Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha casa tem um AC que está ligado diretamente ao quadro eletrico e protegido com um dijuntor de 25A. A minha dúvida é se consigo colocar uma tomada a meio (para nao ficar ligado diretamente ao quadro mas sim a uma tomada eletrica normal), mas esta "apenas" suporta 16A, corro o risco de ficar sem tomada? ou os 25A do dijuntor é que são exagerados?

    Obrigado
  2.  # 2

    Obviamente que não pode,

    E precisava da tomada para o quê?
    Concordam com este comentário: Bender
  3.  # 3

    .. Se é para desligar o equipamento da rede electrica, basta desligar esse disjuntor.. porque quer meter uma tomada!!?
  4.  # 4

    Para poder ligar remotamente.. :S
  5.  # 5

    a minha ideia era usar isto: https://www.itead.cc/sonoff-pow.html entre o AC e o quadro eletrico.
  6.  # 6

    Então é mais simples e pratico intercalar um interruptor...
    qual a secção de cabo que alimenta o AC?
  7.  # 7

    Colocado por: xicoamaral
    a minha ideia era usar isto:https://www.itead.cc/sonoff-pow.htmlentre o AC e o quadro eletrico.

      E isso gasta menos energia em standby do que o AC sempre ligado?
    •  # 8

      creio que é 2.5. Eu não entendo muito de eletricidade, mas como é que um interruptor me vai ajudar? Esse equipamento controlaria o interruptor? os interruptores nao tem limite de amperagem?
    •  # 9

      Colocado por: Pedro Barradas
      E isso gasta menos energia em standby do que o AC sempre ligado?


      Nao entendi...o AC gasta mais ligado do que em stand-by. Este equipamento é um relé com modulo wifi, basicamente o que eu queria apenas tem a limitação de ser 16A max.
    •  # 10

      Para que quer esse equipamento?, presumo que para desligar e ligar remotamente o AC e assim este (AC) não gastar em stand-by.. certo? de resto não vejo qq outra vantagem. Mais um gadget para avariar..
      PS: o AC "desligado".. continua a consumir ( stand-by), senão não conseguia liga-lo com o controlo remoto, entende?
    •  # 11

      Colocado por: xicoamaralque eu queria apenas tem a limitação de ser 16A max.

      Não me diga que o seu AC consome mais do que 3500W!!? está a liga risso a que tipo de equipamento? um split mural?
    •  # 12

      Sim, a ideia era mesmo essa, ligar e desligar remotamente funcionando com um sensor de temperatura colocado na sala. Caso temp < x ar condicionado liga, > y ar condicionado desliga.

      Eu creio que desligado nao consome nada, porque eu neste momento para o ligar, ele dispara um interruptor que está no quadro.

      Sim, é um ar condicionado multi split de conduta, ou seja, uma máquina só para a casa toda... :S Segundo os manuais pode chegar ate aos 3750W (em condicoes específicas, claro mas tenho medo que caso funcione por algumas horas me derreta esse equipamento..
    •  # 13

      Colocado por: xicoamaralSim, é um ar condicionado multi split de conduta, ou seja, uma máquina só para a casa toda...

      então é não, à minha pergunta...


      Colocado por: xicoamaralligar e desligar remotamente funcionando com um sensor de temperatura colocado na sala. Caso temp < x ar condicionado liga, > y ar condicionado desliga.

      posso estar a dizer um disparate.. mas então não tem instalado sensores de temperatura nas divisões, para efectuar esse controlo automaticamente?
    •  # 14

      Se a máquina tem termostato, porque não o usa???
      Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  # 15

      Infelizmente geral; a corrente indicada pelos equipamentos electrónicos é para cargas resistivas sem picos de arranque (AC 1) um ar condicionado on,/off é classe AC3 com pico de arranque até 5 x a nominal.
    •  # 16

      os meus AC estão todos ligados a tomadas que já existiam na casa.
    •  # 17

      Colocado por: Pedro Barradas
      então é não, à minha pergunta...



      posso estar a dizer um disparate.. mas então não tem instalado sensores de temperatura nas divisões, para efectuar esse controlo automaticamente?


      Não, os sensores de temperatura sao meus, sao uns equipamentos que tenho.

      A máquina não tem termostato... Entao esses W que o manual refere é para arranque?

      @pauloagsantos se eu tivesse os AC's separados, provavelmente não passariam dos 16A pelo que não teria qualquer problema..

      O meu medo é deixar este equipamento que so suporta 16A durante algum tempo e ainda pego fogo à casa..
    •  # 18

      Colocado por: xicoamaral
      A máquina não tem termostato
      de certeza que tem termostato, pode é estar oculto.
    •  # 19

      Mas basta activar o comando na ligação do termostato.
    •  # 20

      Colocado por: pauloagsantosos meus AC estão todos ligados a tomadas que já existiam na casa.

      Neste caso é um equipamento centralizado....
     
    0.0203 seg. NEW