Iniciar sessão ou registar-se
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 1

    Boa noite,
    Já leio o forum há muito tempo para tirar dúvidas e às vezes escolher os melhores artigos mas até hoje nunca senti necessidade de me inscrever.
    Pois bem, vivo num T2 de 71m2 em que já é demasiado pequeno para uma família de quatro elementos, eu e o marido decidimos há 6 meses começar à procura de uma moradia T4 até 150 mil que é um valor que no deixa confortáveis e permite-nos ter algum fundo de maneio para eventuais obras, delineamos as três freguesias onde gostávamos realmente de morar e que permitem que as crianças continuem no mesmo agrupamento, perto dos empregos...
    Vimos várias dentro do valor que estipulamos mas todas precisam de obras, muitas obras, mais do que o valor que temos para elas e apenas duas realmente preenchiam quase todos os critérios que necessitamos. Decidimos aumentar um pouco o orçamento na esperança de encontrar casas que necessitem de menos intervenção mas as que vimos embora estando em condições de habitabilidade precisam de obras à mesma seja de janelas novas, chão, sanitários, cozinha... e o valor facilmente excederia o total que temos para esse efeito.
    Já estou cansada de ver casas e desse cansaço ocorreu-me que provavelmente o melhor seria construir uma casa assim teríamos a certeza que conseguiriamos o que precisamos, como realmente a queremos... o marido não quer construir!
    Diz que jamais conseguiríamos um T4 de sensivelmente 160m2 por 150 mil (sem terreno, licenças...), que seria muito mais e depois estaríamos a gastar todo dinheiro que temos, que o mais sensato é continuar à procura até encontramos algo de que gostemos. Não quer marcar uma reunião com arquitecto, não quer ir ver terrenos...
    Vocês que têm mais conhecimentos que eu digam-me, o meu marido tem razão é mesmo impossível construir um t4 por 150mil?
    Sei que o valor dependerá de muitos factores e o que pode ser simples para mim não o será para outro mas uma construção de uma casa típica portuguesa, simples, térrea com três quartos de 12-14m2 com roupeiros embutidos, um escritório/quarto extra, dois wc, cozinha com despensa/lavandaria, sala de estar e jantar, roupeiro num corredor para linhos e outro no hall para os casacos e telheiro para os carros.
    Peço desculpa que isto já vai num testamento. Digam por favor a vossa justiça seja a favor ou contra.
    Bem haja a todos!
  1.  # 2

    Eu apostava na reabilitação.No sentido de conseguir controlar os custos.
    Sem terreno+pagamento de licenças e projetos...o orçamento de 150k para uma V4 parece-me pouco exequível.

    Depois os filhos crescem e vão embora,e ficam os pais idosos sozinhos numa "mansão"...

    Mas veja este link...

    https://forumdacasa.com/discussion/52536/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/#Item_1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 3

    Colocado por: PalhavaEu apostava na reabilitação.No sentido de conseguir controlar os custos.
    Sem terreno+pagamento de licenças e projetos...o orçamento de 150k para uma V4 parece-me pouco exequível.

    Depois os filhos crescem e vão embora,e ficam os pais idosos sozinhos numa "mansão"...

    Mas veja este link...

    https://forumdacasa.com/discussion/52536/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/#Item_1

    Os 150k,serão apenas para a construção. A compra do terreno e licenças serão à parte.
  2.  # 4

    Colocado por: vcd
    Os 150k,serão apenas para a construção. A compra do terreno e licenças serão à parte.

    Esta a pele e facilmente derrapa. Uma casa já construída pode lhe poupar dores de cabeça, depois vai remodelando...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
    • vcd
    • 21 junho 2018 editado

     # 5

    Colocado por: tozepalma
    Esta a pele e facilmente derrapa. Uma casa já construída pode lhe poupar dores de cabeça, depois vai remodelando...

    Uma opção seria fazer a moradia mais pequena para ter uma margem maior para eventuais derrapes.
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 6

    Colocado por: PalhavaEu apostava na reabilitação.No sentido de conseguir controlar os custos.
    Sem terreno+pagamento de licenças e projetos...o orçamento de 150k para uma V4 parece-me pouco exequível.

    Depois os filhos crescem e vão embora,e ficam os pais idosos sozinhos numa "mansão"...

    Mas veja este link...

    https://forumdacasa.com/discussion/52536/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/#Item_1

    Vi ontem o tópico e comentei. Achei a moradia extremamente interessante só aumentaria as dimensões da sala que é só 8m2 maior que a minha actual que acho pequena e o escritório para fazer futuramente um quarto. Vou mandar um email ao arquitecto.
  3.  # 7

    A meu ver não é apenas o tamanho...para reduzir os custos é sobretudo na escolha dos materiais, acabamentos e equipamentos.

    Eu nunca construí de raiz.Só remodelei...mas consoante as escolhas de materiais os preços eram discrepantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
  4.  # 8

    Construir tem um problema muito grave: desde a compra do terreno até estar a habitar a casa, passam-se no minimo 2 anos. Só em burocracias com a câmara municipal (sem qualquer tipo de obras no terreno) passam-se facilmente 12 meses.

    São 2 anos onde vai ter de viver numa casa arrendada enquanto a outra está a ser construida. Tem de pagar a construção da casa nova e a despesa do arrendamento da casa temporária. É um custo elevado.

    E as dores de cabeça que dá construir... Durante os 2 anos da construção você envelhece no minimo 5 anos.

    Remodelar uma casa demora entre 3 a 6 meses (dependendo do nivel da intervenção) e dá muito menos dores de cabeça. Para além disso remodelar uma casa dá vários beneficios fiscais, por exemplo o IVA a 6%, a isenção de IMT caso suba em 2 niveis o valor do certificado energético e ainda a isenção de IMI por 5 anos casos caso esteja localizada numa ARU.

    Eu nem pensava duas vezes: ia para a remodelação.
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 9

    Colocado por: marcoaraujoConstruir tem um problema muito grave: desde a compra do terreno até estar a habitar a casa, passam-se no minimo 2 anos. Só em burocracias com a câmara municipal (sem qualquer tipo de obras no terreno) passam-se facilmente 12 meses.

    São 2 anos onde vai ter de viver numa casa arrendada enquanto a outra está a ser construida. Tem de pagar a construção da casa nova e a despesa do arrendamento da casa temporária. É um custo elevado.

    E as dores de cabeça que dá construir... Durante os 2 anos da construção você envelhece no minimo 5 anos.

    Remodelar uma casa demora entre 3 a 6 meses (dependendo do nivel da intervenção) e dá muito menos dores de cabeça. Para além disso remodelar uma casa dá vários beneficios fiscais, por exemplo o IVA a 6%, a isenção de IMT caso suba em 2 niveis o valor do certificado energético e ainda a isenção de IMI por 5 anos casos caso esteja localizada numa ARU.

    Eu nem pensava duas vezes: ia para a remodelação.

    Nós temos a nossa casa pelo que não seria necessário arrendar casa durante a construção. Mas os outros aspectos são bastante interessantes.
    • vcd
    • 21 junho 2018 editado

     # 10

    O meu medo é que mesmo remodelando ou reconstruindo a casa nunca ficará exactamente como desejaria e todas as casas que vimos precisam grandes intervenções e os valores iam disparar para cima dos 50k.
  5.  # 11

    E não precisam vender a vossa casa actual para terem capital para comprar a moradia?

    Se a fosse casa actual tiver um crédito habitação associado, dificilmente conseguem crédito para obras, caso precisem.
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 12

    Colocado por: marcoaraujoE não precisam vender a vossa casa actual para terem capital para comprar a moradia?

    Se a fosse casa actual tiver um crédito habitação associado, dificilmente conseguem crédito para obras, caso precisem.

    Não temos crédito habitação o nosso apartamento já está pago. O custo de arrendamento na nossa zona neste momento é absurdo e não creio que justifique vender o apartamento e arrendar outro durante a construção.
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 13

    https://www.imovirtual.com/anuncio/moradia-t3-barosa-IDE34u.html
    Esta é uma das casas que gomos ver e gostamos nas precisa de obras nomeadamente transformar a garagem num quarto.
  6.  # 14

    Colocado por: JoelMeventualmente as pessoas vivem na casa ou local onde viviam até tomarem a decisão de construir...


    Isso não funciona assim para a maioria dos casos.
    Se uma pessoa já tiver um crédito habitação de uma casa (por exemplo, de um apartamento), nenhum banco lhe vai dar crédito para construir uma casa nova, enquanto não se desfizer (ou seja, vender) a casa actual.
    Ora, se venderem a casa actual têm de ir viver para algum lado enquanto a casa que está a ser construida não estiver pronta.

    Percebe o problema?

    O mesmo é válido para quem já tem uma casa paga (portanto, sem hipoteca ao banco), mas que para ter capital para construir uma casa nova, tem de vender a sua casa actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
  7.  # 15

    Colocado por: JoelMtente saber que materiais e sistemas construtivos foram utilizados, uso ou nao de isolamento, espessuras, etc etc


    No anuncio diz que o certificado energetico é 'E', portanto o isolamento é inexistente, obviamente.
  8.  # 16

    Não precisa trabalhar com certificados energéticos para saber isso.
    Obviamente que um certificado energetico 'E' é péssimo, seja de uma casa, seja de uma máquina de lavar roupa.

    Isto é senso comum.
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 17

    O que seria necessário fazer para melhorar o isolamento da casa? Ao visitar dentro de casa não é visível nenhum tipo de humidade,rachas grandes ou problemas graves. A construção no exterior também não apresenta nada que possamos apontar mas eu e o marido somos completos leigos no assunto. A única coisa que salta à vista são os alumínios muito antigos e a falta de um sistema de aquecimento além da lareira na sala de jantar.
    • vcd
    • 21 junho 2018

     # 18

    Colocado por: JoelM

    A questão principal é em relação ao conforto térmico (pelo menos para mim), tente saber que materiais e sistemas construtivos foram utilizados, uso ou nao de isolamento, espessuras, etc etc. Procure também ver se existem patologias em relação a humidades para ver se é possível resolver ou se terá sempre problemas para futuro.

    Pelo que nos foi dito a construção foi feita pelo esposo da dona da casa que infelizmente já faleceu não acredito que ela saiba algo sobre a construção mas irei questionar sobre todos os aspectos que apontou.
  9.  # 19

    Colocado por: vcdO que seria necessário fazer para melhorar o isolamento da casa? Ao visitar dentro de casa não é visível nenhum tipo de humidade,rachas grandes ou problemas graves. A construção no exterior também não apresenta nada que possamos apontar mas eu e o marido somos completos leigos no assunto. A única coisa que salta à vista são os alumínios muito antigos e a falta de um sistema de aquecimento além da lareira na sala de jantar.


    Substituição das janelas e isolamento das paredes exteriores, conte aí com pelo menos 10 mil euros.
    Colocação de um recuperador hidrico no local da lareira e respectiva ligação a radiadores em todos os quartos e cozinha, incluindo abertura e fecho de roços, mais uns 10 mil euros.

    Portanto só para estas duas coisas uns 20 mil euros.
    Isto valores por baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
  10.  # 20

    Não estou a dar um orçamento pormenorizado. Aliás, não foi isso que a pessoa pediu.
    Ela pretende ter uma ideia de quanto poderá custar o isolamento e aquecimento. A julgar pela casa do anuncio, valores por baixo, uns 20 mil euros à vontade (provavelmente até será mais, mas também pode ser um pouco menos se optar por materiais mais fracos).

    Portanto, ela queria saber com o que poderia contar em termos de custos e agora já sabe uma estimativa por alto.
    Obviamente que nunca será um valor exacto, mas andará por aí com uma margem de erro de uns 20%
 
0.0232 seg. NEW