Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Antes de criar o tópico fiz uma pesquisa previa aqui no forum para tentar encontrar uma resposta e infelizmente ela poderá até cá estar mas nao fiquei elucidado.

    Pretendo comprar um terreno Rústico, quais sao as coisas que tenho de ter em consideração?

    Esta a criar-me bastante espécime os vizinhos poderem comprar o terreno a qualquer momento isso é verdade?
    terreno agrícola e rústico é a mesma coisa?

    O terreno em si já dispoe inclusive de agua, e a rua tem alcatrao... Todos falam no PDM ja fui pesquisar no site da camara e tambem nao entendo nada...
  2.  # 2

    O terreno pode estar registado como rustico e já não o ser. O melhor é ir à camara saber quais as condicionantes para o local.
  3.  # 3

    Colocado por: EmilioCarvalhoEsta a criar-me bastante espécime os vizinhos poderem comprar o terreno a qualquer momento isso é verdade?


    nim....

    nos terrenos rústicos os vizinhos tem direito de preferência, por isso tem que confirmar que o vendedor informou todos os vizinhos por carta registada que pretende vender o terreno por X euros.

    Se eles abdicarem do seu direito de preferência o vendedor pode-lhe vender o terreno por X euros.

    Atenção, que se por acaso em vez de X euros passar a ser um valor inferior, os vizinhos tem que ser novamente informados. São comuns os casos de terrenos vendidos por 1000, mas escriturados por 100, nestas situações, caso os vizinhos saibam, podem usar o seu direito de preferência e comprar por 100.


    Mas se pretende o terreno para construção, o 1º passo é se deslocar à camara e averiguar se pode construir lá.
  4.  # 4

    Fui a camera hoje e informaram me que era terreno agricula e que teria de ter 10.000m2 para conseguir fazer construção..
  5.  # 5

    Aqui na minha zona são precisos 40.000m2...
  6.  # 6

    Colocado por: EmilioCarvalhoFui a camera hoje e informaram me que era terreno agricula e que teria de ter 10.000m2 para conseguir fazer construção..


    então já tem o seu problema resolvido....

    procure outro que esse não dá.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pedromlopes
  7.  # 7

    havia de ser bem mais...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Boa noite

    Estou surpreendido com a rapidez das respostas que aqui me deram

    Muito obrigado a todos vos



    Tenho outra novidade informei o vendedor da informacao que retido da camera e ele fez me chegar um PDF do PdM onde continha a informacao que era rustico uma parte e outra parte podia construir sem problema... estou realmente mesmo confuso ... basicamente compro um terreno e parte posso construir outra nao o que é estranho é que não tem 10.0000M2
  9.  # 9

    Colocado por: EmilioCarvalhoTenho outra novidade informei o vendedor da informacao que retido da camera e ele fez me chegar um PDF do PdM onde continha a informacao que era rustico uma parte e outra parte podia construir sem problema... estou realmente mesmo confuso ... basicamente compro um terreno e parte posso construir outra nao o que é estranho é que não tem 10.0000M2


    bem, existem terrenos mistos, pode ter um terreno com uma area urbana, onde se pode construir e uma área rústica onde não se pode, mas o que é estranho é não lhe terem dito isso na camara.

    quando foi à camara identificou o terreno nas cartas deles, ou falou por alto na situação?

    o PDM dessa camara não foi alterado recentemente?
  10.  # 10

    Terá que esclarecer se é terreno misto (tem uma % de área urbana no terreno) ou se é rústico.
    Por vezes essas informações são facultadas nas finanças ou registo predial.

    Mas claro o direitos de preferência são reais. Escriturar sempre pelo valor real da venda!
  11.  # 11

    para evitar a construção de casas espalhadas por todo o lado e por motivos óbvios de segurança, em certos tipos de terrenos (mistos por exemplo) as camaras exigem áreas de 2 hectares ou mais.
  12.  # 12

    A construção nos terrenos fora dos perimetros urbanos está bastante condicionada pelo disposto no Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) em vigor... Prioridade à reconstrução/ampliação de edificações existentes, e impedir/ dificultar a proliferação de novas edificações em qq parcela.
    Acho muito bem...
    Mas depois os defensores da "natureza", vem com ideias de andar a meter contentores e cabanas e mais sei lá o quê de modo ilegal, ou contornando a lei.. porque para eles já pode ser... esquecem-se da paisagem...que é de todos.
  13.  # 13

    Colocado por: EmilioCarvalhoBoa noite

    Estou surpreendido com a rapidez das respostas que aqui me deram

    Muito obrigado a todos vos



    Tenho outra novidade informei o vendedor da informacao que retido da camera e ele fez me chegar um PDF do PdM onde continha a informacao que era rustico uma parte e outra parte podia construir sem problema... estou realmente mesmo confuso ... basicamente compro um terreno e parte posso construir outra nao o que é estranho é que não tem 10.0000M2


    nao se deixe iludir com o vendedor..... ele vai-lhe dizer tudo o que voce quer ouvir para vender o terreno! agarre nesse PDF e vá a camara e volte a questionar para ter 100% de certezas!
  14.  # 14

    Pode acontecer o terreno ser RUSTICO, mas na carta de ordenamento do PDM, ter parte desse terreno em área que permite a construção ( por exemplo dentro de perímetro urbano) e parte fora...
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasPode acontecer o terreno ser RUSTICO, mas na carta de ordenamento do PDM, ter parte desse terreno em área que permite a construção ( por exemplo dentro de perímetro urbano) e parte fora...


    mas parte-se do principio que na camara soubessem explicar isso..... agora na camara dizerem uma coisa e o vendedor outra, parece que ja tou a ver o filme....
  16.  # 16

    depende.. o vendedor pode ter um PDF de algo antigo.. dúvido que na CM não lhe souberam dizer quais as condicionates do terreno. mas, tb n meto a mão no fogo. já vi de tudo.
  17.  # 17

    Poderá ter acontecido que a informação dada na camara se baseie no facto de ter dito que se tratava de um terreno rústico.
    Talvez nem tenham perdido tempo a confirmar.

    Mas também penso que o melhor será levar esse PDF à camara para confirmar!
  18.  # 18

    Boa noite,
    Aproveito este forum para perguntar:
    estou vendo um terreno rustico para comprar de 8.000m2 em que no PDM metade está metade em solo urbano e metade em solo rural. será possivel uma construção na metade do solo urbano?
  19.  # 19

    Em principio sim... mas dependerá do que diz o regulamento do PDM para essa classificação de solos. Bem como terá de ser cruzado com a carta de condicionantes do PDM...o ideal é ter uma reunião na câmara.
 
0.0181 seg. NEW