Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!!
    Não sei se me podem ajudar mas aqui vai:

Quero comprar casa. Neste momento trabalho mas sem descontos.
    O meu marido está efetivo e com rendimentos anuais de 11.984€. Temos um dependente e a única despesa fixa mensal é de um crédito pessoal, a prestação mensal desse crédito é de 58€.
    Será possível obter aprovação de crédito habitação para um apartamento de 80000€ sendo que necessito de pedir financiamento multi funções para poder mobilar o apartamento?

Desde já agradeço a ajuda.
  2.  # 2

Bom dia,

Tudo é possível, mas só analisando a documentação e discutindo com os bancos se poderá obter uma resposta concreta.
    No caso de pretender financiar o apartamento a 100% por via de uma avaliação alta, só tem mais alguns dias para começar com o seu processo. A partir de 1 de Julho tal deixará de ser possível.

Gostaria muito de analisar o seu caso. Sou consultor financeiro da Decisões e Soluções e o meu trabalho consiste em dar apoio em todo o processo de procura e decisão das melhores condições de crédito, incluindo seguros, sendo o nosso trabalho 100% gratuito. Trabalhamos com todos os bancos e fazemos todo o trabalho de entrega de dossiers e negociação das condições de crédito de uma forma rápida e sem custos para o cliente, que beneficia das condições vantajosas em alguns bancos através dos protocolos assinados entre estes e a DS (Decisões e Soluções). Os interessados poupam tempo e trabalho e têm a garantia de beneficiar das melhores ofertas do mercado para o seu caso.
    Apesar de eu apresentar a documentação e informações em agências da minha área de residência, todo o processo pós pré-aprovação, caso o cliente decida avançar, realizar-se-á na sucursal do banco escolhido de sua preferência. Se procura apoio ou têm alguma dúvida não hesite em contactar-me através do email: [email protected]
  3.  # 3

uma questão luisDS

em todos as suas respostas, refere que o vosso trabalho (Decisões e Soluções) é 100% gratuito, imagino que para o cliente. Trabalham pro-bono ou quem vos paga o salário e outros custos?

desculpe a curiosidade.
  4.  # 4

Sem problema. É completamente gratuito para o cliente. Recebemos simplesmente uma comissão dos bancos que fizerem o empréstimo em função do valor do mesmo. E mais importante, essa comissão não faz com que as propostas que recebemos sejam mais caras, muito pelo contrário. Isto deve-se ao volume que já representamos e que nos dá uma enorme capacidade negocial em qualquer banco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex2
  5.  # 5

LuisDS ainda na sexta feira estive no meu banco expus a situação e ninguém me informou disso. O que me disseram foi para encontrar então o imóvel e dirigir me lá para iniciar o processo e que tinha de ter uma avaliação alta para me darem o empréstimo do valor da compra. Ninguém informou que apartir de 1 de julho as coisas mudavam. Será mesmo assim?
    •  
      luisDS
    • 24 junho 2018 editado

# 6

Sim, todos os bancos são obrigados a aplicar as novas leis do banco de Portugal. Claro que podem sempre, numa etapa inicial, invocar que o processo começou antes de 1 de Julho, mas penso que tem de ser concluído até 31 de Julho. A ltv máxima será de 90% do menor valor, entre avaliação e escritura.
    Quanto à avaliação alta para lhe darem o valor de compra é obrigatório, evidentemente.
  6.  # 7

A intenção era de fazer empréstimo multi funções aparte.
    O dinheiro para custas de processo é escritura eu tenho.
    Dado que também sempre fui certa nas contas e nunca falhei nenhum pagamento com a entidade bancária e todos os meses os rendimentos com descontos são sempre a volta de 1270€ penso que será relativamente facilitado. Até posso estar enganada mas por isso eu perguntar para saber com o que poderei contar para ver se vale a pena avançar ou não.
    O apartamento está a venda por 80000 e tem avaliação estimada de 110.000. A avaliar por outros no mesmo edifício ou em edifícios ao lado que o ano de construção é entre 2001 a 2003.
  7.  # 8

O que tem fazer é pedir propostas a vários bancos e não somente a 1. Depois escolher a melhor oferta e esperar que a avaliação corra bem. Convém pedir o multifunções logo no inicio também, pode ser que a avaliação também o suporte. Se lhe avaliarem o apartamento em 110.000€ pode pedir 88.000€, logo 80.000+8000€, por exemplo.
  8.  # 9

Colocado por: luisDSSim, todos os bancos são obrigados a aplicar as novas leis do banco de Portugal. Claro que podem sempre, numa etapa inicial, invocar que o processo começou antes de 1 de Julho, mas penso que tem de ser concluído até 31 de Julho. A ltv máxima será de 90% do menor valor, entre avaliação e escritura.
    Quanto à avaliação alta para lhe darem o valor de compra é obrigatório, evidentemente.

peço desculpa à Andreia por usar o seu tópico, mas ficou com uma duvida sobre o que disse o luis

luis, no caso do empréstimos para a construção como irão ficar, será 90% sobre o menor entre a avaliação e o orçamento?
  9.  # 10

Bom dia,

Não tenho 100% de certeza, mas creio que é igual. Mas atenção que isto é o máximo que o Banco de Portugal permitirá. Os bancos podem exigir 80 ou 85%, por exemplo. Veja no link que está dentro do link. Não há diferenciação entre comprar feito ou construir, o que interessa é a finalidade.

https://forumdacasa.com/discussion/56116/alteracoes-ao-credito-habitacao-a-partir-de-1-de-julho/#Item_2
    • Dj_C
    • 25 junho 2018

# 11

Bom dia,
    No caso de um empréstimo para obras, a regra é a mesma?
    Apenas 90% de máximo? Mas se a escritura será pelo valor das obras, como podemos obter os 100% desse valor?

Cumprimentos,
    Dj_C
    •  
      luisDS
    • 25 junho 2018 editado

# 12

Boa tarde,

No caso de obras com hipoteca creio que será só 80%.
    O objectivo do Banco de Portugal é exactamente esse, acabar com créditos de 100% excepto para imoveis da banca.
  10.  # 13

É uma medida muito boa que, apesar de poder causar alguma redução na procura imobiliária, torna as aquisições com menos risco potenciando menos imparidades.
    Já no meu crédito de 08/2016 só financiavam 80% do valor de aquisição ou escritura dos dois o mais baixo!

Existem pessoas a adquirirem casa só porque, atualmente, o valor da prestação é inferior a uma renda! Vamos ver daqui a 3 / 4 anos se o cenário se mantém.
  11.  # 14

Isso é uma recomendação. Os bancos não são obrigados a cumprir essa recomendação, mas acredito que praticamente todos a irão cumprir.
  12.  # 15

Além disso há outras formas de contornar isto.
    Se eu quero comprar um imóvel por 100, mas o banco só empresta 90 e eu não tenho um unico centimo de poupança para dar de entrada, basta que (em concluío com o vendedor) eu argumento junto do banco que o preço da casa é 111 e que eu já dei 11 de sinal ao vendedor. Assim o banco empresta os 100 (90% de 111 = 100).

A parte mais chata é que o IMT é ligeiramente maior e o vendedor tem de pagar um pouco mais de mais-valias.

Mas pronto, isto é contornável, tem é algum custo.
  13.  # 16

"A medida é adotada pelo Banco de Portugal sob a forma de Recomendação, tendo por base o princípio de “cumprimento ou explicação”. As instituições visadas deverão respeitar os limites aplicados; caso contrário, terão de justificar. O Banco de Portugal avaliará a adequação das justificações apresentadas pelas instituições."
    É um bocadinho mais forte que uma mera recomendação...
    Mas claro, se vier uma avaliação alta o comprador, com conivência do vendedor, pode sempre escriturar por mais, mas isso exige ilegalidades com algum custo, o que para alguém que quer um empréstimo de 100% é algo um pouco contraproducente.
  14.  # 17

tive a mesma dúvida quando andei à procura da minha casa. as respostas mais concretas que encontrei, foi ir aos simuladores dos bancos que tinham as melhores condições para mim e realizei a simulação. existem imensas destes simuladores. eu acabei por preferir a uci. deixo aqui o link do simulador crédito à habitação da uci, se quiser testar.

espero ter ajudado
  15.  # 18

Estas alterações assustam-me um pouco e poderão gorar os meus planos.

Comprei recentemente o terreno com recurso a capitais próprios e proveniente de crédito pessoal.

A ideia é iniciar projeto no início do ano e ir prolongando a coisa, até projeto estar pronto e ter capital para liquidar o crédito pessoal.

Aí,e já com orçamentos na mão, irei aos bancos. O problema é que irei depenado e praticamente sem capital.

Tenho uma aplicação financeira que a meados de 2021 me dará 30k, mas não pretendo mexer no dinheiro até essa altura.

Pretendo construir pequeno e gastar na ordem dos 120-130k. Mas preciso de financiamento a 100%, ou não terei como fazer a obra.

Ao abrigo destas alterações é possível consegui-lo?
  16.  # 19

Há uma coisa aqui que não está bem explicada pelos comentários anteriores. O valor máximo de financiamento é sobre o valor de avaliação do imóvel. Imagine que vai comprar um imóvel por 110,000 euros, e precisa da totalidade do empréstimo, é preciso que o valor da avaliação seja de pelo menos de 137,500 no caso de um limite imposto de 80% no financiamento. O mesmo se aplica ao valor de empréstimo para obras, vai ser avaliado pelo banco quão valorizado ficará o imóvel com as obras (daí ter que apresentar orçamento do empreiteiro) e o valor total (habitação+obras) terá que ser inferior aos tais 80%. A avaliação será sempre feita tendo em conta isso. Neste exemplo, imagine que precisa de mais 30,000 para obras, o custo total ficará a ser 140,000, a avaliação terá que ser (no caso dos 80%) de pelo menos 175,000.
  17.  # 20

Eu acho que os bancos nao emprestam mais que deteminada percentagem do valor da escritura, acho que no meu caso o milenium nao emprestava mais de 80% do valor da escritura independentemente do valor da avaliação...

0.0236 seg. NEW