Iniciar sessão ou registar-se
    • nsivi
    • 29 junho 2018 editado

     # 1

    Tenho uma pequena cave que foi isolada pelo exterior. Infelizmente por diversas limitações foi feito pelo mais básico (tela pitonada e um sistema de drenagem).

    De maneira geral a cave até tem um comportamento aceitável, mas num dos cantos, o chão nunca chega secar. Não tem água, mas o cimento está mais escuro. A parede contigua, em alguns pontos, também apresenta alguns sinais de húmidade até meio.

    O que posso fazer para isolar por dentro? Vi diversos materiais, de várias marcas, nomeadamente da sika. Também me falaram num isolamento bi-componente e de uma tela aplicada com cimento cola. Qualquer que seja o isolamento convém ser pouco espesso. Como referi a cave é relativamente pequena.

    Vale a pena isolar até ao topo, ou apenas até meio (zona efectivamente afectada)?
  1.  # 2

    a sua ideia será "esconder" esses pontos?

    eventualmente já lhe vão sugerir também umas placas, que depois pode fazer o acabamento por cima...
  2.  # 3

    Depende da perspectiva os materiais que tenho visto isolam de facto da água. Sim, podemos pensar que é meramente uma camada estétitca, mas neste momento não é uma opção cavar tudo de novo.
  3.  # 4

    Colocado por: Anonimo18072022A


    Absolutamente nada. Primeiro tem que eliminar a origem da humidade.
    Seja averiguar se a humidade vem por capilaridade do pavimento ou se será a parede mal isolada.


    Não será completamente verdade, senão tiver humidade no tecto junto à parede em causa e se estiver disposto a levantar outra parede pelo interior e houver cotas para deitar novo chão... São muitos se's mas não é impossível
  4.  # 5

    Ahahahhaha erro meu não reparei e pensei que era um post diferente de outra cave que anda aqui no fórum, peço desculpa
  5.  # 6

    A cave está de facto semi enterrada.

    A humidade no chão, não faço ideia como aparece. Colocou-se um plástico de isolamento, no chão, mas é possíve que sejam infiltrações laterais.

    Na parede são pontos particulares zonas mal isoladas.


    De qualquer forma, não percebo o que e' solucionar o problema pela raiz. Podiam especificar? Neste momento ir à raiz seria abrir desenterrar a cave e refazer o isolamento exteriro. A ser possível seria uma pipa de massa. Mas é de facto impossível.
  6.  # 7

    Tem algum ponto de drenagem ou de escoamento?
  7.  # 8

    Quando puder coloque fotos do pavimento e das paredes
  8.  # 9

    Cá estão. Tinha lá uns materiais armazenados pelo que só agora consegui tirar uma fotografia sem obstruções.

    A cave até tem um comportamento razoável. Tem drenos em toda a volta (por baixo), tela pitonada pelo exterior e as paredes são de blocos amaciçados.

    Nesta parede no entanto, no canto, há sempre a mancha escura e um pouquinho de água que, vê-se, desce uns centimetros da parede (pela aresta da parede).

    O que posso fazer?
      IMG_20180730_220112.jpg
  9.  # 10

    Picar e aplicar weber dry Kg, tem de ser uma impermeabilizacao que aguente pressao negativa da agua.
  10.  # 11

    Eu acho que a humidade vai aparecer onde acabar o revestimento com Weber Dry.
    A não ser, talvez, se fizer todas as paredes e chão com essa argamassa. Mas vai ficar caro.
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO
  11.  # 12

    > Eu acho que a humidade vai aparecer onde acabar o revestimento com Weber Dry.

    Sim, claro, esse é sempre o risco. A água vai aparecer onde conseguir. Mas aí, espero eu, que os drenos façam o seu trabalho e a água prefira descer em vez de continuar a procurar sair pelas paredes.
    • nsivi
    • 31 julho 2018 editado

     # 13

    Será que fazer uma pequena caixa na zona da humidade,e passar um tubo, através de um rasgo no pavimento até ao poço de água para tentar desviar a água desta parede, poderia funcionar?
  12.  # 14

    Colocado por: nsiviSerá que fazer uma pequena caixa na zona da humidade,e passar um tubo, através de um rasgo no pavimento até ao poço de água para tentar desviar a água desta parede, poderia funcionar?


    Pelo exterior? Talvez possa reduzir mas sinceramente acho que só com muita sorte consegue anular com um intervenção tão localizada como uma caixa. Tem fotos do exterior? Que altura de cave fica soterrada?
  13.  # 15

    O exerior já está enterrado. A cave fica práticamente toda debaixo de terra. Ficam cerca de 20 cm do lado de fora.
  14.  # 16

    Mas é terra do lado exterior ou tem algum pavimento? Se pudesse meter umas fotos...
  15.  # 17

    Pelo lado de fora é terra. Não há muito a mostrar. Está mesmo tudo debaixo de terra.
  16.  # 18

    gostava de ver fotos para ver se seria possível aplicar uma "solução" que já usei algumas vezes(poucas mas com sucesso), a ideia seria retirar entre 30 a 50cm de terra ate 1.5m afastado da parede e nessa área colocar telas(foi o que usei mas poderá ser outra coisa), picar o reboco e voltar a fechar sob as telas ou usar um perfil de remate para rematar na fachada, ante de voltar a colocar a terra meter brita/geotextil e tubo para dreno.
    não é solução garantida, mas funcionou sempre que a executei (3vezes), antes que venham para cima de mim com as falhas deste método eu também vejo umas quantas mas por vezes a falta de alternativas leva nos a apostar em probabilidades, e mesmo com falhas há um forte probabilidade de isto resolver.

    fica um desenho arcaico com a ideia geral da coisa(peço desculpa pela qualidade do esquema).
      Untitled.jpg
  17.  # 19

    Peça opiniao ao schinks, ele até é engenheiro.
  18.  # 20

    Boa tarde Sérgio KYO,

    No seu esquema acima referido, agradeço a indicação do seguinte:

    - Qual é o tipo de tela de impermeabilização?
    - A impermeabilização/tela fica assente em quê?

    Obrigado
    Vitor Fonseca
 
0.0197 seg. NEW