Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Já coloquei estas questões em outros tópicos, mas nunca obtive uma resposta esclarecedor pelo que crio um novo tópico.

    No projeto empreitada para uma nova habitação está a ser proposto as seguintes referências para as janelas, e queria saber a vossa opinião.

    Janelas 1:
    Fornecimento e assentamento de caixilharia em aluminio termolacado tipo "Anicolor" com perfis no sistema ARI em vãos de Batente com corte térmico, na cor branca ou equivalente, com vidro duplo incolor 8mm com capa Cool- Litte SKN 176 +14mm (Argon 90%)+ 8mm Planiclear Securit

    Janelas 2:
    Fornecimento e assentamento de caixilharia em aluminio termolacado tipo "Anicolor" com perfis no sistema CW em vãos de Correr com corte térmico, na cor branca ou equivalente, com vidro duplo incolor 8mm com capa Cool- Litte SKN 176 +14mm (Argon 90%)+ 8mm Planiclear Securit

    Obrigado

    Luis Gil.
  2.  # 2

    Já viu os perfis?
  3.  # 3

    e os autores do projecto já se pronunciaram?, especialmente quanto à constituição dos envidraçados? Tem de ver isso com a termica.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaJá viu os perfis?


    Já vi no site da Anicolor, mas a minha falta conhecimentos apenas consigo perceber que são melhores dos caixilhos que tenho na atual casa, que nem corte térmico tem, e vibram com pouco vento.

    Segue os catálogos da serie que obtive da net.
    Parecem-me suficientes sem serem o melhor que há nem o pior que há.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradase os autores do projecto já se pronunciaram?, especialmente quanto à constituição dos envidraçados? Tem de ver isso com a termica.


    sobre a térmica posso validar com a empresa que emitiu o pré certificado energético.
    qual seria a melhor configuração do vidro duplo ?
  6.  # 6

    A nivel de serie de correr não está mal servido, dependendo das medidas das janelas, a cw é uma série intermédia de correr, existe uma mais barata e outra mais cara a cw está no meio.

    As janelas de batente por um pouco mais coloca a série de 75 que fica mais bem servido, não quer dizer que a de 60 não esteja bem mas por um pouco mais coloca algo melhor.

    Quanto aos vidros precisa mesmo de skn pois são vidros temperados logo mais caros, possivelmente um vidro guardian sun consegue ter prestações identicas por um preço muito inferior, mas isso depende das especificidades da sua obra.

    Quanto á anicolor tem uma relação preço qualidade bastante interessante, mas eu se fosse a si estudava melhor o caso dos seus vidros.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: two-rok, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  7.  # 7

    Colocado por: rsvaluminioAs janelas de batente por um pouco mais coloca a série de 75 que fica mais bem servido, não quer dizer que a de 60 não esteja bem mas por um pouco mais coloca algo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisGil133

    Obrigado, vou falar com o empreiteiro para rever o orçamento com a serie AKi de 75mm.

    Colocado por: rsvaluminioQuanto aos vidros precisa mesmo de skn pois são vidros temperados logo mais caros, possivelmente um vidro guardian sun consegue ter prestações identicas por um preço muito inferior, mas isso depende das especificidades da sua obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisGil133

    Obrigado pela dica.
  8.  # 8

    Colocado por: LuisGil133Janelas 1:
    Fornecimento e assentamento de caixilharia em aluminio termolacado tipo "Anicolor" com perfis no sistema ARI em vãos de Batente com corte térmico, na cor branca ou equivalente, com vidro duplo incolor 8mm com capa Cool- Litte SKN 176 +14mm (Argon 90%)+ 8mm Planiclear Securit

    Janelas 2:
    Fornecimento e assentamento de caixilharia em aluminio termolacado tipo "Anicolor" com perfis no sistema CW em vãos de Correr com corte térmico, na cor branca ou equivalente, com vidro duplo incolor 8mm com capa Cool- Litte SKN 176 +14mm (Argon 90%)+ 8mm Planiclear Securit


    Os sistemas propostos parecem-me bem. Concordo com o rsv na parte que pode, por pouco mais, fazer o upgrade para a AKi, mas também se não o fizer, não vem o mal ao mundo por aí.

    Nos vidros, acho que a coisa poderia estar melhor aconselhada. Primeiro vamos supor que não podemos abdicar dos vidros temperados e como tal, perceber porque é que estão a ser considerados. Tem vidros grandes, é isso? Se sim, então tudo bem, mas o vidro interior, em vez de ser temperado devia ser laminado 44.1 (4+4), fica com um vidro de segurança e custa-lhe o mesmo que um temperado de 8mm (não precisa de alta resistência no interior, mas sim segurança, a não ser que exista alguma condicionante que nós aqui não saibamos).

    Ainda sobre os vidros, exija sempre caixa de 16mm, são trocos a diferença de valor. Não me canso de dizer isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  9.  # 9

    Colocado por: rsvaluminioA nivel de serie de correr não está mal servido, dependendo das medidas das janelas, a cw é uma série intermédia de correr, existe uma mais barata e outra mais cara a cw está no meio.

    As janelas de batente por um pouco mais coloca a série de 75 que fica mais bem servido, não quer dizer que a de 60 não esteja bem mas por um pouco mais coloca algo melhor.

    Quanto aos vidros precisa mesmo de skn pois são vidros temperados logo mais caros, possivelmente um vidro guardian sun consegue ter prestações identicas por um preço muito inferior, mas isso depende das especificidades da sua obra.

    Quanto á anicolor tem uma relação preço qualidade bastante interessante, mas eu se fosse a si estudava melhor o caso dos seus vidros.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário:two-rok,Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisGil133


    Mas há situações que o Guardian Sun já não faz que o Cool-Lite ainda faz em termos de performance, nomeadamente em grandes vão sem protecções nenhumas pelo exterior.

    Mas não sabia que o SKN era temperado de origem. Mesmo assim, por questões de segurança, não é mais seguro o laminado que o temperado? a vossa discussão confundiu-me...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  10.  # 10

    Mesmo assim, por questões de segurança, não é mais seguro o laminado que o temperado? a vossa discussão confundiu-me...


    laminado com 2 temperados ;)

    (não tarda aparece por aí o josexy com os balísticos ....)

    o temperado é mais resistente ao impacto, mas quando quebra perde a forma/estrutura - despedaça-se em "mil pedaços"
    o laminado (com vidro float) sendo menos resistente a um impacto directo que o temperado, mantém a solidez estrutural durante impactos continuados - intrusao.

    a decisão sobre qual o melhor, depende do que se procura:

    o puto a correr com a bola ou triciclo contra o vidro, provavelmente temperado
    a intrusao do exterior, laminado

    depois é uma questão de "complicar" com a carteira.
    Concordam com este comentário: Skinkx, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  11.  # 11

    Colocado por: nmex2

    laminado com 2 temperados ;)

    (não tarda aparece por aí o josexy com os balísticos ....)

    o temperado é mais resistente ao impacto, mas quando quebra perde a forma/estrutura - despedaça-se em "mil pedaços"
    o laminado (com vidro float) sendo menos resistente a um impacto directo que o temperado, mantém a solidez estrutural durante impactos continuados - intrusao.

    a decisão sobre qual o melhor, depende do que se procura:

    o puto a correr com a bola ou triciclo contra o vidro, provavelmente temperado
    a intrusao do exterior, laminado

    depois é uma questão de "complicar" com a carteira.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Era a ideia que eu tinha, porque para mim, "segurança" no exterior é anti-intrusão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  12.  # 12

    Colocado por: SkinkxMas há situações que o Guardian Sun já não faz que o Cool-Lite ainda faz em termos de performance, nomeadamente em grandes vão sem protecções nenhumas pelo exterior.


    A casa tem janelas grandes, a sala de pé alto tem uma fachada só com janelas, em que existe um vão de correr.
    Não existem estores, apenas cortinas interiores.
    Creio que aqui o que interessa é segurança.
      2018-06-21_10h28_03.png
  13.  # 13

    Colocado por: SkinkxMas há situações que o Guardian Sun já não faz que o Cool-Lite ainda faz em termos de performance, nomeadamente em grandes vão sem protecções nenhumas pelo exterior.


    O Cool-Lite tem várias películas, cada uma com o seu valor diferente de factor solar. O Guardian Sun é só um e não é sequer temperável.

    Colocado por: SkinkxMas não sabia que o SKN era temperado de origem. Mesmo assim, por questões de segurança, não é mais seguro o laminado que o temperado? a vossa discussão confundiu-me...


    Sim, os SKN são todos obrigatoriamente temperados, daí também contribuir para que seja sempre um vidro caro.

    Existe depois os ST que esses sim, julgo existirem na vertente normal e temperado. Digo julgo, porque na nova tabela do meu fornecedor climalit (saint gobain) não me aparece a vertente normal, por isso poderá ter sido descontinuada por algum motivo, ou então porque simplesmente se usam mais os Planistar e/ou Guardian Sun (sim é normal fornecedores climalit (e vitro também) terem vidro guardian sun. A popularidade é tanta que assim obriga.

    Sim, o vidro interior deveria ser laminado, como disse anteriormente. O vidro exterior, na minha opinião deve ser temperado pois é o que leva o impacto das intempéries bem como as amplitudes térmicas.

    Colocado por: nmex2laminado com 2 temperados ;)


    Só em situações muito especificas é que fará sentido usar vidros desses. Quando gastei desse vidro, custava mais 400% do que o laminado normal. Actualmente sei que está ligeiramente mais barato, mas não deixa de ser uma pequena fortuna.
    Concordam com este comentário: nmex2
  14.  # 14

    Colocado por: Skinkx

    Era a ideia que eu tinha, porque para mim, "segurança" no exterior é anti-intrusão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisGil133


    se for um grande jardim relvado, putos a correr, bolas a voar e grandes vidros... "segurança" no exterior pode ser mais coisas ;)

    como em tudo são compromissos... e como dizia noutro tópico (ao Pedro Azevedo) fazem se determinadas opções (grandes vãos, etc..) e depois corta-se (€€) nas soluções técnicas para as opções tomadas.
  15.  # 15

    Colocado por: LuisGil133

    A casa tem janelas grandes, a sala de pé alto tem uma fachada só com janelas, em que existe um vão de correr.
    Não existem estores, apenas cortinas interiores.
    Creio que aqui o que interessa é segurança.
      2018-06-21_10h28_03.png


    estude bem as soluções de vidros.. só dentro do Cool-lite (como o two-rok) tem várias opções , com características bem diferentes.... quanto mais controlar o verão (controlo solar g) mais efeito óculos escuros terá (transmissão luminosa TL) e menos ganhos términos no inverno terá. procure pelo prospecto com atabela das características e compare com o guardian, por exemplo.

    uma questão ê se é laminado é/ou temperado (por opção e/ou obrigatoriedade construtiva) outra é a solução térmica (capas baix emissivo, controlo solar, etc..) que necessita.
    Concordam com este comentário: Skinkx, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  16.  # 16

    Colocado por: SkinkxEra a ideia que eu tinha, porque para mim, "segurança" no exterior é anti-intrusão.


    Certo, mas para que percebam que a coisa começa a "fugir" em termos de valores, todos os vidros baixo emissivos de controle solar são monolíticos. E, tanto quanto sei, apenas 2 vidreiras fazem laminagem em portugal, portanto, pegar num vidro monolitico normal e outro que é de controle solar, temperá-los e laminá-los. Além do prazo de entrega, seria uma pequena fortuna. Atenção que não estou a dizer que não se faz. Faz-se e fica um trabalho muito bom, tem de ser é para quem pode pagar e quer mesmo esse serviço feito assim, porque tendo em conta a enorme diferença de preço, ninguém recomendará uma solução assim, a não ser que não haja outra alternativa.

    Gastei laminados temperados duas vezes. E de ambas as vezes foi para o mesmo laboratório, portanto para o mesmo cliente. Foi vidro desse porque tinha mesmo de ser, devido à forma do vidro (não eram quadrados, tinham um "dente" e tendo um angulo de 90º interior, os vidros tiveram mesmo de ser temperados para não partirem mais tarde). Não eram duplos e custaram mais de 100€ por metro quadrado, portanto sendo duplo e sendo um deles com controle solar e baixo emissivo, a coisa andará sempre acima de 200€, garantidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx
  17.  # 17

    Colocado por: nmex2se for um grande jardim relvado, putos a correr, bolas a voar e grandes vidros... "segurança" no exterior pode ser mais coisas ;)


    Um vidro temperado não parte com bolas, mas sim com objectos duros e com uma superfície de embate que não seja plana. Mesmo com um martelo não é fácil partir um vidro temperado. Se tiver a cabeça plana, pelo menos.

    Quem nunca viu aqueles martelinhos que haviam nos autocarros para se partir os vidros laterais em caso de emergência? Eram martelos com um bico em cada ponta, pois é a forma mais fácil de partir um vidro temperado.
  18.  # 18

    O guardian sun existe em temperado e em laminado, quanto aos valores em relação ao SKN 176 é comparar a ficha técnica e se calhar a diferença é muito pouca ou nenhuma.

    a nível de preço é que se comparar o SKN 176 e o guardian sun em temperado a diferença de preço é pouca, só justifica alterar para o guardian sun se não o temperarmos pois estamos a poupar mais de 20€ em m2 se a casa tiver 100m2 de vidro são 2000€.

    Mas se não vai ter estores é de ter em atenção o vidro que vai colocar principalmente com o controlo solar pois quer o Guardian sun quer o SKN 176 tem sempre alguns ganhos solares.

    Se pretender algo que faça mais controlo solar pode optar por vidro exterior de controlo solar estilo Silver20 (temperado) caixa e interior um baixo emissivo laminado estilo climaguard premiun 4.4.1, é de ter atenção que o vidro exterior falei no silver20 que é prata mas existem muitos outros em azul em bronze em verde é só escolher, mas cuidado pois são vidros muito espelhados que raramente se usam em casas.

    Se quiser pesquise o Guardian SNX60 tem umas performances muito boas e a nível estético é espectacular
    Concordam com este comentário: two-rok
  19.  # 19

    Colocado por: rsvaluminioO guardian sun existe em temperado e em laminado, quanto aos valores em relação ao SKN 176 é comparar a ficha técnica e se calhar a diferença é muito pouca ou nenhuma.


    Por acaso lembro-me de em tempos perguntar e não temperavam, mas já foi há uns bons 6 ou 7 anos. Mas é possível que já tenham uma película temperável actualmente. Eu trabalho muito pouco com vidros da Aislaglas.

    Colocado por: rsvaluminioa nível de preço é que se comparar o SKN 176 e o guardian sun em temperado a diferença de preço é pouca, só justifica alterar para o guardian sun se não o temperarmos pois estamos a poupar mais de 20€ em m2 se a casa tiver 100m2 de vidro são 2000€.


    Exacto, mas se não tem sombreamento, penso que irá ser curto.
  20.  # 20

    Colocado por: LuisGil133
    Já vi no site da Anicolor, mas a minha falta conhecimentos apenas consigo perceber que são melhores dos caixilhos que tenho na atual casa, que nem corte térmico tem, e vibram com pouco vento.

    Segue os catálogos da serie que obtive da net.
    Parecem-me suficientes sem serem o melhor que há nem o pior que há.


    Eles vão colocar o sitema elvatorio nessa séie ou vai com os carrinhos "normais".
    Se vai colocar uma série elevatória poderia optar por uma série melhor de abrrir.
    A marca poderia melhorar também.
 
0.0272 seg. NEW