Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boas a todos.
    Tenciono colocar um piso no meu sótão, que tem umas vigas que surgem sobressaídas relativamente o nível do chão conforme se verifica pela imagem anexa.
    A ideia é colocar uma estrutura de barrotes de pinho que darão suporte a placas de osb que cobrirão tudo ao nível das vigas de betão.

Estes barrotes de pinho devem ter algum tratamento especial ou é suficiente se tiverem sido tratados com o tratamento que eleva a madeira a altas temperaturas e o xylophene?

O sótão praticamente não tem humidades.
      IMG_6245.JPG
  2.  # 22

.
  3.  # 23

Mais que o tratamento, era importante que deixasse ficar orifícios que permitam a ventilação dos barrotes.
  4.  # 24

Os barrotes terão alguma ventilação, proveniente dos espaços onde as vigas interrompem e posso sempre que possivel deixar algumas pequenas aberturas. Será suficiente? Tal como referi, o sótão tem um nível de humidade bastante reduzido.

Sei que há produtos para tratar (ex: cuprinol). Serão uma grande vantagem ou ao cabo de uns anos o seu efeito desaparece?
  5.  # 25

Em vez de colocar pinho coloque uma madeira melhor barrotes de casquinha laminados por exemplo.
  6.  # 26

A minha opção pelo pinho tem mais a ver com questões de orçamento. Todas as outras opções são exponencialmente mais caras.
  7.  # 27

Isso chega bem. se quiser melhorar a protecção pode meter o xilofene.
    Aproveite e meta entre os barrotes e a placa uma tela cmopressivel, pode ser tiras de aglomerado de cortiça, para diminuição dos sons de percussão. entre barrotes, nessa caxa aplique la mineral de modo a melhorar as propriedades termicas e acusticas, ao inves da la mineral ,pode encher com LECA dry.
  8.  # 28

E se enchesse isso tudo com leca e fizesse uma betonilha fina por cima?
  9.  # 29

Colocado por: larkheE se enchesse isso tudo com leca e fizesse uma betonilha fina por cima?

Ainda considerei essa possibilidade, mas desisti dado o risco de haver uma infiltração para o piso inferior, que é habitado, para não falar da sujidade que provocaria a passagem dos materiais pelo interior da casa até ao sótão.
  10.  # 30

Colocado por: Pedro BarradasIsso chega bem. se quiser melhorar a protecção pode meter o xilofene.
    Aproveite e meta entre os barrotes e a placa uma tela cmopressivel, pode ser tiras de aglomerado de cortiça, para diminuição dos sons de percussão. entre barrotes, nessa caxa aplique la mineral de modo a melhorar as propriedades termicas e acusticas, ao inves da la mineral ,pode encher com LECA dry.

Estava a pensar aplicar espuma semi-rigida entre os barrotes e a placa, do género da que está na foto e que se usa nas embalagens. A Leca para enchimento parece-me boa ideia.
      IMG_20180914_114007.jpg
  11.  # 31

Precisa de ser um material mais durável, Isso vai estar SEMPRE em compressão ( não é o mesmo que estar debaixo de um pavimetno flutuante....Com o tempo irá "mirrar".

0.0117 seg. NEW