Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    O prédio onde comprei um apartamento inclui um logradouro com logradouros divididos entre todos os condóminos. Cada logradouro foi delimitado, pelo construtor, com muretes (altura de +/- 20 cm), e os espaços estão devidamente assinalados em planta.

    O vizinho do rés-do-chão, sem pedir autorização, construir um muro (cerca de 2 m de altura) por cima do murete existente, para assim separar mais o seu espaço do contíguo (o meu).

    Problemas:
    - Esta obra foi feita sem pedir autorização aos condóminos que já tinham comprado os apartamentos.
    - O muro foi feito de qualquer maneira, resultando em problemas estruturais
    - O muro apenas foi rebocado do lado do rés-do-chão, tendo o lado correspondente ao meu logradouro ficado com os tijolos à vista. A ideia do vizinho é que "quem comprasse o primeiro andar rebocasse o muro do seu lado, visto que ele já gastou dinheiro a construí-lo".

    Ora, eu comprei o apartamento após ter sido construído este muro, sendo que não me importaria que o muro permanecesse, desde que o vizinho o terminasse do meu lado.
    O problema é que, desde então, e com o inverno rigoroso, é cada vez mais claro que há aqui problemas estruturais no muro, como rachas, e que mais cedo ou mais tarde o muro poderá vir a cair. Os restantes condóminos também não concordam com este muro, têm o mesmo receio de queda.

    Como proceder neste caso? O vizinho pode ser obrigado a tirar o muro? Posso obrigá-lo a isso mesmo tendo comprado o apartamento já depois da construção do muro?
    A quem devo recorrer? Ao recém-formado condomínio? À câmara? Ao vendedor do prédio?

    Agradecia algumas dicas.
  2.  # 2

    Acho que o seu vizinho não é obrigado a acabar o muro do seu lado .
    Quanto à legalidade de um muro de 2 m nessa situação já não sei
  3.  # 3

    Se foi construído sem o acordo com condomínio, é ilegal, independentemente de quem vai terminar o seu lado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tviegas
 
0.0090 seg. NEW