Iniciar sessão ou registar-se
    • Lupan
    • 28 junho 2018 editado

# 81

Há aquelas práticas em que não se declara o que se ganha e então os bancos não abrem a torneira ou pedem fiadores... Há então uma percentagem de pessoal que não compra por esse motivo e fica a poupar uns 10 ou 20 anos para adquirir... Secalhar o que pouparam foi - do que pagaram em rendas...
  1.  # 82

Do meu ponto de vista, na conjuntura atual, arrendar na perspetiva de poupar para mais tarde construir/comprar pura e simplesmente não faz sentido, porque, como já aqui sobejamente demonstrado, o valor da renda é pura e simplesmente deitado "ao lixo" e em lado nenhum se encontram investimentos cujos lucros sejam suficientemente elevados e sustentados no tempo para cobrir essa despesa.

Se a ideia é poupar para construir/comprar, não querendo estar a vangloriar-me, a estratégia que eu adotei há uma dúzia de anos veio a comprovar-se como muito bem sucedida.

Em vez de comprar a casa que podia comprar, comprei a casa que sabia que cobria as minhas necessidades essenciais (algo similar à sugestão de arrendar um apartamento barato) e que fosse possível pagar mesmo que um dos membros do casal ficasse desempregado, ou seja, muito abaixo da nossa taxa de esforço máxima. E acreditem que a casa está longe de ser um pardieiro, simplesmente não é uma casa com luxos.

Se a vida não corresse bem, o pior cenário seria ficarmos nesta casa se calhar até ao fim dos nossos dias, mas entretanto estávamos a adquirir algo nosso e para os nossos filhos.
    Se corresse mesmo mas mesmo muito mal, por esta altura vendia a casa e pagava o empréstimo e ainda ficava com um bom pé de meia para me aguentar por uns anos.

Como a vida não correu nada mal, todo o dinheiro que foi sobrando foi sendo poupado e investido e, ao fim destes (não assim tantos) anos, posso encarar a construção de uma casa de uma posição financeira muito confortável.

Não quero com isso dizer que considere o arrendamento uma má opção. É uma ótima opção para quem ter a liberdade de poder mudar de casa e/ou de cidade consoante lhe apetecer ou consoante forem surgindo melhores ofertas de emprego.
    Agora se é para assentar num qualquer lugar e/ou a intenção é maximizar a capacidade de poupança, havendo condições financeiras para isso, não vejo melhor opção do que comprar.
    Concordam com este comentário: valsasc, eu
  2.  # 83

Colocado por: mhpintoEm vez de comprar a casa quepodiacomprar

Colocado por: mhpintoComo a vida não correu nada mal, todo o dinheiro que foi sobrando foi sendo poupado e investido e, ao fim destes (não assim tantos) anos, posso encarar a construção de uma casa de uma posição financeira muito confortável.

Parabéns, Isto é uma solução racional!

A maioria das casas dos bancos à venda são reflexo de uma decisão emocional (onde a taxa de juro sobe ou quando há mudanças de trabalho)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 84

Tendo em consideraçao que comprei uma casa a 3 anos que hj em dia facilmente terá uma renda de 900 euros para cima , pago de prestação bancaria 220euros, e se a quisesse vender teria um lucro a rondar os 100%

Não consigo entender continuar a arrendar por 20 anos .
    Concordam com este comentário: eu, ferreiraj125
  4.  # 85

Também foi bem feito e com muitas considerações da sua parte, eu por exemplo não considerei uma separação do casal...
    Mas como fez esse sacrifício de adquirir uma que não o preenchia, também há a variante de adquirir uma que esteja "previsto" valorizar, assim ainda acaba por poupar a "duplicar", o lucro da venda da casa e o que foi poupando entretanto... Agora arrendar, só mesmo por necessidade...
    • DR1982
    • 28 junho 2018 editado

# 86

Mhpinto,
    Fez exatamente o que eu tenciono fazer, como ja disse num post atras tenho uma prestação de 5% do meu salário, podia muito bem construir casa já, mas assim estou numa situação confortável perante a mensalidade que tenho e daqui a uns anos logo se vê, mas pelonmenos sempre tenho alguma coisa “minha”
  5.  # 87

Colocado por: DR1982tenho uma prestação de 5% do meu salário

isso tambem pode querer dizer que voce ganha bem pa carralho.... =P
  6.  # 88

Colocado por: loverscout

isso tambem pode querer dizer que voce ganha bem pa carralho.... =P
    Nada de especial, a mensalidade que pago é que é baixinha...
    Se for trabalhar para portugal a prestação ja passa a ser cerca de 20% mas mesmo assim penso que nao seja uma taxa de esforço muito grande!
  7.  # 89

Colocado por: larkheTendo em consideraçao que comprei uma casa a 3 anos que hj em dia facilmente terá uma renda de 900 euros para cima , pago de prestação bancaria 220euros, e se a quisesse vender teria um lucro a rondar os 100%

Não consigo entender continuar a arrendar por 20 anos .
    Concordam com este comentário:eu

De certeza que o seu caso é muitíssimo especial, ou comprou a casa por meia bagatela (bom negócio) ou a entrada é muito alta. Assim com contas redondas, com essa prestação comprava uma casa de porteira em Lisboa (renda de 900€ lol). A comparação entre uma prestação ao banco e uma renda não deve ser tão directa, comparam-se alhos com bugalhos.

Moral da história: cada caso é um caso, logo não é boa ideia generalizar casos isolados.
  8.  # 90

Nop, e um T2 de 90m2 2º Andar sem elevador ( tenho aversao a essas maquinas) junto ao centro de lisboa a entrada foi 20% pois o banco so emprestava 80%.

As rendas na zona para ap deste tamanho rondam os 800 a 1000 euros e hj não se encontra nada abaixo do dobro que paguei na altura .

Secalhar foi bom negocio, mas como disse atras acho que o segredo e ir procurando até encontrar algo que agrade nos dois sentidos.
  9.  # 91

Colocado por: ****

20% de 600 euros ou de 1000 euros , estou confuso agora....

De 900€
  10.  # 92

Colocado por: ****

5 % sao 45 euros de renda , certo ?
    20% de 900 são 180€ de renda
  11.  # 93

Colocado por: larkheNop, e um T2 de 90m2 2º Andar sem elevador ( tenho aversao a essas maquinas) junto ao centro de lisboa a entrada foi 20% pois o banco so emprestava 80%.

As rendas na zona para ap deste tamanho rondam os 800 a 1000 euros e hj não se encontra nada abaixo do dobro que paguei na altura .

Secalhar foi bom negocio, mas como disse atras acho que o segredo e ir procurando até encontrar algo que agrade nos dois sentidos.

Exactamente. Se hoje, passados 3 anos apenas, poderia vender pelo dobro, de certeza que foi um negócio da China, é uma questão de sorte. Nem há muito tempo se falou no tal apartamento do António Costa, vendido por preços de há 20 anos. É como tudo, quem está aflito ou não sabe acaba por vender mal.

Só digo que muito estranho era que fosse normal pagar 200€ de prestação por uma casa (Preço ~ 100k€) que arrendada custaria 900/1000€ por mês, era uma falha de mercado. Nas condições ditas normais, a prestação seria de perto de 600€ para uma casa com um valor de 250k€, com uma renda de referência de 900€.
  12.  # 94

:) é mais ou menos isso, mais coisa menos coisa...
  13.  # 95

Colocado por: mhpintoEu acho que a bolha vai rebentar, só não sei se 2 ou 3 anos chegam.

Para mim, o que será determinante será a evolução das taxas de juro. Quando a euribor chegar aos 2 ou 3% (ou mais), e acredito que não demore tanto assim, muitos dos que estão agora a comprar vão ver-se obrigados a vender, e isso fará baixar os preços, tal como aconteceu na recente crise (se bem que nessa, mais do que a subida dos juros, foi a perda de rendimentos que me parece ter sido a principal responsável). Posso dizer que o meu atual apartamento custou em 2005 cerca de 150k. No pico da crise, não que tenha feito uma pesquisa de mercado apurada, mas com base em apartamentos vendidos ali perto creio que nem 130k valia.

Na atual conjuntura há ainda outro fator a pesar muito, que é a grande atratividade do país ao investimento de estrangeiros no imobiliário. E isso está intimamente ligado ao facto de Portugal estar "na moda". Isso poderá fazer com que, mesmo que os juros subam, os estrangeiros continuem a investir cá e a manter os preços elevados. Mas, como todas as modas, esta também há-de passar.

Se daqui a poucos anos se verificarem as duas coisas - juros a subir e deixarmos de estar na moda - então acredito que os preços irão cair bastante.

Saber qual dos cenários se irá verificar, e quando, é que é a grande questão, para a qual todos os que têm um pé de meia ou uma casa para vender gostariam de ter a resposta.
    Concordam com este comentário:cscfranca,ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vera3107

A euribor já subiu, agora cá espero que se concretize o resto da previsão.
  14.  # 96

Concordam com este comentário: Vera3107
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125, Vera3107

0.0276 seg. NEW