Iniciar sessão ou registar-se
    • d33p
    • 24 junho 2018

     # 1

    Boas malta,

    sei que este fórum não é o mais indicado para este tipo de questões, mas como temos uma base de utilizadores gigante, não custa tentar e pode ser que alguém já tenha passado (ou perceba) por este problema e possa ajudar.

    A minha máquina de lavar roupa (zanussi fa623) funcionou sempre bem até ontem.

    Ontem ouvimos um barulho (tipo um estalar) e hoje o tambor não roda.

    Tirei as tampas (superior e traseira) e não é visível nada solto ou partido.

    Quer o motor, quer a correia parecem estar a funcionar bem, embora não façam rodar o tambor, o que indicia que será algo entre o motor e o tambor.

    O tambor está dentro de uma "cápsula" de plástico e parece que está "meio solto".

    Não sei se terá sido algum "apoio" do tambor (não sei bem que tipo de apoios/rolamentos servem de base ao tambor) mas como está dentro da tal cápsula, não se consegue ver bem.

    De qualquer das formas, gravei um video que espero ser mais elucidativo.

    Alguém sabe o que poderá ser e/ou pode recomendar alguém (empresa ou particular) que me possa ajudar na zona de Oeiras/Lisboa?

    Obrigado desde já!

    https://youtu.be/dkU6CYViRVQ
    • size
    • 24 junho 2018 editado

     # 2

    Tudo indica que será a cruzeta partida. Aquela peça de 3 hastes.
    Com uma mão faça rodar o tambor através da porta de entrada da roupa e verifique se a correia e suas polis rodam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: d33p
      cruzeta.jpg
    • d33p
    • 24 junho 2018

     # 3

    existe alguma forma de se ter a certeza que é a cruzeta o problema?
    • size
    • 24 junho 2018 editado

     # 4

    Colocado por: d33pCom uma mão faça rodar o tambor através da porta de entrada da roupa e verifique se a correia e suas polis rodam.


    Com uma mão faça rodar o tambor através da porta de entrada da roupa e verifique se a correia e suas polis rodam.

    Se não rodarem, será sinal que dão existe comunicação fisica do tambor com a roda da correia.

    Já verificou se o tambor está solto, oscilando para todos os lados ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: d33p
    • d33p
    • 24 junho 2018 editado

     # 5

    Quando rodo o tambor a correia (atrás) roda mas o tambor parece meio solto (como se vê no final do video).
  1.  # 6

    Ou o veio ou a cruzeta estão partidos .
  2.  # 7

    Como resolveu esta situação?
 
0.0118 seg. NEW