Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    O que pensam desta situação? É daquelas que só fica bem nas fotos, ou é uma boa forma (estética e custo) de dar luz natural a uma cozinha?
    E o custo? Vale a pena?
      IMG_20180703_134011.png
  2.  # 2

    Colocado por: ratodecasaÉ daquelas que só fica bem nas fotos

    Para ficar bem custa mais que uma janela normal.
  3.  # 3

    O sonho comanda a vida.
    Essa claraboia é um espectáculo. Mas vai ter de subir à cobertura algumas vezes no ano para limpar esse vidro. E depois a avaliar pela qualidade de profissionais no nosso país, se tiver a sorte se lhe calhar um dos "bons", nunca mais dorme.
    Não se iludam muito com luz natural. Se tiver janelas bem dimensionadas, nao ira precisar de luz natural desse tipo.
    Eu tenho 3 claraboias pequenas, nao tenho tido problemas, mas se fosse hoje poupava 1500€.
    Aqui culpo o arquitecto.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
  4.  # 4

    No clima mediterrânico, isso é giro , mas não é tão necessário com por exemplo nos países do norte da europa que tem pouco sl /luminosidade durante a maior parte do ano.. Aí quer-se o maximo de entrada de luz...
    Por aqui é controlar essas aberturas ao mais possivel, em particular a incidência directa da luz solar.
    Concordam com este comentário: ratodecasa, FJDMC
  5.  # 5

    E depois existe a questão do projeto da térmica em que obriga que as mesmas tenham algum tipo de protecção para a incidência solar directa.
    Concordam com este comentário: ratodecasa
  6.  # 6

    A execução tb me deixa de pé atrás. Mas acho que é um daqueles pormenores diferenciadores.
  7.  # 7

    Colocado por: ratodecasaBoas,
    O que pensam desta situação? É daquelas que só fica bem nas fotos, ou é uma boa forma (estética e custo) de dar luz natural a uma cozinha?
    E o custo? Vale a pena?
      IMG_20180703_134011.png


    Penso que ADORO! Estética top. Custos não sei.
    Conheço uma obra que tem uma mas numa casa de banho. Ficou linda! É de uma arquitecta.
    Mas claro tem que ser uma coisa bem feita e há que atender à sua limpeza. Não lhe vá acontecer o que me aconteceu a mim mas sem saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
  8.  # 8

    Tenho luz natural em todas as divisões, tenho claraboias nos wc dos miúdos, wc serviço, meu closet e corredor, adoro a luz natural em sítios que doutra forma ficariam sem essa luz natural .
    Mas a sua é uma senhora claraboia, se optar por esse tipo de claraboia talvez fosse sensato prever uma tela eléctrica para essa claraboia para os dias mais quente ou com maior incidência solar
    Concordam com este comentário: Diogo999, ratodecasa, skypt
  9.  # 9

    Colocado por: enf.magalhaesTenho luz natural em todas as divisões, tenho claraboias nos wc dos miúdos, wc serviço, meu closet e corredor, adoro a luz natural em sítios que doutra forma ficariam sem essa luz natural .
    Mas a sua é uma senhora claraboia, se optar por esse tipo de claraboia talvez fosse sensato prever uma tela eléctrica para essa claraboia para os dias mais quente ou com maior incidência solar
    Concordam com este comentário:Diogo999


    E comprou feitas ou mandou fazer? Vidro ou acrílico?

    Adorava uma aqui mas com tanta asneira tenho medo até. Aliás o projecto inicial contemplava mas o orçamento não permitiu.
      4A22116E-CC72-46AB-8FB7-16BCB74155A0.jpeg
  10.  # 10

    Boa noite,

    Sem dúvida que uma clarabóia bem localizada pode tornar se um elemento diferenciador de uma projecto ou construção, ao invés de uma clarabóia mal projectada ou executada destrói por completo uma construção.

    No meu caso será uma clarabóia muito idêntica à referenciada na primeira foto, só que ocupando a totalidade da cobertura de uma escada com cerca de 5m por 1.1m vamos ver como fica confesso que se trata do elemento que mais desejo estou para ver.

    Depois mostro
  11.  # 11

    Carlos Alves, vai ser uma clarabóia "direta" como mostra a foto #1? Já vi diversas clarabóias em que é colocado um segundo vidro ao nível do teto falso, vidro esse tipicamente fosco para deixar passar a luz e não se ver a sujidade...
    Percebo a finalidade mas esteticamente não é a mesma coisa.
  12.  # 12

    Colocado por: ****

    Como limpa ? são vidros ?

    São janelas fixas verticais com vidro duplo a funcionar como claraboias em vez das tradicionais horizontais. As horizontais o meu arquitecto não gosta muito delas .
    Para limpar : de longe a longe escadote ... não há volta a dar
  13.  # 13

    O efeito é este
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
      20180628_093126.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: FJDMC

    E comprou feitas ou mandou fazer? Vidro ou acrílico?

    Adorava uma aqui mas com tanta asneira tenho medo até. Aliás o projecto inicial contemplava mas o orçamento não permitiu.
      4A22116E-CC72-46AB-8FB7-16BCB74155A0.jpeg


    Colega, nessa divisão precisa mesmo é de a ventilar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
    • eu
    • 3 julho 2018

     # 15

    Isso é muito bonito, mas em termos térmicos é um pesadelo.

    Nos meses quentes, simplesmente terá que a tapar na totalidade, caso contrário transforma a sua casa numa estufa.

    Nos meses frios, vai escapar muito calor pela claraboia.
  15.  # 16

    As linhas verticais ficaram em linha com as portas
  16.  # 17

    Colocado por: ratodecasaCarlos Alves, vai ser uma clarabóia "direta" como mostra a foto #1? Já vi diversas clarabóias em que é colocado um segundo vidro ao nível do teto falso, vidro esse tipicamente fosco para deixar passar a luz e não se ver a sujidade...
    Percebo a finalidade mas esteticamente não é a mesma coisa.


    Sim vai ser uma clarabóia direta, a zona onde refere a aplicação do 2.º vidros sera para aplicar um blackout na cor do teto.

    Espero que corra bem.
    • eu
    • 3 julho 2018

     # 18

    Colocado por: ****Térmico é só ter cuidado com o vidro

    Por melhor que seja o vidro, vai ocorrer uma enorme transmissão de calor. Ainda por cima naquele local e com aquela orientação...
  17.  # 19

    Térmico nem por isso ... São vidros duplos 8 + 4.4.1 em perfis com ruptura térmica, como uma janela ... para limpar sim , é preciso mais alguma ginastica , mas de baixo nem se vê o vidro por isso pacífico..
    Mas para limpar também o resto dos vidros ... quando se tem janeloes por toda a casa a coisa fica mais trabalhosa de limpar
    Concordam com este comentário: FJDMC
  18.  # 20

    Agora numa claraboia horizontal daquele tamanho como está na foto , aí sim já acredito que a nível térmico possa haver alguma dificuldade
 
0.0206 seg. NEW