: riscosEu preferiria uma solucao de madeira, aco de siderurgia

    Perfis de aço a suportar soalho? É uma boa solução, mas mais cara do que aproveitar uma estrutura de madeira em bom estado.
    E mais trabalhosa para quem quer pavimento cerâmico ou pedra nos wc´s.
  15.  # 15

    Colocado por: MariaseveraAcha que só uma empresa especializada o fará?

    O trabalho em si não é complexo, mas não pode ser feito antes de uma análise cuidada por parte de um engenheiro, das condições em que estão a estrutura de madeira e as paredes de sustentação.
  16.  # 16

    Boa tarde
    Mais uma vez peço a vossa ajuda para uma situaçao que vou enfrentar. A casa (com 70 anos) em que estou interessado em comprar tem as vigas de madeira na cave apoiadas numa serie de vigas tambem de madeira isto porque o as vigas têm vindo a ceder de ano para ano. Gostava de saber as vossas opiniões sobre o que fazer. Retirar o chão de madeira e fazer uma laje aligeirada em toda a casa ou se basta substituir as vigas de madeira por vigas de betão para o chão ir ao sitio?
    Obrigado desde já

    Se o soalho é de madeira e toda a estrutura também, e está a ceder com o peso das paredes divisórias, então tem aí um grande problema, pois é sinal que madeira está bastante afetada com o caruncho e pode não ter solução
    se não a total substituição da mesma
  17.  # 17

    Obrigado a todos pelas respostas. Entretanto hoje em conversa com uma pessoa conheçida falou-me que uma boa opçao e se calhar a mais em conta seria fazer uma lage aligeirada com leca por cima do piso já existente.
    Qua acham da ideia?
  18.  # 18

    Colocado por: nuno cunhaEntretanto hoje em conversa com uma pessoa conheçida falou-me que uma boa opçao e se calhar a mais em conta seria fazer uma lage aligeirada com leca por cima do piso já existente.
    Qua acham da ideia?

    Fazer uma lajeta de betão armado sobre o piso já existente - se este oferecer o estado de conservação e a capacidade de carga exigidas, bem entendido - é a solução que eu preconizei acima.

    Agora, tem de ser mesmo betão armado, o betão de leca não distribui as tensões e em pouco tempo fissura todo. Leca só para enchimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  19.  # 19

    Colocado por: nuno cunhauma boa opçao e se calhar a mais em conta seria fazer uma lage aligeirada com leca por cima do piso já existente.

    Bela m"#"* de solução!!!
    Poderá ser somente necessário substituir essas madres de madeira por novas...
    A solução passará sempre pela contratatação de uma equipa que lhe faça uma visita tecnica e face as condições encontradas, propor uma solução de intervenção com o melhor custo/ beneficio.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno cunha
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Bela m"#"* de solução!!!
    Poderá ser somente necessário substituir essas madres de madeira por novas...
    A solução passará sempre pela contratatação de uma equipa que lhe faça uma visita tecnica e face as condições encontradas, propor uma solução de intervenção com o melhor custo/ beneficio.


    Para mim isso era optimo, mantinha o mesmo chão e a mesma estrutura e devia sair mais em conta. Já tenho dois empreiteiros marcados para dia 30 me irem ver a casa e dar orçamentos, e com a vossa ajuda já vou mais ilucidado sobre as soluções possíveis.
    Concordam com este comentário: SS1128
 
0.0221 seg. NEW