Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.

    Estou vendedor do meu apartamento e com é de lei estou a recolher toda a informação necessária que a lei obriga para o fazer. Neste momento falta apenas o certificado energético que já foi requerido junto a um técnico credenciado.

    Entretanto uma imobiliária bateu-me à porta e quer divulgar o mesmo sem que tenha o dito certificado, pois refere que o tipo de imóvel que pretendo vender na zona do mesmo tem tido uma enorme procura e a oferta é escassa.

    Pela leitura da lei, o CE é obrigatório na divulgação de imóveis para venda, a não existência do mesmo pode originar coimas.

    Gostaria de obter opiniões sobre como proceder e quais os eventuais implicações que possam existir.

    Grato desde já por qualquer contributo que possam dar.
  2.  # 2

    vê-se muitos imóveis à venda que referem que o dito certificado está em elaboração.

    se isso é legal ou não, é que já não sei.
  3.  # 3

    Sim é verdade e aparenta ser prática comum, mas como também pretendo divulgar o imóvel a nível pessoal, não quero incorrer em algum tipo de 'ilegalidade'
  4.  # 4

    Peça à imobiliária que coloque no contrato de mediação que eles assumem eventuais coimas que possam advir da promoção do imóvel sem o CE e depois veja o que eles dizem.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  5.  # 5

    Isso é normal, usualmente as imobiliárias poem no anuncio que o CE está em elaboração e assim fica o assunto resolvido.

    Estou a vender o meu apartamento também e deixe-me já avisá-lo que TODAS as imobiliárias lhe vão dizer que "o seu tipo de imóvel tem tido imensa procura na sua zona". Na verdade eles vão dizer-lhe tudo o que o senhor quiser ouvir para conseguirem angariar o seu imóvel, e assim que o consigam angariar... vai ter 4-6 meses à espera para vender como toda a gente.
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 6

    Colocado por: pedrosslpvai ter 4-6 meses à espera para vender como toda a gente.


    Bem bom.
  7.  # 7

    Tenho a noção que o que a imobiliária pretende é fazer a angariação do imóvel, e tenho certeza que vão 'recomendar/exigir' exclusividade referido uma panóplia de argumentos mas o imóvel é meu e a venda será feita com os termos acordados.

    Nesse sentido acho prudente só permitir a eventual angariação após ter o CE na mão.

    Grato pela vossa partilha
  8.  # 8

    Colocado por: amartinsNesse sentido acho prudente só permitir a eventual angariação após ter o CE na mão.

    Não complique, trate do CE, e comesse já a comercialização do mesmo, se as imobiliárias publicitam imóveis com ou sem CE, é um problema deles, não seu.

    Colocado por: amartinspois refere que o tipo de imóvel que pretendo vender na zona do mesmo tem tido uma enorme procura e a oferta é escassa.

    Tem todas o mesmo paleio! normalmente até tem já clientes interessados.
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaNão complique, trate do CE, e comesse já a comercialização do mesmo, se as imobiliárias publicitam imóveis com ou sem CE, é um problema deles, não seu.
    Concordam com este comentário: amartins
      Screenshot-2018-07-04_11.56.47.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Não complique, trate do CE, e comesse já a comercialização do mesmo, se as imobiliárias publicitam imóveis com ou sem CE, é um problema deles, não seu


    Assim no seu entendimento eu a nível particular só devo divulgar o imóvel após a obtenção do CE.

    As eventuais imobiliárias podem o fazer quando quiserem, mesmo que o dono do imóvel não o detenha?
  11.  # 11

    para a imobiliária divulgar, vai ter de dar permissão para isso.... logo tanto paga coima o Proprietário como a Imobiliária...

    se bem que não tenho conhecimento de alguem já as ter pago...

    normalmente dão 20 dias para apresentar o CE .... mas eu não arriscava
  12.  # 12

    Se tem imensa procura então nem contrate nada com a imobiliária.
    Trate do CE, ponha placa no prédio, coloque anúncios do Olx.
    Se tem assim tanta procura não tarda a aparecer um interessado.
  13.  # 13

    Colocado por: amartinsAssim no seu entendimento eu a nível particularsó devo divulgar o imóvel após a obtenção do CE.

    Eu divulgava já, ninguém anda a fiscalizar isso, e se contratar hoje o CE para a semana já o tem.

    Colocado por: fernandoFerreiramas eu não arriscava

    Dê uma vista de olhos ao casasapo e veja quanto anúncios tem o CE.

    Ninguém fiscaliza porque essa lei é uma aberração.
  14.  # 14

    Colocado por: callinasSe tem imensa procura então nem contrate nada com a imobiliária.

    Quem disse que tem imensa procura foi uma imobiliária, não foi o amartins.
  15.  # 15

    Por lei deveria anunciar a classe energética logo na publicidade, mas em boa verdade ainda não conheci ninguém que tivesse levado multas por isso.

    O que não vale mesmo a pena é tentar vender sem CE, por isso coloque os cartazes de venda/publicidade e mande desde logo tratar do CE, que com sorte irá ser preciso.
  16.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Quem disse que tem imensa procura foi uma imobiliária, não foi o amartins.


    Na minha análise do mercado na zona do imóvel, efectivamente têm existido pouca oferta de imóveis da mesma tipologia, e os que têm aparecido rapidamente desaparecem, a única incógnita que existe é o porquê desse desaparecimento.
    Os que se vão mantendo ou têm (a meu ver) um preço muito inflacionado ou carecem de intervenções de fundo.
 
0.0190 seg. NEW