Iniciar sessão ou registar-se
    • Ema22
    • 28 julho 2009 editado

     # 1

    Boas,
    Hoje, há bem pouco tempo, vinha eu no meu carrito, quando na TSF ouvi uma entrevista sobre construção em terra.
    Não me apercebi do nome do entrevistado... Do que ouvi sobre a construção, gostei bastante.
    Ecológica, sustentável, económica (não tanto na constução mas nos custos de manutenção e de climatização), durável (falaram do castelo de Paterne(?).
    Pelos vistos é uma forma de construção comum no Alentejo. Como conheço mal o Sul (só de passagem para os ALLgarves...), nunca me tinha deparado com tal. É verdade que na zona de Aveiro existem (existiam) uns armazéns construidos em adobe(?). Só ouvi maravilhas. Como ando por aqui no "compro feito, construo ou restauro", achei uma solução muito interessante para fugir ao betão.
    Que me dizem?
    Tenho que ir buscar a mine e as alcagoitas?
    Cumprimentos
  1.  # 2

    Alternativa ao betão? nem pensar nisso é bom!

    Construções de terra só conheço as feitas na praia...
    •  
      Mk Pt
    • 28 julho 2009 editado

     # 3

    Construir em tijolos de adobe ou com alvenarias de taipa tem muitas vantagens.. Mas o custo de construção deve ser elevado, deve ter dificuldade em encontrar profissionais que sabem construir com estas técnicas, a casa vai necessitar de mais manutenção,...

    Ou seja, tem benefícios, mas também tem alguns contras..

    A nível de profissionais, eu frequentei um breve curso [de 3-4 dias] de como se faz as paredes de taipa/tijolos de adobe/estuque tradicional, administrado por um centro de formação com profissionais qualificados nestas técnicas de construção. Agora não me lembro do nome do centro de formação, vou investigar, caso encontre posto aqui o nome e lá, se estiver interessado, encontrará profissionais capazes ou então saberão indicar-lhe onde encontrar..

    [O 'curso' que tirei foi apenas para ter umas breves noções destas técnicas e foi no âmbito da componente de recuperação de edifícios..]


    edit: se estiver interessado, vai haver curso/formação acerca destas técnicas: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=1726


    Colocado por: NephilimAlternativa ao betão? nem pensar nisso é bom!

    Construções de terra só conheço as feitas na praia...


    Há várias, e boas, alternativas ao betão...
    Mas como em tudo, incluindo o 'betão', há sempre vantagens e desvantagens...
  2.  # 4

    Boas


    Construções de terra só conheço as feitas na praia...

    Pode ficar a conhecer aqui e aqui, por exemplo

    cumps
    José Cardoso
    •  
      Mk Pt
    • 28 julho 2009 editado

     # 5

    Colocado por: j cardosoBoas


    Construções de terra só conheço as feitas na praia...

    Pode ficar a conheceraquieaqui, por exemplo

    cumps
    José Cardoso



    E aqui: http://www.livinghomes.net/modelDetail.html?model=rk1
    Pode encontrar mais alternativas ao betão..


    Mas infelizmente técnicas tradicionais [adobe, taipa, etc] tendem-se a perder e a implementação de novas técnicas já em norma noutros países por cá custam a entrar...
  3.  # 6

    A mão de obra para paredes de taipa e adobe é muito cara, porque é dificil encontrar alguem com o conhecimento tecnico e é uma construção demorada.

    O que se está a fazer aqui no Allgarve é fazer estrutura em betão e depois as paredes em taipa, sendo forradas com pladur no interior.

    A Câmara de Albufeira fez umas duas escolas assim, este ano de 2009.

    Neste momento estou a rocolher informação de como se fazem esse tipos de parede, porque o meu pai e outros antigos pedreiros aqui da zona de Silves, ainda sabem como fazer...
  4.  # 7

    Penso que ainda é comum em marrocos e resto do norte de africa e medio oriente construções em adobe e taipa
  5.  # 8

    Boas,

    Bem bonitas! Tirando alguns promenores... Obrigada.

    Segundo o entrevistado no programa da TSF, o custo não será assim tão elevado. Embora existam mais gastos em mão-de-obra, o custo dos materiais é muito menor (a terra da fundação transforma-se nas paredes). E quanto ao conhecimento, estão a redescobrir a forma de construção existente no sul do país há já muitos séculos.
    Eu gostei do que ouvi! Desde que esteja salvaguardado a entrada de infiltrações a construção foi considerada eterna. Se é que isso é possível. A necessidade de climatização artificial quase desnecessária, o clima interior equilibrado, com pouca humidade e reduzido desenvolvimento de fungos e bolores (menor do que nas casas de alvenaria/betão).
    Falaram de alguns projectos em Odemira. Por sinal um dos sites que o J Cardoso cedeu mostra casas em Odemira.
    A ideia é magnifica em quase todas as vertentes, so falta ser exequível. Pelos vistos existe algures no Sul uma empresa que faz blocos de terra (BTP (?)) e não tem mãos-a-medir para responder ás encomendas. Será um regresso ás origens!?
    Já vi que o Nephilim é um adepto do betão. Por aqui sempre se construiu em pedra, mas mais para o Litoral (Aveiro e paias) ainda se encontram restos de construção em adobe.
    Cumprimentos
  6.  # 9

    Vasco Tomé, no link que o Mk Pt colocou existe uma ligação para um filme que mostra como se faz a parede em "Barrocal". Parece que também tem de ser "vibrada" como o betão. Interessante!
    • AnaT
    • 29 julho 2009

     # 10

    Não me canso deste blog...
    A ler, ler, ler...
    http://www.planob-arruda.blogspot.com/
    Não será para todos os gostos mas o conceito é fantástico.
  7.  # 11

    • VMC
    • 29 julho 2009

     # 12

    Sendo da zona do Baixo Alentejo, tenho assistido a um retorno à construção em taipa.
    Os mais velhos, e os mais novos que nasceram e viveram em casas de taipa abominam-nas, penso que por associarem a uma imagem de pobreza, e de as condições serem verdadeiramente más. O grande salto tecnológico foi dado na década de 60/70, com a construção em alvenaria, com uma qualidade miserável.

    Disseram-me que as casas em taipa (terra) dificilmente cumprem o novo RCCTE, mas ainda não aprofundei a questão.

    Os custos de construção são por norma superiores a uma construção actual, mas são muito procuradas por estrangeiros e pessoas com nível cultural mais alto.

    Por serem em terra não quer dizer que se poupe muito no material. A terra disponível no local pode não ser a indicada, e nesse caso será necessário comprar e transportar, e não é assim tão pouca.
  8.  # 13

    O breve 'curso' [que decorreu em Fronteira, alto Alentejo] que tive sobre estas técnicas foi ministrado pelo Cenfic: http://www.cenfic.pt/

    Deu para ter um contacto com estas técnicas...

    A nível de cumprir ou não com o RCCTE diz-se que as casas com paredes de taipa são frescas no verão e quentes no inverno, caso sejam bem construídas e tenham espessura correcta..
    Mas há sempre hipótese de colocar isolamento pelo interior das paredes... :D
  9.  # 14

    É importante ter sempre em atenção que as várias técnicas tradicionais são indissociáveis dos locais onde são usadas.
    Não é por acaso que a construção em terra é usada essencialmente no Alentejo e Algarve, é por serem zonas mais quentes e secas do que o Norte, por exemplo. Outro factor é a disponibilidade de materiais de construção que existem no sítio - o Norte é rico em granito, sendo assim, natural, que este se use mais na construção.
    Em algumas zonas desérticas usame excrementos de vacas e camelos para execução de tijolos (misturados com palha) e argamassas, porque não há pedra nem terras, só areia.

    Em conclusão: acho interessante o redescobrimento de algumas técnicas e materiais tradicionais, mas no contexto do local e das necessiades de conforto actuais.
  10.  # 15

    Nao vejo vantagem rigorosamente nenhuma em se usar taipa hoje em dia para se construir.
    • VMC
    • 30 julho 2009

     # 16

    Concordo plenamente com o J.Fernandes.

    Há casas com centenas de anos, e só quem entrou dentro de alguma nesta altura do ano pode avaliar a sua eficácia.
 
0.0147 seg. NEW