Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Vou adquirir um terreno para construção.
    Nele existe um caminho fazendeiro para o terreno de trás. Mas quando construíu casa nesse terreno de trás, foi criado um caminho público, por outro local.
    O vizinho deixou uma entrada para o caminho público, e uma entrada para o caminho fazendeiro que atravessa o terreno que eu pretendo comprar.
    Já falei com o vizinho que não pretende abdicar da passagem pelo meu futuro terreno.
    No meu entendimento como o terreno dele deixou de estar encravado, e perdeu o direito de passar no meu futuro terreno. Será mesmo assim ?
  2.  # 2

    sim, em principio e isso mesmo. Se não estiver a servidão de passagem descrita na certidão predial, pode efectuar o "corte da mesma", já que o prédio que a serve deixou de estar encravado...

    Caminho fazendeiro, nunca ouvi esse termo, é no Brasil?
    Concordam com este comentário: MarcoAntónio
  3.  # 3

    Obrigado Pedro Barradas,
    Na certidão predial do terreno que vou comprar não está efectivamente descrita nenhuma passagem.Eu estou a pensar avançar com a compra, tenho escritura marcada dentro de dias. Tomei iniciativa de falar com os ditos vizinhos, para informar que ia comprar e que pretendia fechar a passagem. Eles entendem que não posso fechar sem decisão de justiça.
    Eu entendo que posso fechar, e que se eles mantiverem a posição deles terão de ser eles a ir para tribunal para reaver a passagem, e estou convicto que esse pedido lhes será recusado.

    Mais alguém com opinião sobre este assunto ou que tenha passado por algo semelhante ?
  4.  # 4

    Atenção ao direito de preferência dos confinantes,se for rústico.
  5.  # 5

    Colocado por: MarcoAntónioBom dia,
    Vou adquirir um terreno para construção.
    Nele existe um caminho fazendeiro para o terreno de trás. Mas quando construíu casa nesse terreno de trás, foi criado um caminho público, por outro local.
    O vizinho deixou uma entrada para o caminho público, e uma entrada para o caminho fazendeiro que atravessa o terreno que eu pretendo comprar.
    Já falei com o vizinho que não pretende abdicar da passagem pelo meu futuro terreno.
    No meu entendimento como o terreno dele deixou de estar encravado, e perdeu o direito de passar no meu futuro terreno. Será mesmo assim ?

    Se for rústico, o proprietário comunicou por escrito aos confinantes se querem exercer o direito de preferência?
  6.  # 6

    Bom dia,

    Sim a questão do direito de preferência está tratada.
  7.  # 7

    No interior de portugal conheço esse termo. Mesmo em projectos para as camaras é indicado caminho fazendeiro. Igualmente muitas pessoas dizem "vou à fazenda" referindo-se a terrenos que possuem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    .. deve ser um termo "Nortenho" ;)
  9.  # 9

    eu moro no centro, mas tambem pode ser nortenho.
  10.  # 10

    Aqui na zona de Aveiro chamam de «servidão»
  11.  # 11

    sendo nortenho não conheço esse termo... o pedro deve querer uma pega ;)
  12.  # 12

    Colocado por: antonylemossendo nortenho não conheço esse termo... o pedro deve querer uma pega ;)


    sim porque o norte é bastante conhecido pelas touradas e pegas.... =D =D =D
  13.  # 13

    Conheço o termo "fazenda" na zona do Oeste.
    De fato, na zona de Aveiro (região do país onde melhor se fala e onde se podem encontrar os gajos mais bonitos) o mais comum é servidão.
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva(região do país onde melhor se fala e onde se podem encontrar os gajos mais bonitos)
    isto ainda vai dar em barulho... olha pro que vos digo..! ;)
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosisto ainda vai dar em barulho...

    O norte, como se pode verificar, é local de arruaceiros e provocadores.

    Colocado por: Pedro Barradasdeve ser um termo "Nortenho" ;)

    Já o sul, como se pode verificar, é local de .... (cala-te boca)
  16.  # 16

    o termo "fazenda" tambem existe na minha região (torres novas).

    tradicionalmente existem as hortas, pequenos terrenos, junto a cursos de água com poços onde se fazem hortas, e as fazendas, terrenos maiores onde se fazem culturas de sequeiro.
  17.  # 17

    por cá fazenda é coisa de alfaiate e costureira...

    Colocado por: zedasilvaO norte, como se pode verificar, é local de arruaceiros e provocadores.


    ... sou da terra do jogo do pau, por isso, põe-te a pau Zé.. hehehe
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    O norte, como se pode verificar, é local de arruaceiros e provocadores.


    Já o sul, como se pode verificar, é local de .... (cala-te boca)


    É isso, as prisões aí do sul estão cheias de gajos do norte.... heheheheh!
  19.  # 19

    Colocado por: antonylemos... sou da terra do jogo do pau

    Que ficou famoso por causa de um arruaceiro do Norte que quis dar uma lição a um ca..gão do Sul.
  20.  # 20

    ora nem mais... e esse ficou com a fazenda feita em trapos...
 
0.0223 seg. NEW