Colocado por: mhpintoEm vez de comprar a casa quepodiacomprar
Colocado por: mhpintoComo a vida não correu nada mal, todo o dinheiro que foi sobrando foi sendo poupado e investido e, ao fim destes (não assim tantos) anos, posso encarar a construção de uma casa de uma posição financeira muito confortável.
Colocado por: DR1982tenho uma prestação de 5% do meu salário
Colocado por: loverscoutNada de especial, a mensalidade que pago é que é baixinha...
isso tambem pode querer dizer que voce ganha bem pa carralho.... =P
Colocado por: larkheTendo em consideraçao que comprei uma casa a 3 anos que hj em dia facilmente terá uma renda de 900 euros para cima , pago de prestação bancaria 220euros, e se a quisesse vender teria um lucro a rondar os 100%
Não consigo entender continuar a arrendar por 20 anos .
Colocado por: ****
20% de 600 euros ou de 1000 euros , estou confuso agora....
Colocado por: ****20% de 900 são 180€ de renda
5 % sao 45 euros de renda , certo ?
Colocado por: larkheNop, e um T2 de 90m2 2º Andar sem elevador ( tenho aversao a essas maquinas) junto ao centro de lisboa a entrada foi 20% pois o banco so emprestava 80%.
As rendas na zona para ap deste tamanho rondam os 800 a 1000 euros e hj não se encontra nada abaixo do dobro que paguei na altura .
Secalhar foi bom negocio, mas como disse atras acho que o segredo e ir procurando até encontrar algo que agrade nos dois sentidos.
Colocado por: mhpintoEu acho que a bolha vai rebentar, só não sei se 2 ou 3 anos chegam.
Para mim, o que será determinante será a evolução das taxas de juro. Quando a euribor chegar aos 2 ou 3% (ou mais), e acredito que não demore tanto assim, muitos dos que estão agora a comprar vão ver-se obrigados a vender, e isso fará baixar os preços, tal como aconteceu na recente crise (se bem que nessa, mais do que a subida dos juros, foi a perda de rendimentos que me parece ter sido a principal responsável). Posso dizer que o meu atual apartamento custou em 2005 cerca de 150k. No pico da crise, não que tenha feito uma pesquisa de mercado apurada, mas com base em apartamentos vendidos ali perto creio que nem 130k valia.
Na atual conjuntura há ainda outro fator a pesar muito, que é a grande atratividade do país ao investimento de estrangeiros no imobiliário. E isso está intimamente ligado ao facto de Portugal estar "na moda". Isso poderá fazer com que, mesmo que os juros subam, os estrangeiros continuem a investir cá e a manter os preços elevados. Mas, como todas as modas, esta também há-de passar.
Se daqui a poucos anos se verificarem as duas coisas - juros a subir e deixarmos de estar na moda - então acredito que os preços irão cair bastante.
Saber qual dos cenários se irá verificar, e quando, é que é a grande questão, para a qual todos os que têm um pé de meia ou uma casa para vender gostariam de ter a resposta.