Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho em vista uma reabilitação extensa de parte de uma casa centenária, um primeiro andar com cerca de 100 m2.

Toda ela está assente em vigas de madeira e uma divisão em particular (a maior) assente em vigas de Carvalho. As vigas de Carvalho estão à primeira vista com um grande desgaste devido ao bicho da madeira (borne), será que o cerne também estará ''comido''? Os antigos dissem que isto ainda dura a minha vida e a dos meus filhos. De facto ao caminhar, saltar em cima da estrutura, esta parece em boas condições.

Outra questão é sobre o material a aplicar por cima destas vigas. O soalho actual, esse é para retirar fora. Existe risco de contaminação das vigas para um soalho novo de madeira tratada? Não existe nenhum material que não madeira (imune ao bicho) que poderei assentar em cima das vigas e a partir daí por o acabamento escolhido, por exemplo vynil?

Agradeço desde já os vossos comentários e experiências. Cump/
  2.  # 2

por norma (dependendo das dimensões das vigas) esse estrago é superficial..terá masi ou menos 2 a 3 cm .. mas tambem é fácil de ver. vais lá com um formão e descascas até apanhares a madeira dura. pegas num martelo e dás umas cacetadas, se soar a oco pode precisar de substituir, se soar a duro estão boas.

se forem vigas á moda antigo, tipo troncos inteiros de carvalho isso irá durar até ao fim da vida dos seus netos.. e mais outro tanto.
    para recuperares as vigas descascas com um formaõ tudo que estiver estragado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberga
  3.  # 3

Colocado por: albergaNão existe nenhum material que não madeira (imune ao bicho) que poderei assentar em cima das vigas e a partir daí por o acabamento escolhido, por exemplo vynil?

Isso é um "crime"....
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 4

Anthony assim irei fazer esse teste. Como cresci nesta casa e me afeiçoei às vigas de carvalho que estão por toda a casa, algumas com aspecto impecável, retira-las será em último caso. Daqui chego ao ponto do Pedro Barradas Isso é um "crime"...., como poderei manter as vigas se irão contaminar a madeira nova que inserir por cima? Ou seja, ou mudo as vigas ou mudo o que assenta nelas, ou estou enganado?

Nenhuma empresa de desinfestação me dá garantias que ao fim de 5 anos o bicho não está lá a fazer danos, além do custo...
  5.  # 5

existem produtos para tratar as madeiras e prevenir a bicharada e os fungos. terá de usar uma delas. agora de cabeça não me recordo o nome da que usamos aqui em casa. depois voltas a meter tudo tal como pretende.

aqui chegamos a cortar uns carvalhos para substituir algumas. e mesmo assim aproveitamos as vigas para fazer o soalho e alguma mobilia. estavam um pouco danificadas superficialmente mas dentro estava um luxo. isto para vigas com 600/700 anos.

o bicho voltar a atacar a madeira é normal. ou aplica produtos de x em x anos ou tem de viver com isso. existem madeiras que resistem bem aos fungos e insectos. umas naturais outras tratadas.. terá de escolher aquela que melhor lhe serve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberga
  6.  # 6

Osb 3 é imune a caruncho?
  7.  # 7

veja este.. caro, mas parece ser bom.

http://www.banema.pt/accoya
  8.  # 8

Fibrocimento de 19mm pode ser uma solução, ou poderá ser peso a mais? neste caso da para fazer o acabamento na própria placa sem ser necessário por flutuante ou vynil?

Em caso de peso extra poderei reforçar as vigas existentes com alguma estrutura metálica ou preciso de licença para isso?
  9.  # 9

mostre uma foto das vigas..

era preferível ser piso em madeira...
  10.  # 10

Eu preferia em madeira, mas este espaço é para rentabilizar. Com a madeira, por melhor que seja ninguém me garante que daqui a 10 anos não anda lá o bicho. Tempo esse em que ainda não recuperei o que investi.

Existem tratamentos à madeira (às vigas e ao soalho novo), mas o risco é elevado de ter que substituir tudo daqui a uns anos.

De qualquer forma, pensamentos em contrário e sugestões são sempre bem vindas. Qd possivel insiro fotos
  11.  # 11

Vigas de madeira aparelhada e/ou lamelada colada tratada e OSB3. Cuprinol/ xilophene incolor para cima de tudo. Isolamento termico e acustico adequado...
  12.  # 12

13.  # 13

Com a madeira, por melhor que seja ninguém me garante que daqui a 10 anos não anda lá o bicho. Tempo esse em que ainda não recuperei o que investi.
    vc não chegou a ver o link que lhe mandei sobre a accoya. dão garantia de 50 anos ... e 25 anos se for enterrada... ou talvez leu e 50 anos seja pouco tempo.
  14.  # 14

N vi com atenção, vou efectuar uma consulta de preços e garantia. Pode ser opção, obg
  15.  # 15

Accoya - não garantem formalmente ataques de ''bicharada'' e preço proibitivo para uma remodelação com objectivos comerciais. No entanto, pela informação obtida, nada a contestar em termos de qualidade.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 16

Colocado por: albergaAccoya - não garantem formalmente ataques de ''bicharada''
    consegui encontrar duas publicações cientificas que dizem o contrário...
  17.  # 17

Colocado por: antonylemosmas tambem é fácil de ver. vais lá com um formão e descascas até apanhares a madeira dura. pegas num martelo e dás umas cacetadas, se soar a oco pode precisar de substituir, se soar a duro estão boas.

Espectacular, tirei 2/3 centimetros de uma capa toda esboracada, e aparece o tal cerne em todo o seu esplendor, duro como aço :D
    Concordam com este comentário: Joao Dias, antonylemos
  18.  # 18

Colocado por: albergaEspectacular, tirei 2/3 centimetros de uma capa toda esboracada, e aparece o tal cerne em todo o seu esplendor, duro como aço :D

Se a corrosão do caruncho só afeta uma camada de 2/3 cms isso é bom mas não chega só por si para dizer que essa estrutura pode continuar a funcionar com segurança.

Há que descontar a camada corroída à secção existente e com esta secção menor calcular a capacidade de carga atual, verificando se cumpre a segurança para as solicitações previstas.

É que, como é evidente, um piso suportado por vigas de madeira de 20x10(cm2) tem uma capacidade de carga superior a um piso suportado por vigas de 18x6(cm2).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

Neste caso são vigas de carvalho com +/- 40x40 mas com um espaçamento grande. Possivelmente sobredimensionadas para a estrutura de acordo com algumas opiniões recolhidas, talvez antigamente já contassem com o desgaste do borne. Penso que nestas estruturas antigas (carvalho) pior que o ataque de caruncho será a apodrecimento da madeira resultante de infiltrações continuadas e mau arejamento (como existe noutro sítio desta casa).

De qualquer modo agradeço o alerta dado que não sou técnico da área e os cálculos será algo a considerar.
  20.  # 20

Colocado por: albergaantigamente já contassem com o desgaste do borne
    nem mais..se n\ao tiver as extremidades das vigas comidas pode prosseguir pois ainda servir\ao os netos dos seus netos.

0.0213 seg. NEW