Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Margarida75A ideia seria pedir ao nosso sobrinho que é arquiteto inscrito da ordem recentemente para assinar as telas finais. Não vamos dizer nada ao outro arquitecto, queríamos acabar a moradia sem ele saber, mas não sabemos se é possível.
    o seu sobrinho então tem de avisar o arqº por carta resitada que o vai fazer... senão sujeita-se a uma bela suspensão da OA.
  2.  # 82

Colocado por: Margarida75O valor do acompanhamento foi de 85€/visita, uma visita mensal

Isso é dado ou é impressão minha?
  3.  # 83

Colocado por: Margarida75Está em divida o acompanhamento de obra e os 5% das telas finais.

Margarida
    Por norma defendo sempre os DO, neste caso vou ser muito sincero.
    Se esse arquiteto quiser, você paga os tais 5% e ele ainda lhe dá um nó cego na obra que você nunca mais se endireita.
  4.  # 84

Colocado por: antonylemoso seu sobrinho então tem de avisar o arqº por carta resitada que o vai fazer... senão sujeita-se a uma bela suspensão da OA.

E acha que pode ser enviada no fim da obra? Uma vez que não existe lugar a resposta por parte do arquitecto, tanto faz se é agora ou quando acabar a obra. O meu raciocínio esta correto?
  5.  # 85

Colocado por: Margarida75O arquitecto que desenhou a nossa casa é muito bom, nós gostamos das casas que ele faz
    espera lá... todo este embroglio porque naõ quer pagar meia duzia de tustos pelo acompanhamento? eu dogo -vos uma coisa.. não seria mais fácil dizer ao arquitecto que não precisa do acompanhamento? tanta mesquinhez por isso?

há com cada uma..

E acha que pode ser enviada no fim da obra? Uma vez que não existe lugar a resposta por parte do arquitecto, tanto faz se é agora ou quando acabar a obra. O meu raciocínio esta correto?
    não, tem de ser antes. aliás se o seu sobrinho completou os exames da OA á pouco ainda se deve lembrar bem do que lá diz. pergunte a ele.
  6.  # 86

Colocado por: NTORIONIsso é dado ou é impressão minha?

Dado... Nunca menos de 150€/visita + IVA
  7.  # 87

Colocado por: antonylemosnão seria mais fácil dizer ao arquitecto que não precisa do acompanhamento? tanta mesquinhez por isso?

Sim, foi o que fizemos antes da obra começar. Dissemos ao arquiteto que não queremos o acompanhamento. O arquiteto ficou um pouco irritado e disse que iria à obra na mesma para verificar se a obra estava conforme o projeto e se não estivesse igualzinho (palavras dele) escrevia no livro de obra. Não acho correto da parte dele!!!
  8.  # 88

Colocado por: Margarida75Nesta fase a questão da ética é muito relativo!
    já percebi pela sua conversa toda que sim.. há quem tenha e há quem não perceba o que isso é..
  9.  # 89

Colocado por: Margarida751-Sim, houve isso tudo. Menos os 10%. Era 5% com a entrega das telas finais
    ou seja vc nao quer pagar o valor que contratou com ele? isso vai dar baralho. estou j+aa a prever tribunais custos e despesas com advogados ..e nfim
    Está em divida o acompanhamento de obra e os 5% das telas finais
    a mim parece-me que vai estar em dívida 5% dos honorários .. que vc aceitou.. e assinou. e não quer agora pagar. fosse comigo eu vinha atrás desses 5%. essa atitude.. o que vc não percebeu é que esses 5% são dos honorários do trabalho dele.. a apagar no final da obra.. não são pelas telas finais. teria dos os pagar mesmo que não haja telas finais.

dizem que está mal contada.. para mim está muito bem contada.. a margarida mais-se meter em barulhos escusadamente, e porventura quer encrencar o sobrinho que ainda nem acabou de por os pés no chão como profissional...
  10.  # 90

penso que o problema da margarida não é os 80€ por visita, é o valor pago pelas alterações que o arq, pretende levar. No entanto penso que está no direito dele. Foi contratado um serviço, ora se esse serviço não englobava possíveis alterações durante a execução da obra é natural que ele se sinta no direito de receber por esse trabalho extra.

os arquitectos não são os donos da obra, não mandam em tudo, se o dono da obra gosta muito de um pavimento xpto que o arquitecto não gosta nada, só existem duas opções, ou o arquitecto engole um sapo e coloca o pavimento, ou não engole o sapo e liberta o cliente para ir trabalhar com outro arquitecto.

é pena é que, talvez influenciado por construtores ou por outros, se achar que é normal fazer alterações ao projecto durante as obras. Não devia ser normal, ainda por cima numa situação em que existe projecto de execução
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 91

Colocado por: Margarida75E acha que pode ser enviada no fim da obra? Uma vez que não existe lugar a resposta por parte do arquitecto, tanto faz se é agora ou quando acabar a obra. O meu raciocínio esta correto?
    não, é antes de começar a avisar que o vais fazer, não é a notificar que já est+a feito.. a naõ ser que não goste do seu sobrinho
  12.  # 92

Colocado por: pauloagsantosos arquitectos não são os donos da obra, não mandam em tudo, se o dono da obra gosta muito de um pavimento xpto que o arquitecto não gosta nada, só existem duas opções, ou o arquitecto engole um sapo e coloca o pavimento, ou não engole o sapo e liberta o cliente para ir trabalhar com outro arquitecto.

Vai ter mesmo que engolir. Pois eu expliquei a razão do porque que queria alterar o pavimento. Tenho um filho pequeno que risca o pavimento com as canetas e que se fosse a madeira caríssima que ele quer não conseguiria limpar. Ele responde-me que quando a obra estiver concluída, para o ano, o miúdo já não iria riscar “chões”. Acham normal?!
  13.  # 93

um pequeno resumo:

marido é engenheiro tem conhecimento e ate pode substituir o arquitecto no acompanhamento da obra.... o sobrinho fez recentemente os testes na ordem e pode substituir o arquitecto no projecto....nao quer pagar o acompanhamento da obra para poupar para os materiais...... o arquitecto queria 85 eur por visita, o que efectivamente ja dá para encomendar mais 100m2 de chao......no fim percebe-se que afinal ainda nao pagou tudo ao arquitecto....

sou só eu que acha que a historia está mal contada?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  14.  # 94

Colocado por: antonylemosnão, é antes de começar a avisar que o vais fazer, não é a notificar que já est+a feito.. a naõ ser que não goste do seu sobrinho

Vamos supor que avisamos antes da obra concluir. O arquiteto pode ir à obra e escrever no livro de obra como vingança, ou não pode escrever no livro de obra, como alguém já disse aqui no fórum?
  15.  # 95

Margarida, olhe.. os 5% tem de os pagar sempre. pois são os honorários.. não são pelas telas. vc esta a perceber mal.

O acompanhamento não tem nada a ver.

se quiser mudar de arqº pode fazê-lo. tem de o fazer direitinho. madar carta registada antes de seguir em frente e não no final da obra. O seu sobrinho se naõ sabe como fazer que ligue á OA.

faça as coisas direitinhas para nem ter problemas nem Vc nem o seu sobrinho...
  16.  # 96

Colocado por: Margarida75Vamos supor que avisamos antes da obra concluir. O arquiteto pode ir à obra
    se quiser mudar o seu sobrinho tem de avisar agora. nao é VC, é o seu sobrinho que tem de fazer isso. a partir desse momento o arqº nada mais tem a ver com a obra a não ser receber os 5% dos honorários em dívida.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 97

Colocado por: loverscoutsou só eu que acha que a historia está mal contada?

Pois, a situação é absurda mas não fui eu que a criei, foi o arquiteto que demonstrou-se inflexível e eu não quero dar-me com esse tipo de pessoas. Sou eu e o meu marido que estamos a pagar e portanto somos nós que decidimos que materiais queremos para a nossa casa. E simples! não acha?
  18.  # 98

e a pergunta para os 1000€.. e o seu sobrinho quanto vai cobrar pelo acompanhamento e pela elaboração das telas finais?
  19.  # 99

Colocado por: Margarida75Acham normal?!

Acho, é normal que as crianças com idade deixem de fazer riscos no chão. é perfeitamente normal ter recebido essa resposta, eu responderia da mesma forma. As minhas tiveram uma fase, curta, curtissima que riscavam as paredes.. coitadas, filhas de pais ligados às artes, calhou assim ;)
  20.  # 100

Colocado por: antonylemosse quiser mudar de arqº pode fazê-lo. tem de o fazer direitinho. madar carta registada antes de seguir em frente e não no final da obra. O seu sobrinho se naõ sabe como fazer que ligue á OA.

convém é ter pelo menos as contas acertadas e fechadas, para em ultimo caso a OA "libertar" a obra para o seu sobrinho ou outro arquitecto.
    Concordam com este comentário: antonylemos

0.0166 seg. NEW