Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Vamos entrar nesta aventura da construção e já temos a primeira planta...
    O que acham? Alguma coisa que vos salte assim aos olhos que possa ser alterada?
    Peço desculpa pela qualidade da imagem mas nao tenho em formato digital.

Muito obrigada desde já!
      IMG_20180628_094236.jpg
  2.  # 2

Está interessante. Gosto particularmente da zona social. E parabéns pela contenção na área dos quartos.
    Qual a área total?

Já percebi que casas em L tendem a implicar grandes áreas de circulação, mas nesse caso parece-me que se poderia poupar alguma coisa, nomeadamente naquele corredor de 5,35 m em frente àquilo que presumo ser o escritório. Esse corredor parece existir só para permitir que haja uma janela em frente à porta de entrada. É giro, mas creio que seria de ponderar se justifica o acréscimo em área (e logo preço) que isso parece provocar.
    Aquele recanto de corredor junto ao WC comum soa a desperdício.

Não sei se faz questão em ter o escritório ali, mas se o trocasse de posição com o WC comum, poderia meter-lhe uma janela a nascente, fazendo com que ficasse menos sombrio. Podia até aproveitar para abdicar do WC de serviço, que nessa configuração de casa para mim é absolutamente redundante

Receio que aquele canto de despensa nas costas da churrasqueira possa ser pouco funcional. O que está a pensar fazer lá?
  3.  # 3

@mhpinto,

Muito obrigada pelo seu comentário!!
    A área total bruta de construção penso que ronda os 290m2...
    Relativamente ao que disse do corredor à frente do escritório peço desculpa, mas não percebi... Consegue explicar como poderiamos poupar esse espaço?
    A troca do escritório com o WC parece-me uma hipotese a considerar bem como a eliminação do wc de serviço! Obrigada!
    O recanto na despensa seria para colocar as máquinas de lavar e secar bem como as maquinas relacionadas com o aquecimento.

Obrigada!
  4.  # 4

1-esta medida está mal. nao mostra a medida correcta da passagem
    2-o que é este maciço?
    3-para que serve este espaço» apenas para gastar em parede exterior? os quartos sao quadrados.. nao gosto. este espaço podia doar um metro aos quartos
    4-penso que o quarto da suite está um pouco mal resolvido. a posição onde vai ficar a cama não é a melhor em relação á porta de entrada do quarto.. (na minha opinião, vc pode achar satisfatório)
    5-tem imenso vidro. espero que haja orçamento para esse vidro todo.
      17.JPG
  5.  # 5

Concordo com o ponto 4 do Antony.
    Sei que é polémica corrente, mas acho os quartos pequenos.
    O closet é muito estreito.
  6.  # 6

As WC, tem uma proporção pouco agradável.
    A cozinha se não leva com mesa nenhuma no meio, está grande demais. ainda por cima tendo uma peninsula para a zona de refeições ao lado.
  7.  # 7

Colocado por: TtugaRelativamente ao que disse do corredor à frente do escritório peço desculpa, mas não percebi... Consegue explicar como poderiamos poupar esse espaço?

Não mexendo muito não dá para poupar todo o espaço mas creio que, havendo interesse nisso, se podia reduzir. Por exemplo puxando todo o bloco dos quartos cerca de 2 metros mais para a esquerda na planta, de forma a alinhar a parede exterior dos quartos com a parede que separa a sala do hall de entrada. Mexendo depois então na parte que tem o escritório e o WC comum (precisa mesmo dessa arecadação no meio dos dois?) corta aí alguma coisa em circulação, na área total da casa (e logo no preço) e pode até ajudar a resolver o ponto 3 do antonylemos sem alargar os quartos.

Ainda que alterando um pouco o conceito (que pode não ser viável devido à envolvente da casa), outra forma de resolver esse ponto 3 e ao mesmo tempo encurtar bastante a área de circulação era os quartos não ficarem lado a lado, mas sim um de cada lado do corredor, com a suite ao fundo, com um deles a ficar com janela para nascente (uma orientação muito nobre para quartos). Só aí eram logo 3 metros a menos no corredor dos quartos.

Colocado por: antonylemosa posição onde vai ficar a cama não é a melhor em relação á porta de entrada do quarto

Presumo que tenha presumido que a cama fica com a cabeceira na parede norte. Mesmo que seja esse o caso, não me parece assim tão mal, já que a cabeceira da cama apenas se vê do interior da suite. Mas a cama poderá sempre ficar encostada à parede dos 3,1m, que dá para o closet, não?

Colocado por: ratodecasaSei que é polémica corrente, mas acho os quartos pequenos.

Discordo.

Colocado por: ratodecasaO closet é muito estreito.

Discordo outra vez. Para o meu conceito de closet, que é simplesmente um roupeiro que dá para entrar lá para dentro, chega perfeitamente. Aproveitando que tem essa possibilidade, eu só lhe metia era uma pequena janela.
  8.  # 8

Colocado por: mhpinto
    Discordo.
    para mim é o tamanho e serem quadrados.. mete la uma cama de casal .. onde se mete uma mesa etc.. computador ...se for retangular o espaço tem outra utilidade..

na suite por acaso imaginei a cama a nascente.. contra o closet. seja como for entra-se á cabeça da cama... nunca gostei da entrada á cabeça da cama..

O pedro tem razao quanto á cozinha, 1,5m seria suficiente .. (o arquitecto n deve cozinhar mt.. hehehehehe)
  9.  # 9

Antes de mais o meu obrigado pelas vossas opiniões.

Colocado por: antonylemos1-esta medida está mal. nao mostra a medida correcta da passagem
    2-o que é este maciço?
    3-para que serve este espaço» apenas para gastar em parede exterior? os quartos sao quadrados.. nao gosto. este espaço podia doar um metro aos quartos
    4-penso que o quarto da suite está um pouco mal resolvido. a posição onde vai ficar a cama não é a melhor em relação á porta de entrada do quarto.. (na minha opinião, vc pode achar satisfatório)
    5-tem imenso vidro. espero que haja orçamento para esse vidro todo.
      17.JPG

1 - Pois, obrigado pela chamada de atenção, será questionado na próxima reunião.
    2 - Também não lhe consigo dizer, mas esta também será uma questão a ver.
    3 - Terá sido uma questão meramente estética...
    4 - Neste ponto a disposição não me faz confusão, mas aceito opiniões diferentes.
    5 - Para que valores estaríamos a falar? tem alguma ideia?

@ratodecasa
    Compreendo o seu ponto de vista, mas as dimensões das divisões mencionadas não me fazem confusão(para uns pequenas e para outros grandes... acho que estão num ponto intermedio).

@ Pedro Barradas
    Quando fala em proporção, é a dimensão das mesmas ou é a disposição que poderia ser melhorada?
    Em relação à cozinha, também achei, e ainda acho aquele espaço um pouco grande, mas foi explicado que seria para ter aquela zona de arrumo entre a garagem e a cozinha, e para “esconder” a respetiva porta, algo que para já aceitei.

@mhpinto
    Teríamos que ver até que ponto seria isto possível, tentar visualizar também esta solução.
    O closet não tem uma janela pensada porque se pensou em ter moveis ao longo de toda a extensão, em “U”

Mais uma vez o meu obrigado pela ajuda.
  10.  # 10

Qualquer coisa errada... desculpem lá :P
    Nao percebo nada disto
      IMG_20180628_0942362.jpg
  11.  # 11

O hall de entrada deveria a meu ver ter 1.90m de largura.. pelo menos para compensar o comprimento dele.. não e´um espaço de recepção agradável. e pela disposição da casa, tam´bem não estou a ver mais outro local para fazer entrar os convidados.
    Mas o pior é que os envidraçados a Sul... tem um apalazinha que não tem projecção suficiente para fazer o controle solar..
    Também é tão estreito aquela zona pavimentada que , na pratica é um corredor sem qq tipo de uso e que possa efectivamente serviro a zona social e efectua ruma extensão para o exterior da mesma.
  12.  # 12

Valores a casa toda : entre os 250/ 260 mil a 300 mil na boa
  13.  # 13

o projeto é um estudo prévio.. dá para emagrecer uns 15m2, e melhorar a relação com o exterior, os alpendres, zonas de estar exterior/ protecç~eos solares efectivamente eficientes para os envidraçados e exposição solar existentes..
  14.  # 14

@master_chief
    A garagem está rodeada de edifícios, não é fácil a colocação de janelas.
    Luz natural na dispensa? sou-lhe sincera, não vi necessidade, mas claro, estou recetiva a opiniões diferentes.
    Na suite a ideia da janela de canto agradou-me.
    A disposição da janela do WC penso que seja para n ficar virado para a casa vizinha.
    O conjunto de janelas ou ser uma janela única teria assim tanto impacto?

@ Pedro Barradas
    Em relação ao hall é algo que nem me tinha ocorrido… obrigado pela chamada de atenção.
    O que poderia ser feito para melhorar a questão dos envidraçados… uma pala maior?
    Não percebi esta ultima questão.
  15.  # 15

@enf.magalhaes
    Agradeço comentário, podia ser um pouco mais detalhado em como chegou a esses valores?
  16.  # 16

Colocado por: TtugaO que poderia ser feito para melhorar a questão dos envidraçados… uma pala maior?
    Não percebi esta ultima questão.

pelo menos uns 2.10m de projecção... o seu arquitecto é que tem de saber ( calcular/simular) qual a dimensão apropriada para no inverno entrar o sol e no verão bloquear o mesmo.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  17.  # 17

Colocado por: Pedro Barradaso projeto é um estudo prévio.. dá para emagrecer uns 15m2, e melhorar a relação com o exterior, os alpendres, zonas de estar exterior/ protecç~eos solares efectivamente eficientes para os envidraçados e exposição solar existentes..

Sim… é essa a nossa intenção, tentar melhorar ao máximo, motivo pelo qual pedimos ajuda aqui…
    Concordam com este comentário: antonylemos
  18.  # 18

penso que o escritorio podia ter uma entrada pelo exterior, e haver uns ajustes de áreas... o escritorio ter mais pelo menos meio metro. a sala com o ajuste da cozinha podia doar alguns ao hall e ao escritorio...uma das coisas que gosto da casa é que a parede da entrada é praticamente cega e a casa abre-se para o interior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

Colocado por: antonylemospenso que o escritorio podia ter uma entrada pelo exterior, e haver uns ajustes de áreas... o escritorio ter mais pelo menos meio metro. a sala com o ajuste da cozinha podia doar alguns ao hall e ao escritorio...uma das coisas que gosto da casa é que a parede da entrada é praticamente cega e a casa abre-se para o interior.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Ter mesmo uma porta direto para o escritório do exterior? ao lado da porta principal? acha que poderia justificar esta ideia? sou-lhe sincera, para mim não faz muito sentido.
    Sim, ajustar o espaço entre a sala/sala de estar/cozinha para acomodar um hall mais acolhedor faz sentido para mim.
    • Ttuga
    • 28 junho 2018 editado

# 20

Colocado por: Pedro Barradas
    pelo menos uns 2.10m de projecção... o seu arquitecto é que tem de saber ( calcular/simular) qual a dimensão apropriada para no inverno entrar o sol e no verão bloquear o mesmo.

Sim, esta será também uma questão a colocar e obrigado por chamar a atenção.

0.0223 seg. NEW