Iniciar sessão ou registar-se
    • tc82
    • 25 junho 2018

     # 1

    Bom dia,

    Vou instalar uma tomada na minha garagem ligada ao quadro do condomínio.
    Preciso de colocar um contador para acerto de contas com o condomínio mas convinha ser bi-horário.
    Alguém pode ajudar onde encontrar e para que valores. Só consigo encontrar de tarifa simples.

    Obrigado
    TC
    • size
    • 25 junho 2018

     # 2

    E qual a vantagem do bi-horário para uma só tomada ?
    O contador do condomínio é Bi-horário ?
    • tc82
    • 25 junho 2018

     # 3

    Colocado por: sizeE qual a vantagem do bi-horário para uma só tomada ?
    O contador do condomínio é Bi-horário ?


    O objectivo é passar a ser.
    A tomada é para carregar um carro eléctrico
  1.  # 4

    Para carregar o carro?
    Defina um horário de funcionamento e a tarifa.
    Nao vale a pena andar com muitos trabalhos, um totalizador de energia monofasico pode ser comprado por 25 euros ou menos um trifásico mais de 60 euros.
    Pagar a energia a 0,09 ou 0,19 acaba por ser de um valor residual, que nem vale a pena andar com tantas coisas, pois o condomínio já lhe está a fazer o favor.
    Concordam com este comentário: nmex2
    • tc82
    • 25 junho 2018

     # 5

    Colocado por: callinasPara carregar o carro?
    Defina um horário de funcionamento e a tarifa.


    Estava a pensar nisso e acho que ninguém ia torcer o nariz. Mas quanto mais claro para todos melhor. Se não encontrar ou for muito caro vou sugerir ao condomínio manter a tarifa simples.


    Colocado por: callinas
    o condomínio já lhe está a fazer o favor.

    Olhe que não é bem assim. A legislação actual apenas obriga a comunicação prévia de 30 dias. Cabe ao condomínio argumentar questões de segunrança ou estéticas para não o fazer. Claro que se quiserem complicar arranja-se uma luta aborrecida. Seja como for falei pessoalmente com todos e está em ata por unanimidade.
  2.  # 6

    Colocado por: tc82A tomada é para carregar um carro eléctrico
    Parabéns pela decisão!

    Já agora.... marca e modelo?

    Colocado por: callinaspois o condomínio já lhe está a fazer o favor.
    Ainda há quem pense isso, erradamente...

    Colocado por: tc82Olhe que não é bem assim. A legislação actual apenas obriga a comunicação prévia de 30 dias. Cabe ao condomínio argumentar questões de segunrança ou estéticas para não o fazer. Claro que se quiserem complicar arranja-se uma luta aborrecida. Seja como for falei pessoalmente com todos e está em ata por unanimidade.
    Mais nada...
    • tc82
    • 25 junho 2018

     # 7

    Colocado por: mafgodParabéns pela decisão!

    O carro é da empresa que me tinha inicialmente atribuído um híbrido. Mas como o meu gosto pela mobilidade eléctrica não é apenas económica pedi para trocar e ainda poupei uns trocos à entidade patronal.

    Colocado por: mafgod
    Já agora.... marca e modelo?

    Novo leaf


    Colocado por: mafgodAinda há quem pense isso, erradamente...

    É normal. Quem não está mobilidade eléctrica não acompanha. Nem o administrador estava por dentro. Mas tenho uns vizinhos porreiros que me devem achar maluco mas não levantaram qualquer entrave. Passamos mais tempo a falar sobre a ME do que propriamente da instalação.
  3.  # 8

    Colocado por: tc82Novo leaf
    Tb tenho :-)

    Colocado por: tc82Nem o administrador estava por dentro. Mas tenho uns vizinhos porreiros que me devem achar maluco mas não levantaram qualquer entrave. Passamos mais tempo a falar sobre a ME do que propriamente da instalação.
    O normal, primeiro é a estranhesa depois o interesse :-)

    Mantem a tarifa e compra um contador semelhante a este.

    E vais comprar uma box ou usar o cabo doméstico?
    •  
      aacc
    • 25 junho 2018

     # 9

    O contador que vai instalar para "acerto de contas", não vai entrar em linha de conta, com as taxas e taxinhas
  4.  # 10

    Colocado por: tc82O carro é da empresa que me tinha inicialmente atribuído um híbrido. Mas como o meu gosto pela mobilidade eléctrica não é apenas económica pedi para trocar e ainda poupei uns trocos à entidade patronal.
    Então é um parabéns a triplicar! :-)
  5.  # 11

    Colocado por: aaccO contador que vai instalar para "acerto de contas", não vai entrar em linha de conta, com as taxas e taxinhas
    As taxas e taxinhas não dependem do consumo!

    Se o condomínio manter a potência e tarifário, o condómino apenas terá de fazer contas do que consumiu.
    Se houver necessidade algo mais, por ex. aumento de potência, o condómino terá de arcar com a despesa extra.
  6.  # 12

    Aconselho a leitura aqui.
    •  
      aacc
    • 25 junho 2018

     # 13

    Colocado por: mafgodAs taxas e taxinhas não dependem do consumo!

    E porque têm que ficar totalmente do lado do condomínio?
  7.  # 14

    @tc82,
    tome as devidas precauções para que o seu contador conte apenas o que consome.
    Use uma tomada com cadeado por exemplo, ou uma box com chave.
  8.  # 15

    Colocado por: aacc
    E porque têm que ficar totalmente do lado do condomínio?
    As taxas e taxinhas já eram pagas pelo condomínio e o valor das mesmas vão-se manter independentemente do consumo do VE (isto se não alterar em nada do que está contratado).
    Porque é que este condómino teria de pagar duplamente?!?
    Leia o que indiquei acima, há decreto lei específico.
  9.  # 16

    Colocado por: mafgodAconselho a leituraaqui.

    Do pouco que conhece e se bem percebi, serve agora para esclarecer :
    1. A lei refere a instalação de uma tomada para o pessoal do prédio, da luz proveniente do condomínio
    2. A instalação, passagem de cabo da fracção de um condomíno para o seu uso na garagem.
    Em 1 a energia é do condomínio e serve todos, em 2 a energia é do interessado e serve o interessado.
    Neste caso é uma situação mista, o interessado quer energia só para ele do condomio, logo quer instalar um contador.
    Como referiram há mil e uma razões para inviabilizar tal, por isso deve ir de mansinho. Somos todos amigos e bem intencionados antes de nos picarem. Depois de nos picarem já tudo serve de implicação.

    No seu caso deduzo que não queira uma tomada. Talvez seja mais sensato, uma caixinha de disjuntores com chave um totalizador.

    equipado com a respectiva proteção diferencial e um medidor energia calha din
    • tc82
    • 25 junho 2018

     # 17

    Colocado por: callinasSomos todos amigos e bem intencionados antes de nos picarem. Depois de nos picarem já tudo serve de implicação.
    Ora isso é como em qualquer lado. Mas tendo a lei do seu lado é uma questão de tempo. Já vi relatos que vizinhos complicados em que no final tudo se resolveu. Demorou tempo mas resolveu-se. Agora eu só avancei para isto depois de garantir que conseguia instalar. No meu caso é só mesmo para as férias e eventualmente fim de semana. De resto carrego na empresa.



    Colocado por: callinasNo seu caso deduzo que não queira uma tomada. Talvez seja mais sensato, uma caixinha de disjuntores com chave um totalizador.


    O objectivo será mais ou menos esse. A dúvida seria mesmo tentar aproveitar o bi-horário.

    Pelas leituras que tenho feito o bi-horário tem um custo praticamente igual ao simples (pouparíamos 15 Euros no ano).
    O que acordei na reunião foi que se a mudança para o bi-horário nao fosse benéfica para o prédio eu suportava a diferença.

    Vou repensar essa situação.
  10.  # 18

    se o contador for moderno, é ver as contagens que tem
  11.  # 19

    E facil mete dois contadores com um relogio horario , de x a x horas ora conta um ora conta o outro ....
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    •  
      aacc
    • 25 junho 2018

     # 20

    Quando começar a haver vários usuários a usufruir da energia do condomínio
    e começar a haver atrasos de pagamento por parte de algum,
    ou o condomínio avança com o pagamento, ou o prédio fica ás escuras
 
0.0229 seg. NEW