Bom dia a todos, Queria uma sugestão de alguém com conhecimento da matéria porque já estou a esgotar as soluções :( . Tenho um projecto aprovado para uma casa de madeira no Grupo Ocidental dos Açores (longe, portanto). Não há na ilha ninguém com qualificações (vontade...?) para realizar a obra. Nas outras ilhas dos Açores não há empresas que façam o trabalho de uma ponta à outra. Lembrei-me que se calhar, mandar fazer as fundações, redes eléctrica, águas e esgotos interiores e exteriores, fossa etc, por alguém da ilha e depois pedir a uma empresa do continente apenas para preparar e montar a estrutura em madeira talvez fosse a única solução. ou seja: 2 empresas diferentes para trabalhos diferentes. A pergunta é: esta divisão de tarefas tão essenciais quanto a preparação das fundações e a montagem da construção em si não vai ser susceptível de resultar numa situação de confusão? Se alguma coisa correr mal haverá alguém que se responsabiliza ou vou passar depois a vida feita bola de ping-pong entre empreiteiros que se responsabilizam um ao outro? O que acham?
Pode perfeitamente fazer isso. Arranje um Director técnico de Fiscalização para coordenar esses trabalhos. Ou então, o Diretor Técnico de obra, do empreiteiro geral responsável pelo alvará (da licença de construção) será encarregue disso mesmo.
PS: Isso facilmente é exequível, mande elaborar uma peça de projecto com as fundações e localização de tudo o que for instalações que necessitem estar embebidas na laje.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Teulada
Já tenho um dossier com todos os planos e tudo organizado (faz parte do projecto aprovado). O problema na ilha é mesmo arranjar mão de obra .... Obrigada pela sua resposta
Na altura que andei a ver casas de madeira, por exemplo a Rusticasa, não tratavam dos alicerces, ligações eléctricas, sanitárias, etc.
Tinha que ser outra empresa a fazer, e depois iam verificar as cotas e qualidade do trabalho para depois realizar a casa (na fabrica) e depois realizar a montagem no local.