Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma moradia recente em que os níveis de humidade variam entre os 58% e 62%. No entanto quando abro as portas e janelas para arejar, nestes dias mais frescos, ela sobe para os 65%. Será problemático ou é normal estes valores?
  2.  # 2

    é normal

    já fez essa monitorização no inverno?
    em certas regiões, no inverno, poderá ter valores bem mais altos.

    tenha em atenção as casas de banho
  3.  # 3

    Neste último dias tenho tenho tido níveis de humidade entre os 60 e 65%. São valores aceitáveis?
  4.  # 4

    Eu no inverno ja tive niveis acima dos 80% e nao tenho uma unica humidade ou bolor.
    Nao tenho medo de abrir as janelas para arejar o ar.
    O segredo é arejar bem e aproveitar o pouco sol que aparece no outono e inverno para controlar os niveis de humidade.
    Nao preciso de nenhuma VMC.
    Nao percebo porque se prwocupam xom niveis de 65%. Se tivessem 80% nem dormiam a pensar na desgraça.
    Este forum é de extremos.
    Concordam com este comentário: jocorl
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jocorl
  5.  # 5

    65% é a humidade normal aconselhada de uma casa confortavel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jocorl
  6.  # 6

    Boa Tarde.
    Quando falamos de humidade, antes de tudo, devemos esclarecer se estamos a falar de humidade absoluta ou relativa.
    Interessa-nos a relativa cuja unidade expressiva é %. e vai de 0% a 100%.

    Numa habitação. embora não haja consenso entre especialistas, A humidade deverá estar entre 45/65%. Em Portugal se tivermos máximos de 70/75% durante alguns dias, não haverá problema.

    Depois temos que separar a questão em duas. Humidade relativa ideal para humanos e recheio incluindo o próprio imóvel.
    Os humanos é o que nos interessa e se estiver bem para os humanos está bem para o restante.

    Humidade relativa muito baixa, entre outros problemas, favoriza as poeiras em suspensão no ar, seca em excesso as mucosas, provoca dificuldades respiratórias e muito alta, favoriza a proliferação de fungos e bactérias, é inconfortável, etc.
    O papel começa a ficar “mole” a partir dos 80% e as madeiras começam a estalar abaixo dos 40%.

    Mas, estamos a falar de humidade relativa. Relativa a quê? Á temperatura.
    E aqui com a humidade (vamos visualizar pensando em vapor visível ou invisível) e a temperatura, temos de ter presente que não é chapa 5, varia de valores, diagnóstico e solução conforme a localização, altitude, estação do ano etc.

    Em alguns países, e por vezes dentro do mesmo país, enquanto e simultaneamente uns estão, e bem, a utilizar desumidificadores, outros e bem, estão a utilizar humidificadores. O que difere então? A temperatura, fundamentalmente, interior e exterior.

    Respeito muito as tradições, mas sabiam que esperar por um dia primaveril a 22º para arejar uma cave em pedra a 14º vai aumentar a humidade nessa cave? Enquanto a mesma cave não estiver á mesma temperatura do ar que está a entrar, o que pode demorar semanas, a humidade relativa vai passar por exemplo de 70% para 90% ou mais e condensar nos pontos mais frios.
    Quando percebermos o porquê, desta situação já percebemos como funciona a humidade versus temperatura.
    Há, e falamos de ar que circula (ventilação). Está fora da equação, mas é uma variável a considerar e indispensável.

    Há uma regra a utilizar entre -10º e 30º para o mesmo volume de ar:
    -Quando a temperatura de um volume de ar baixa 10º C a HR duplica.
    -Quando a temperatura de um volume de ar sobe 10º C a HR reduz metade.

    Por exemplo, no inverno no exterior um ar a 10º C e 80% de HR se entra num interior de uma casa a 20º e que se mantém a 20º vai estar a 20º C e 40% de HR. e vai fazer média com o HR do ar que já estava dentro de casa e aqui faz sentido ventilar, (independentemente do desperdício térmico que é outro problema), porque embora a quantidade de vapor de água que o ar contem não se alterou, é o mesmo, a humidade absoluta não se alterou, mas a humidade relativa sim, porque a capacidade do ar conter vapor de água aumenta com a temperatura.

    Há outra questão, se o ar que estava a 10º C e 80% HR entrou e passou a 20º C e 40% HR, for encontrar dentro de casa uma divisão que está a 10º C, vai voltar a 80% de HR e fazer média com a quantidade de ar que já estiver nessa divisão e eventualmente condensar prioritariamente nos pontos mais frios.
    Numa casa onde o ar está a 18º C e a Humidade está a 65% de HR, mas os vidros estiverem frios e com temperatura de 5º C por exemplo, vai aparecer condensação nos vidros porque estando frios o ar que entra em contato com os vidros baixa muito de temperatura e deixa de ter capacidade para conter a humidade. O mesmo se passa com os cantos, paredes, etc.

    Resumindo:
    O mesmo ar se aquecido diminui a % de HR e se arrefecido aumenta a % de HR, mas a quantidade de água que o ar tem é sempre a mesma.
    Se aumentamos a temperatura diminuímos a HR.
    Se ventilamos um local com ar exterior mais quente que o que está no interior estando os dois com HR próximas, teoricamente vamos aumentar a % de HR no interior.
    Se ventilamos um local com ar mais frio que o que está no interior estando os dois com HR próximas, teoricamente vamos diminuir a % de HR no interior.

    Condensação explica-se por uma determinada massa de ar que entrando em contato com uma superfície fria arrefecendo deixa de ter capacidade para conter o vapor de água que passa de gasoso a líquido.

    Para piorar a questão, numa casa produzimos vapor de água, cozinha, WC, respiração humana, etc. e claro que temos de o reduzir ou evacuar. Se a HR interior estiver a 50% não vamos notar, mas se já estiver a 80% vai condensar nos espelhos, vidros, atrás dos móveis, cantos frios, etc.

    Em países cuja temperatura exterior está a -10ª C e a casa aquecida durante meses a 20º C temos de humidificar. Como há necessidade de ventilar por questões higiénicas, legais e funcionais, o ar que entra dentro de casa com uma diferença de 30º mesmo que esteja um dia de nevoeiro, vai facilmente ficar a 30%, 20% ou mesmo de HR.

    Em Lisboa, frequentemente, por estes dias observo, 85% de humidade exterior com 15º.
    Em casa quero 20º C e 65%.
    Aqueço o ar que vem da rua para aumentar a temperatura e assim reduzo a % de HR.
    Se não fizer nada, vou ter em casa igual ao exterior, 85% e 15º, mas com os banhos, cozinha etc., rapidamente vou estar a 95% de HR.
    Se não quero aquecer, para diminuir a HR, tenho de desumidificar e baixar pelo menos até aos 70/75% de HR.
    Se não quero aquecer nem desumidificar, vou ventilar. Talvez não seja suficiente, mas alem de ser sempre necessário, todo o ano, vou fazê-lo manualmente, com abertura de janelas, ou com recurso a extratores/ventiladores com sonda de humidade e temperatura e escolher a altura do dia em que o cálculo de HR me seja mais favorável. Ar frio que entre se estiver a 70% ao entrar em casa pode ficar a 50% se a minha casa estiver um bocadinho mais quente, por exemplo boa exposição solar, mas se o ar estiver a 95% a toda a hora no exterior e o meu objetivo é diminuir a HR interior eu vou ventilar quando o ar exterior estiver mais frio e o diferencial de temperatura for maior.

    Importante: muitos higrómetros no mercado não são fiáveis. Pode-se comprar algo que seja ajustável. Na Internet pesquisem uma forma de verificar se funcionam bem. Com sal grosso muito ligeiramente diluído num recipiente e coloquem junto com o higrómetro dentro de saco de plástico bem fechado ou caixa hermética e verifiquem se marca 75%. Mais ou menos é o erro que tem. Prefiro um que afira em simultâneo interior e exterior, temperatura e humidade relativa, mas mesmo estes por vezes entre a unidade interior e exterior tem diferenças de calibre.

    Por ultimo, a quantidade de ar que entra numa casa no processo de ventilação é importante mas não pode ser calculado em relação ao tamanho da casa em termos de igualar ou modificar a HR por vários motivos que não vou focar mas há um que é importante: Cada casa com o seu processo construtivo, tipo ou ausência de isolamento, tem a sua própria inércia térmica. O exemplo da cave em pedra que dei acima pode demora semanas de ventilação até atingir a mesma temperatura do ar que entra, inércia térmica alta, mas um apartamento em placa de gesso rapidamente atualiza e iguala, inércia térmica baixa e lá está a HR tem a ver com temperatura e na cave durante semanas o ar quente e húmido vai condensar nas paredes até estas aquecerem e nas placas de gesso em poucas horas vai igualar.
    Concordam com este comentário: mtavares, nupema, fmmsfz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, smart, Marcopom, jukz, nupema, ik, zinna, fmmsfz, José Barnabé, vpalmeira, PattyPinto76, jpsv
  7.  # 7

    Para quem percebe Francês e desconte as diferenças de clima da Suíça para Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barnabé
  8.  # 8

    Colocado por: ****Basta dizer que a Humidade relativa entre os 40/60% , é o ideal !
    Concordam com este comentário:zinna


    Porquê a HR "entre 40% e 60% é o ideal"?
  9.  # 9

    Colocado por: ****Vá ver as condições de Clausius-Clapeyron !
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aacc


    Pois, mas não explicou o porquê da sua afirmação. E num fórum o ideal seria que se fundamentasse para que o conhecimento fosse partilhado.. O meu "livrinho" começou a ser elaborado há mais de 30 anos e felizmente na altura conseguimos apoios para paginar e publicar, e repare que entre os meus alunos tinha orgulho de ter alguns luso descendentes que nos ajudaram nesta e noutras obras que foram sobretudo divulgadas em locativos menos confortáveis onde existia, entre outras, uma grande comunidade portuguesa e que estava distante dos hábitos dos locais, para melhorar nem que fosse um pouco, o conforto das habitações e que eram algumas bastante modestas.
    Teria muito gosto discutir consigo alguns conceitos de termodinamica, por exemplo, porque não, clapeyron e a sua "equação".

    Não fica explicado mesmo com um algoritmo, o porquê de "entre 40% e 60% é o ideal", sobretudo os 40%.

    Por outro lado não percebo porque parece que ficou irritado com o emu livrinho e com o que escrevi, mas muito satisfeito porque "todos nós sabemos que o défice de isolamento de uma habitação, com os vapores que o ser humano cria, no seu interior , se não existir uma ventilação adequada, a HR sobe , é com níveis de humidade altos que aparece as patologias nos cantos , entro os tetos e paredes !"

    Inscrevi-me neste forum ontem para espreitar, o primeiro tópico que abri focava uns dos assuntos que foi a minha vida enquanto estava no ativo e disssertei.
    Não poderia imaginar perante as questões que estavam no tópico que o nível de conhecimento de todos seria assim tão elevado como afirma.
    Nem poderia imaginar que iria ficar tão indignado.
    Desejo que o autor do tópico não tenha ficado aborrecido com a minha intervenção como o senhor ficou.

    Cordiais saudações.
  10.  # 10

    Bem eu gostei de ler, obrigado!
    👍
    Concordam com este comentário: CMartin
    • jukz
    • 24 novembro 2018

     # 11

    Obrigado pelo seu post J. Lourenço e por partilhar o seu conhecimento de uma maneira simples, deu para aprofundar o tema sem se ficar apenas por um número redondo.
  11.  # 12

    e o nome do livrinho, para os mais distraídos e/ou curiosos (leia-se estudiosos)?
  12.  # 13

    J. Lourenço não conheço... Conheço sim o P. Lourenço... mas o trabalho é sobre alvenarias, e alvenarias resistentes, etc..
  13.  # 14

    Colocado por: ****

    Humanos são sensíveis à humidade do ar porque o corpo humano usa a evaporação do suor como o mecanismo mais importante para regular a temperatura corporal . Sob condições úmidas, a proporção em que a transpiração evapora na pele é menor do que seria em condições secas. O ser humano acima dos 70%HR , têm imensa dificuldade em fazer a pele respirar .

    div class="CommentBodyFooter">


    de onde copiou isto? soa "abrasileirado"....
  14.  # 15

    Colocado por: ****

    Inventei....


    copiou... e tentou fazer passar por seu...
  15.  # 16

    Colocado por: ****

    Se quisesse dizer que era meu tinha dito não acha ?


    a relação é ao contrario... não sendo seu é que tem que o dizer....
  16.  # 17

    Colocado por: ****

    Porque devo de falar consigo ou me justificar ? você deveria ter percebido que foi traduzido , e para ficar a saber foi traduzido de um estudo da EPFL de Lausanne , mas antes de ler o estudo ja sabia, até participei do estudo .


    tá a ver? não custa nada e é bonito dar o seu a seu dono ...
  17.  # 18

    Colocado por: ****

    A seu dono ? ja leu bem que participei do estudo ?


    agora li... aquando da transcrição é que não.... faltava a referencia
  18.  # 19

    Colocado por: ****

    Vou lhe fazer um convite ja é a segunda vez que nos cruzamos no site , eu não gosto dos seu níveis de abordagem , para nos é melhor não existir a terceira, simplesmente não gosto das sua atitudes e não sou obrigado a gostar, nem voce das minhas .


    não seja obtuso....
  19.  # 20

    Colocado por: ****

    Esta-me a chamar ignorante ou insensível , ou burro ?


    obtuso = indelicado, rude, grosseiro, bronco....
 
0.0229 seg. NEW