Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nunos7Pedro, no caso em questão a marca de pavimento não terá q ter uma ficha técnica e recomendação de produtos a usar na correta aplicação do produto q estão a vender, de forma a poderem assegurar a garantia?

    eu desconheço... somente tenho visto ficha técnica do material, não do "resto".... mas posso estar enganado/ desactualizado, confesso que não tenho utilizado nos projecto pavimentos multicamadas colados.
    Outra hipotese é pegar num fabricante de colas e produtos para acabamento de pavimetnos de madeira e ver se existe algum esquema apropriado..
    Tem tam´bem os departamentos tecnicas.. do pavimento escolhido e das colas/etc... é ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  2.  # 22

    Contacte outro fabricante, por exemplo a Ferreira Martins e peça apoio técnico.

    Nâo me cabe na cabeça ser um Dono de Obra andar a procura de soluções.

    Depois corre o risco do empreiteiro dizer que vocè sugeriu ou exigiu e lá vai garantia e tudo o resto quando corre mal
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias, jorgealves
  3.  # 23

    Mas porquê contactar os fabricantes?? Tem de contactar é um aplicador com provas dadas.
    Para que é que se vai meter mais um interveniente ao barulho que não dá garantia de rigorosamente nada se a aplicação não estiver conforme?
    Nós por exemplo, assumimos tudo do principio ao fim. Nem sequer aplicamos um soalho que não tenha sido fornecido por nós. Fizémos isso em duas ocasiões e em ambas foi uma carga de trabalhos para conseguir levar as coisas a bom Porto.
    Já o disse aqui várias vezes e repito, quanto mais pessoal estiver envolvido no processo, pior para o DO. Mas é que é certinho!!
  4.  # 24

    Mas se o fabricante tiver regras a seguir, e não forem seguidas, quais os problemas q podem advir de aí?

    Visto assim, o melhor era o DO e o construtor e pronto... mas ainda no outro dia o João falou q numa obra estavam uma carrada de técnicos, então o pessoal q estava a fazer o trabalho não era capaz? necessitava cada um de um técnico?
  5.  # 25

    Colocado por: nunos7Mas se o fabricante tiver regras a seguir, e não forem seguidas, quais os problemas q podem advir de aí?

    Visto assim, o melhor era o DO e o construtor e pronto... mas ainda no outro dia o João falou q numa obra estavam uma carrada de técnicos, então o pessoal q estava a fazer o trabalho não era capaz? necessitava cada um de um técnico?

    Eu sempre defendi que cada especialidade deveria assegurar a totalidade dos elementos a que a sua especialidade diz respeito.
    Independentemente de se estar a trabalhar para o construtor ou directamente para o DO, ou de estar a ser fiscalizado por um ou por dez técnicos, asseguro-lhe que, as coisas correndo menos bem, se o aplicador principal fugir ás responsabilidades, é sempre uma dor de cabeça para o DO.
    Agarrando na minha área em concreto, para nós não faz sentido nenhum deixar que terceiros controlem o que quer que seja que concerne o nosso trabalho. Connosco, desde a reunião de apresentação á entrega do trabalho, assumimos perante o cliente a total responsabilidade por tudo aquilo á que a nossa especialidade diz respeito.
    Concordam com este comentário: NPRP
  6.  # 26

    Obrigado pelos diversos comentários/ perspetivas. Irei questionar o fornecedor sobre regras e condições técnicas de aplicação e partilhar as mesmas com o aplicador, para ver se está confortável com as mesmas. Se sim, muito bem, executa de acordo com os requisitos do fabricante e estarei mais salvaguardado. Se não estiver alinhado ou tiver opinião diferente, tenho um problema para resolver...
  7.  # 27

    Vou anexar um PDF obtido no site da Madeicentro, fornecedor do Multicamadas Golden Parquet que pretendo aplicar. Já tinha lido isto há uns tempos mas fala apenas de suporte em betonilha e não em OSB como será o meu caso, daí eu ter questionado o Fórum. Em conversa com um vendedor da Madeicentro, foi-me dito que poderia aplicar o multicamadas colado sobre OSB usando a cola que referi no início do post.
    •  
      RRoxx
    • 16 novembro 2020 editado

     # 28

    Pode aplicar, observando as regras de cada produto, seja da cola seja do pavimento.

    Já apliquei da marca golden parquet com colagem integral mas com material da bostik, e já apliquei com colagem por pontos usando o sistema Sika layer, de longe prefiro o sistema da sika.

    Vantagens térmicas e acústicas? Acústicas ainda como, vantagens térmicas só por ter 1mm de cortiça não me parece plausivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpalmeida
  8.  # 29

    Colocado por: RRoxxPode aplicar, observando as regras de cada produto, seja da cola seja do pavimento.

    Já apliquei da marca golden parquet com colagem integral mas com material da bostik, e já apliquei com colagem por pontos usando o sistema Sika layer, de longe prefiro o sistema da sika.

    Vantagens térmicas e acústicas? Acústicas ainda como, vantagens térmicas só por ter 1mm de cortiça não me parece plausivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mpalmeida


    A cola que o comercial da Madeicentro me recomendou e que vi ao vivo no showroom de Lisboa é a bicomponente Keracoll L34 classic. Julgo que é para usar com colagem integral e disseram-me que tem um rendimento de cerca de 1kg/ m2. Conhece? Tem alguma opinião acerca do produto?

    São 2mm de cortiça mas tendo a concordar consigo! Não hão-de ser 2 mm de espessura que proporcionarão um conforto térmico relevante...
    E em relação à minha 3.ª questão, a escolha entre uma gama com 3mm ou 4mm de madeira nobre? Ter 1mm de espessura a mais do que os 3mm (+33%) faz assim tanta diferença que justifique o acréscimo de custo por m2?

    Agradeço desde já o seu contributo.
  9.  # 30

    Isto não vai correr nada bem... ai não vai não.
    Repito, socorra-se de um aplicador com provas dadas. Está a tratar de uma das especialidades com algumas das vertentes mais técnicas que existem e onde ninguém quer ter problemas, de uma forma puramente comercial quando se deveria preocupar muito mais com os aspectos técnicos e isso é preocupação do aplicador e não sua.
    Repare que até já tem o rendimento estimado de cola e tudo.
    Vou-lhe dar uma ajuda. Não temos no nosso historial, nenhuma aplicação de cola com apenas 1kg por m2. Mas é que nem parecido.
    Uma pergunta, a casa tem piso radiante?
  10.  # 31

    Colocado por: Joao DiasNão temos no nosso historial, nenhuma aplicação de cola com apenas 1kg por m2.

    Uma pergunta João, se a ficha técnica do material (cola) diz q tem um rendimento de 1kg/m2 porque motivo não usar o q eles recomendam, porque motivo devo usar mais?
  11.  # 32

    Colocado por: nunos7
    Uma pergunta João, se a ficha técnica do material (cola) diz q tem um rendimento de 1kg/m2 porque motivo não usar o q eles recomendam, porque motivo devo usar mais?

    Porque isto tem muito mais que se lhe diga do que aquilo que as pessoas pensam. Se fosse só ler fichas técnicas e ir ás marcas escolher um soalho não precisavam de profissionais especializados para nada. Quando as coisas correm bem é tudo fácil. O problema é quando correm mal.
  12.  # 33

    Sim acredito q sim, q tenha muitos pormenores (pormaiores) q as pessoas desconheçam, mas supõem-se q ao existir fichas técnicas o q lá está escrito/ aconselhado foi testado e é por ali q se dá ou não garantias do produto.

    Colocado por: Joao DiasO problema é quando correm mal.

    O q depreendo daqui, então, é q o "seguro morreu de velho", e então em vez de seguires o q a ficha técnica recomenda, carregas um pouco mais na cola de modo a não vires a ter chatices num futuro e de acordo com a tua experiência no assunto, ou estou a pensar errado?
    •  
      RRoxx
    • 17 novembro 2020

     # 34

    Colocado por: mpalmeidaA cola que o comercial da Madeicentro me recomendou e que vi ao vivo no showroom de Lisboa é a bicomponente Keracoll L34 classic. Julgo que é para usar com colagem integral e disseram-me que tem um rendimento de cerca de 1kg/ m2. Conhece? Tem alguma opinião acerca do produto?


    Nunca usamos kerakoll para colagens de madeiras, usamos noutras aplicações com bons resultados (passivação de armaduras, reparação de betão, colagens ceramicas).

    1kg/m2 é um rendimento teórico, na prática pode não corresponder. antes de começar ensaie a cola numa zona pequena para ver o comportamento e a adesão á base. Atenção que a base é tão ou mais importante que a colagem em si.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 35

    Colocado por: nunos7Sim acredito q sim, q tenha muitos pormenores (pormaiores) q as pessoas desconheçam, mas supõem-se q ao existir fichas técnicas o q lá está escrito/ aconselhado foi testado e é por ali q se dá ou não garantias do produto.


    O q depreendo daqui, então, é q o "seguro morreu de velho", e então em vez de seguires o q a ficha técnica recomenda, carregas um pouco mais na cola de modo a não vires a ter chatices num futuro e de acordo com a tua experiência no assunto, ou estou a pensar errado?

    Existe uma imensidão de aspectos técnicos que tenho de considerar para chegar á escolha da cola. A quantidade de cola deixada para a colagem está, nas nossas aplicações, intrinsecamente dependente das condições técnicas da obra.
    Pequeno exercício, se tiveres uma base de autonivelante e uma base de OSB vais gastar a mesma quantidade de cola por m2? O pente para a cola será o mesmo? A elasticidade da cola pode ser a mesma? O tempo de cura da cola é o mesmo? Qual o aspecto mais importante a ter em conta na escolha de uma cola para colar sobre OSB?
    Podia continuar por mais três ou quatro parágrafos, mas acho que percebes a ideia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  14.  # 36

    Colocado por: Joao DiasIsto não vai correr nada bem... ai não vai não.
    Repito, socorra-se de um aplicador com provas dadas. Está a tratar de uma das especialidades com algumas das vertentes mais técnicas que existem e onde ninguém quer ter problemas, de uma forma puramente comercial quando se deveria preocupar muito mais com os aspectos técnicos e isso é preocupação do aplicador e não sua.
    Repare que até já tem o rendimento estimado de cola e tudo.
    Vou-lhe dar uma ajuda. Não temos no nosso historial, nenhuma aplicação de cola com apenas 1kg por m2. Mas é que nem parecido.
    Uma pergunta, a casa tem piso radiante?


    Não tem piso radiante. É uma casa antiga, com piso em vigas/ barrotes de madeira, com uma placa de OSB4 de 18mm por cima dos barrotes. É sobre esta base de OSB que se pretende aplicar o multicamadas colado.
  15.  # 37

    Colocado por: Joao DiasExiste uma imensidão de aspectos técnicos que tenho de considerar para chegar á escolha da cola. A quantidade de cola deixada para a colagem está, nas nossas aplicações, intrinsecamente dependente das condições técnicas da obra.
    Pequeno exercício, se tiveres uma base de autonivelante e uma base de OSB vais gastar a mesma quantidade de cola por m2? O pente para a cola será o mesmo? A elasticidade da cola pode ser a mesma? O tempo de cura da cola é o mesmo? Qual o aspecto mais importante a ter em conta na escolha de uma cola para colar sobre OSB?
    Podia continuar por mais três ou quatro parágrafos, mas acho que percebes a ideia..

    eu não faço a mínima ideia... Como tecnico prescritor generalista, é tudo balizado pelas fichas técnias e recomendaões dos fabricantes.
    Quanto ao rendimentos declarado... normalmente são descritos o minimo... de resto eu, sinceramente não sei aferir, nem tenho de saber aferir isso.. para isso teria de ir para taqueiro.. ou passar a vida de roda dos soalhos ( e mesmo assim andar atras de bons profissionais). o que é impossivel ;)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 38

    Pois acredito q sim João, só pensei q as fichas técnica dessem resposta a algumas dessas questões q colocas, tipo de pente a usar, tipo de base, etc, etc.
  17.  # 39

    Colocado por: Pedro Barradas
    eu não faço a mínima ideia... Como tecnico prescritor generalista, é tudo balizado pelas fichas técnias e recomendaões dos fabricantes.
    Quanto ao rendimentos declarado... normalmente são descritos o minimo... de resto eu, sinceramente não sei aferir, nem tenho de saber aferir isso.. para isso teria de ir para taqueiro.. ou passar a vida de roda dos soalhos ( e mesmo assim andar atras de bons profissionais). o que é impossivel ;)
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    É exactamente ai que eu quero chegar. Cada macaco no seu galho.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 17 novembro 2020

     # 40

    Colocado por: mpalmeidaÉ uma casa antiga, com piso em vigas/ barrotes de madeira, com uma placa de OSB4 de 18mm por cima dos barrotes


    eu com uma base destas, pensava duas vezes. Logo á partida por causa do vigamento existente, do seu aprumo e nivelamento e do seu estado de conservação etc.

    antes de gastar o dinheiro em materiais caros, certifique-se que os está a aplicar sobre uma solução salubre.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0256 seg. NEW