Iniciar sessão ou registar-se
    • Shade
    • 29 julho 2009 editado

# 1

Bom dia,
    Tenho uma garagem com 70m2 e pretendo fazer uma divisória, mas tipo não quero que seja em tijolo porque um dia mais tarde se quiser tirar não seja difícil... como ja ouvi falar em "pladur" se é isto o ideal e onde posso encontrar?
    E já agora qual chão ideal para ser colocado numa garagem?

Desde muito obrigado e o fórum esta exelente parabéns
    • arq
    • 29 julho 2009

# 2

Boa tarde
    Realmente a melhor solução passa por construir as divisórias (paredes) em placas gesso cartonado (Pladur é uma marca). A execução é mais rápida, limpa além de ser fácil de alterar no futuro. Pode custar mais um pouco, mas tendo em conta o tempo de execução, acaba por ser bem mais barato. Antes da colocação destas placas, tem de ser montadas toda a estrutura em aço galvanizado. Esta estrutura tem várias espessuras que no fim de acabadas ficam com uma parede que vai dos 6, 7 cm por aí adiante. No fim ou pinta-se directamente com a aplicação de uma tinta adequada ou faz-se primeiro um barramento que penso não ser necessário. Se houver instalações sanitárias é possível colocar um revestimento cerâmico ou outro sobre o as paredes em gesso cartonado.
    Este material é aplicado por equipas "especializadas". É fácil encontrar. O melhor é ir a uma empresa de construção onde vendo este tipo de material e perguntar se não conhecem quem fça esse tipo de trabalho, aliando sempre a qualidade/ preço.[pub][/pub]
  1.  # 3

pode utilizar contraplacados
    pavimentos betonilhas, caramicos antiderrapantes, autonivelante, blocos de concreto, calçadas etc
  2.  # 4

para o chao de uma garagem o melhor é mosaico liso e juntas pretas, acreditem que se tiver relevo dá uma trabalheira a lavar.

para a parede eu optava por gesso cartonado, mas isso é facil fazer, basta comprar e qualquer pessoa o faz, o mais dificil pode ser o barramento mas como em mta coisa na vida só custa a 1ªvez.
  3.  # 5

mosaico liso tem o problema de aderencia tracção dos veiculos com a água.
    é verdade que acumula mais lixo e marcas mas uma garagem é para ter marcas"", é melhor apostar em aderencia.
  4.  # 6

Colocado por: Fernando Gabrielmosaico liso tem o problema de aderencia tracção dos veiculos com a água.
    é verdade que acumula mais lixo e marcas mas uma garagem é para ter marcas"", é melhor apostar em aderencia.

uma garagem é para entrar e sair, isso da aderencia faz sentido numa zona de circulação ou numa estrada, na minha tenho azulejo liso e a por e tirar o carro nunca me despistei por terrapar nos azulejos...eheh

mas atenção que se houver rampa e os azulejos forem mto lisos pode o carro patinar e nao subir.
  5.  # 7

basta fazer-lhe uma travagem mais brusca o ceramico estar com água e ir contra a parede da garagem
  6.  # 8

Colocado por: Fernando Gabrielbasta fazer-lhe uma travagem mais brusca o ceramico estar com água e ir contra a parede da garagem

cada um sabe de si, mas nunca fiz travagens bruscas dentro da minha garagem, nem na minha nem de nenhuma outra ao ponto de derrapar e ir contra a parede.lolol

outro pormenor é que só tenho agua na garagem depois de lavar o chao e normalmente só lá ponho o carro depois daquilo secar.
  7.  # 9

Obrigado a todos
    Mas acho que vou seguir a dica do Nephilim.
  8.  # 10

Colocado por: Nephilim
    Colocado por: Fernando Gabrielbasta fazer-lhe umatravagem mais bruscaoceramico estar com águae ir contra a parede da garagem

cada um sabe de si, mas nunca fiz travagens bruscas dentro da minha garagem, nem na minha nem de nenhuma outra ao ponto de derrapar e ir contra a parede.lolol

outro pormenor é que só tenho agua na garagem depois de lavar o chao e normalmente só lá ponho o carro depois daquilo secar.

e onde aprendeu que colocar mosaico é indicado em garagens, essa é boa mesmo mosaico indicado para garagens, cada um sabe de si na sua garagem faz o que quer, agora acho muito mal estar a induzir os outros em erro!
    porque isso é um erro!
  9.  # 11

@Fernando Gabriel

Então que tipo de pavimento sugere?
  10.  # 12

As oficinas da Renault tinham pavimento em mosaico de grês 10x10 antiderrapante e já remodelámos um oficina da Audi com 1000m2 no mesmo material. Embora eu não usa-se porque é caro, preferia um betão afagado e pintado com tinta epoxi , nada impede que se utilize mosaico. Deve-se utilizar peças em grês (mais resistentes e menos absorventes) e pequenas (10x10cm), porque as peças maiores, ao receberem o peso de uma roda, partem se estiverem ligeiramente mal aplicadas
  11.  # 13

Pois mas mosaico que está a ser falado não é grés e como disse tinha de ser um que suporta-se pesos maiores e antiderrapante
    Pode-se colocar mosaico agora de certeza que não é pavimento aconselhado para garagens, e é um risco, decisão que tem de ser tomado pelo proprietário.
    Optem por betonilhas com ou sem resinas, blocos de betão, calçadas antiderrapantes etc há muito material antiderrapante.
  12.  # 14

Colocado por: Shade@Fernando Gabriel

Há muitos desde que sejam antiderrapantes, como já disse betonilha, autonivelante(não será o melhor em aderência mas funciona), blocos ou lagetas de betão, calçadas há vários materiais tipo calçadas etc
  13.  # 15

Ok muito obrigado a todos pela ajuda

Abraços
  14.  # 16

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Nephilim
    Colocado por: Fernando Gabrielbasta fazer-lhe umatravagem mais bruscaoceramico estar com águae ir contra a parede da garagem

e onde aprendeu que colocar mosaico é indicado em garagens, essa é boa mesmo mosaico indicado para garagens, cada um sabe de si na sua garagem faz o que quer, agora acho muito mal estar a induzir os outros em erro!
    porque isso é umerro!

Desculpa lá mas voces está a confundir as coisas....

eu tenho mosaicos(grés) na minha garagem e nunca partiram ou estalaram, estão bem aplicados e nao é com 1000kilos de um carro que vao partir. E a maioria das garagens privadas das moradias tem mosaico(grés)

Agora se falarmos de uma garagem publica, ou de circulação de veiculos pesados ou empinhadores etc...o melhor é betao no chao ou pintura epoxy

no entanto até em ofinicas das marcas eu vejo gres no pavimento mtas vezes.

Claro se o criador do topico quiser a garagem para estacionar e circular o seu camião de 40 toneladas eu nao aconselho mosaicos, mas para uma garagem para estacionar o seu carro é aconselhado desde que bem aplicado
  15.  # 17

Colocado por: Shade@Fernando Gabriel

eu aconselhava um gres normal de chao, talvez com 20x20, para uma garagem particular para meter e tirar o carro desde que nao tenha rampas acentuadas eu nao vejo necessidade de ser antiderrapante.

Na minha tenho dos normais lisos... aconselho é as juntas pretas pois nao se sejam, e as cores do gres o cinzento é o melhor pois nao se ve mto o pó. lol
  16.  # 18

Colocado por: PauloCorreiaAs oficinas da Renault tinham pavimento em mosaico de grês 10x10 antiderrapante e já remodelámos um oficina da Audi com 1000m2 no mesmo material. Embora eu não usa-se porque é caro, preferia um betão afagado e pintado com tinta epoxi , nada impede que se utilize mosaico. Deve-se utilizar peças em grês (mais resistentes e menos absorventes) e pequenas (10x10cm), porque as peças maiores, ao receberem o peso de uma roda, partem se estiverem ligeiramente mal aplicadas

Esse epoxi é caro.

eu tenho gres de cerca de 25x25 e nunca partiu, mas como dizes tem que ser bem aplicado nao pode tar oco por baixo
  17.  # 19

mosaico não é um material por si proprio, um mosaico até pode ser de vidro, devia ter dito pavimento de grés, e mesmo grés devia ser antiderapante.

"Mosaico, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
    A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos."

"Grés (português europeu), também conhecido pelo termo inglês stoneware, é um material feito a partir de argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária - que suporta altas temperaturas, como a cerâmica . Vitrificam entre 1150°C - 1300°C. Nelas o feldspato actua como material fundente"
  18.  # 20

Colocado por: Fernando Gabrielmosaico não é um material por si proprio, um mosaico até pode ser de vidro, devia ter dito pavimento de grés, e mesmo grés devia ser antiderapante.

"Mosaico, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
    A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos."

"Grés (português europeu), também conhecido pelo termo inglês stoneware, é um material feito a partir de argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária - que suporta altas temperaturas, como a cerâmica . Vitrificam entre 1150°C - 1300°C. Nelas o feldspato actua como material fundente"

Não havia necessidade de ir buscar definições ao wikipedia sobre mosaicos ou grés, ao fim ao cabo o que se pretende sao ladrilhos para chão, que no fundo nao passam de "azulejos" mais resistentes

0.0243 seg. NEW